Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Instalando o Ubuntu em Mac - Tutorial em português


“Até pouco tempo atrás o uso de sistemas operacionais "não Apple" dentro de máquinas Macintosh era uma possibilidade para poucos. Devido a sua arquitetura de processadores PowerPC, as opções eram reduzidas e somente alguns mais corajosos se enveredavam nesta área. Entretanto quando a companhia lançou suas primeiras máquinas baseadas em processadores Intel, tudo mudou. A facilidade de instalação e uso de outros sistemas tais como Linux e Windows nestes equipamentos subiu alguns patamares e hoje não é raro ver máquinas Mac com dois, três ou quatro sistemas operacionais funcionando muito bem.”


Enviado por Paulino Michelazzo - referência (michelazzo.com.br).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de liquuid
Para poucos ?: Aqui no Brasil o linux não pegou nos macs PPC por causa do preço, poucos podiam comprar macs, e os que podiam não migravam para linux pelos mais variados motivos, mas nenhum deles por falta de suporte das principais distribuições. Eu faço parte da turma que usa linux em mac por acreditar que a arquitetura powerpc tem um desempenho "diferenciado" da média, o único hardware que me faz perder a paciência são as placas de video ATI que não tem suporte oficial (driver) para essa arquitetura o que me impede conectar meu notebook num monitor externo sob o linux.
Ainda bem que a apple migrou pra x86, agora os desconfiados brasileiros podem usar seu windows XP e ganham segurança pra rodar linux nos mac...

--
http://www.liquuid.net
Comentário de asdf
Quem vai querer: Quem vai querer instalar um linux num MAC e deixar de usar o macosx? so se for muito burro...
Comentário de Manoel Pinho
Máquina virtual: Não ficou claro no resumo do artigo nesta notícia do br-linux que se trata de uma instalação do linux em uma máquina virtual do programa virtualbox.

Particularmente não vejo muito motivo para usar máquinas Apple, ainda mais se o objetivo for rodar linux, mas existem também formas de fazer dual our triple boots com o linux, MacOX e windows em máquinas Mac Intel

http://www.mactel-linux.org/wiki/HOWTO
http://wiki.onmac.net/index.php/Triple_Boot_via_BootCamp

Comentário de birula
Link complementar: Tutorial para instalar Ubuntu no MacBook:

http://wiki.ubuntubrasil.org/UbuntuNoMacBook
Comentário de RafaelPB Casablanca
Deixar de usar OSX para usar remendão...: Sim,

Comprar um MAC para instalar Linux (ou Windows) é algo sem fundamento. Concordo, tem que ser muiiiito, mas muiiiito burro para fazer uma coisa dessas.

Deixar de usar o OSX que é incrível (se nao perfeito, ou quase) para usar um GNU/Linux que gosto de chamar de "remendão" (um amontoado de projetos e softwares independentes e/ou amadores sem padronização remendados em um sistema operacional sem tato comercial).

... hahahhahha

Em que mundo voces vivem?

Comentário de Carlo T.
Achei interessante o artigo,: Achei interessante o artigo, porém meu real interesse é instalar nativamente o Ubuntu num recente iMac 20' que adquiri mês passado. Fiz uma tentativa hoje com o Ubuntu 7.10. A instalação do sistema teve alguns problemas que ainda não consegui contornar. Como por exemplo a placa de som que funciona, mas emite um som muito baixo, consegui instalar a placa de vídeo (radeon hd2600), que consegue exibir os efeitos do compiz, mas não consegue reproduzir os vídeos satisfatoriamente, a todo momento fica dando uns lags.
Tive uma boa experiência com o OSX, bonitinho, elegante, mas ainda assim sou mais a praticidade do Gnome. Resolvendo estes problemas, o OSX com certeza vai ficar encostado de lado...
Comentário de Terramel
Fanboy de mac é um saco mesmo: Realmente, esses fanboys de mac são um saco! pqp, isso enche mesmo o saco! Por que instalar Linux num Mac? Porque Linux é muito melhor, porque e livre , porque tem muitos mais softwares e por muitas outras razões! Porra, se você lambe as bolinhas do Steve Jobs só porque gosta de frescurinha e eyecandy, então escreve uma cartinha pra ele e fica na esperança dele vir para o Brasil e te levar pra casa dele e te dar muito amor e carinho, mas não fica enchendo o saco!
Comentário de terramel
E que vá tomar na bunda os: E que vá tomar na bunda os fanboys emos que me moderaram como troll! Que moderem isso agora: 8=========D

