Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Instalando Ubuntu num notebook HP Pavillion DV9010us

As configurações de hardware das diversas linhas DV de notebooks HP são bastante diferentes entre si. Eu instalei o Ubuntu 6.10 sem qualquer susto no DV4000 que uso diariamente, e já relatei anteriormente o mesmo sucesso em um DV1000. O Pedro Vanzella relata abaixo sua experiência com um DV9000, bastante diferente.


“Por toda a internet eu vejo pessoas com problemas para fazer o Linux funcionar em seus notebooks. Eu fui uma dessas pessoas e descobri como fazer praticamente tudo funcionar, após a correção de um simples problema. Explico tudo no meu blog.”


Enviado por Pedro Vanzella (ppvanzellaΘgmail·com) - referência (ppvanzella.com).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de luizluca
Link incorreto: O link estah relativo a esta pagina. Faltou o http://
Comentário de Tiago_Cruz
Chega e ponto final: Nao aguento mais ler algo sobre o ubuntuf, só ele, só ele.
E o nosso kurumin, do nosso mestre yoda jedi estratosferico morimoto ? pocha que saco, naum aguento mais.
aquele sistema feio e marron.


chega
Comentário de Pedro Vanzella
Kurumin x Ubuntu: Eu postei o tutorial sobre o ubuntu pois é a distro que eu escolhi para usar, mas qualquer um com um mínimo (mínimo mesmo) de conhecimento consegue adaptar tudo aquilo para qualquer distro baseada no debian (incluindo o kurumin).
Eu não uso o kurumin, principalmente porque prefiro o kernel do ubuntu ao invés do kernel kannotix que o kurumin usa, e porque prefiro gnome.
E sobre ser marrom e feio, o meu é azul e bonito, basta configurar. E, por sinal, é laranja, e não marrom.
Comentário de Copernico Vespucio
:-/: Fico penalizado por você... Mesmo!

Mas algumas vezes as pessoas podem vir a gostar do que vc. não gosta e isso vira sucesso...

Acontece, né? :/
Comentário de Clésio Luiz
O Ubuntu/Kubuntu faz sucesso: O Ubuntu/Kubuntu faz sucesso porque são distros sérias, que pensam no usuário final. Eu por exemplo usei Kurumin por 3 anos, até o dia que deu um problema com uma versão do cups que impedia o funcionamento das impressoras Lexmark séries Z500/Z600, que eu uso. A resposta dele no fórum foi tão arrogante (que ele não queria mais saber de problemas com drivers proprietários e problemáticos e por isso ia remover o ícone mágico relativo a Lexmark, sendo que o problema era uma configuração no próprio Kurumin) que eu resolvi testar o Kubuntu e aqui estou até hoje, usando a minha impressora sem nenhum esforço. Fora que ele só dá ouvidos a sugestões que ele pessoalmente goste, pois muitas sugestões de usuários ele ignora, como usar uma versão e português do Adobe Reader, adicionar o driver da Nvidia já dentro da iso, etc.
Tanto isso é verdade que muita gente de peso que contribuía nos fóruns pulou para outras distros nacionais, como o Resulinux.
Eu não quero dizer que o Kurumin é ruim ou que não se deva usá-lo, mas é que não dá mais para esperar a correção de problemas a anos requisitados.
Comentário de oigreslima
Retorno de contribuições ao projeto Debian: Sem contar que o Ubuntu retorna muito mais contribuições ao projeto Debian do que o Kurumin.

Agora, se eu tenho que indicar um Linux para um leigo com acesso discado eu indico o Kurumin!

Em tempo, eu também uso Ubuntu por adoro o "menos é mais" do Gnome :-)


--
Sérgio F. Lima
Usuário Linux 297246
Ubuntu User #2022

Comentário de Copernico Vespucio
Cada um usa o que acha melhor: Se eu contar quantas vezes o RMS já foi mal-educado ou arrogante com um usuário que lhe pediu ajuda vou precisar dos dedos de todo o pessoal do BR-Linux pra ajudar. No entanto, todo mundo continua usando as ferramentas dele. Aliás, se vc. lhe falasse qualquer coisa proprietária ele nem olharia pra vc.

Só pq vc. instalou a distro do cara, não significa que tenha ganho direito a assistência técnica 24x7. Receber respostas enviesadas ou inúteis e não ter suas sugestões levadas em conta ainda é muito comum nos fóruns de Linux, infelizmente.

Se vc. tem um problema que não podia ser resolvida pelo Kurumin, está absolutamente certo vc. resolver o problema da melhor forma possível, seja com pesquisa para resolver o problema na própria distro (retornando ou não o que conseguir), seja simplesmente mudando de distro. Se o Ubuntu/Kubuntu te atende, melhor ainda.

Isso é liberdade. Liberdade de escolha, liberdade de adotar aquilo que funciona pra você.

Algumas versões do Kurumin não me agradaram (repositórios test e unstable são uma droga) e deixei de usá-las na época em prol de outras distros até que uma versão melhor viesse.

Eu estou feliz com a atual e devo usá-la para apresentar o Linux a ainda mais amigos que hoje usam Win (e não mudariam de preferência ao ver o Ubuntu).
Comentário de Copernico Vespucio
Retorno de contribuições:
Sem contar que o Ubuntu retorna muito mais contribuições ao projeto Debian do que o Kurumin.


Isso de "retorno" eu não concordo, ora bolas. Se eu pego o trabalho de alguém sob GPL, acrescento coisas interessantes e distribuo de novo, não preciso escrever uma carta oficial ao desenvolvedor original com os códigos bonitinhos anexados.

Liberei sob GPL também, quer aproveitar vem e pega, pô!

Muita gente fica falando que o Morimoto deveria abandonar o Kurumin e fazer um "pack de scripts para usar em qualquer distro". Só eu não sei se essas pessoas esquecem que os scripts são GPL e elas mesmas podem fazer e manter esse pacote ou simplesmente não querem ter esse trabalho e desejam que mais alguém o faça.

De minha parte, eu não gosto de ter de fazer uma configuração "na unha" só pq o Gnome não provê um meio mais confortável de fazê-lo. Questão de preferência, ainda bem que temos várias opções para agradar a cada um!
Comentário de emanuelsan
Paciência: Que bom que vc usou e gostou do Ubuntu.

Mas deixa eu "falar" um pouco em defesa do Morinoto...

Não o conheço pessoalmente, nem uso o Kurumin como distribuição principal (embora não saia de casa sem um CD com ele instalado), mas tenho alguma experiência com suporte a usuários, e acredito que devem existir milhares de pessoas que, como vc, têm sugestão para melhorar, para retirar bugs, para acrescentar funcionalidades, que têm as mais diversas dúvidas, nunca sanadas completamente (pois sempre haverá mais um usuário na interminável fila)... Imagina ter tempo para atender todos, ler todos os e-mails, analisar se são pertinentes ou não seus pedidos, e, além disso, trabalhar para ganhar a vida, dar atenção a mulher e aos filhos, ter tempo para o lazer (sem ficar pensando em novas funcionalidades, etc).

Se vc conseguiu se colocar no lugar de pessoas assim entenderá que o que leva elas a ganharem adjetivos (como arrogantes, difíceis, esquentados, ranzinzas, etc.) é apenas uma forma de defesa. Alguma hora eles tem que ter para eles mesmos, ter suas próprias idéias e desejos, suas vontades atendidas. O cara fez um sistema livre, baseado em outros sistemas com as mesmas idéias, e portanto livremente copiável e alterável, há também de por um limite para se tornar escravo dessa criação.

Ademais o Kurumin pode ser completamente refeito, quem sabe esses usuários descontentes não se juntem e lancem uma distribuição que contenha os pacotes que mais querem, do jeito que querem e na língua que quiserem. Assim como tem aqueles filmes que são "a versão do diretor", faça-se uma versão dos usuários descontentes, é assim que nascem os forks. Talvez assim vcs entendam, pq mesmo tendo o Debian se fez o Knoppix, mesmo tendo este se fez o Kanotix, e mesmo tendo estes 2 se fez o Kurumin.


BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004