OBS: Quer moderar modere... Mas pelo menos modere também os dois babacas baba ovo de mac que falaram merda antes de mim -.-

http://terramel.wordpress.com
Comentário de brain
Moderação administrativa: Terramel, me vi obrigado a moderar administrativamente teu segundo comentário, pelo nível de linguagem empregado. Por favor, não use mais este tipo de vocabulário no BR-Linux, e nem desrespeite os demais usuários desta forma.
Comentário de terramel
ok ok, mas por favor, faça: ok ok, mas por favor, faça algo sobre esses caras que vem ofendendo e falando que é "burrice instalar Linux em Mac" e falando que Linux é "Remendão"... Os caras obviamente não são usuários de Linux... Se gostam tanto de Mac o que será que vem fazer aqui então?

http://terramel.wordpress.com
Comentário de brain
Usuários que gostam de outros sistemas são bem-vindos: Usuários que gostam de outros sistemas são mais do que bem-vindos - eu diria que a maioria dos que visitam o BR-Linux diariamente não é ainda um "convertido" ao Linux.

Se eles comentarem algo que você considere ofensivo, use seu poder de moderação. Afinal, se achar que eles não estão aqui para argumentar, aí acho que não vale a pena mesmo gastar o seu tempo.

Mas colocar ofensas e palavrões aqui não ajuda em nada a sua causa. Pelo contrário. E ainda prejudica a qualidade do ambiente para os demais.
Comentário de Paulino Michelazzo
O próximo da lista: Caro Manoel

O artigo é dividido em duas partes pelo menos. A primeira é esta sobre a instalação do Ubuntu com uma máquina virtual e o próximo com BootCamp, ou instalação nativa.

Aguarde mais uns dias e acredito que suas perguntas podem ser respondidas. Se desejar, faça o cadastro no site do artigo que a atualização do mesmo pode ser rastreada e ficará sabendo assim que estiver no ar.

Um abraço
Comentário de pmichelazzo
É para ti, Carlo: Carlo, o meu comentário ao colega Manoel na verdade é para você.

Desculpe-me o equívoco.
Saudações
Comentário de pmichelazzo
Be cool!: Terramel,
Não se preocupe com ofensas baratas. A democracia é feita delas também e delas precisamos inclusive para saber onde estamos e com quem estamos.

Estendendo um pouco o comentário de Augusto Campos e esclarecendo entrelinhas. Quando escrevo um texto penso muito na audiência. Claro que existem aqueles que fatamente irão condenar minhas linhas por este ou outro motivo mas também existem aqueles que irão agradecer pelo que está escrito. Particularmente quando recebo críticas construtivas sobre o que escrevo, penso no equívoco (se existe), acrescento idéias, retiro e melhoro o conteúdo disponível. Quando recebo agradecimentos, fico feliz por ter podido ajudar uma pessoa que seja. E quando recebo críticas destrutivas, lembro-me que as praias de João Pessoa são maravilhosas :-)

Parafusos existem milhões de tipos para os mais diversos usos. Tal qual softwares, sempre existe uma pessoa que precisa de um parafuso específico para determinado uso e não é por isso que ele deixa de ser fabricado. Penso que se posso contribuir para estes que precisam de parafusos específicos e não o faço, sou no mínimo mesquinho, independente se outros usam ou não a mesma peça. Imagine se todos gostassem do verde. Nosso mundo seria um enorme campo de futebol e todos seriam palmeirenses ;)

Saudações e be cool! :)
Paulino
Comentário de _3Lv1s_
"amadores"?: Bom dia aos amigos do BR-Linux.

Sou da época do antigo fórum, e depois de um bom tempo apenas lendo, sinto-me na obrigação de responder ao nosso "amigo inteligente"!

É um grande equívoco zombar do Linux dizendo que ele é um "remendão" e feito pro programadores amadores, quando quase tudo no MacOSX vem dos mesmos "amadores".
Quase tudo no MacOSX é open-source. E os programas mais legais para ele também o são.

Eu utilizo apenas de programas open-source no meu Mac e ainda tenho o Debian4 em outra partição. Nem por isso sou "burro"!

:(
Comentário de hamacker
Terramel,: Terramel,

Essas pessoas que não tem argumentos estão aí apenas para trollar.
São as mesmas pessoas que fazem xixi nas calças quando precisam argumentar algo útil, por isso não argumentam.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004