Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

INSS exigirá conhecimentos de Linux em concurso público


“Ao analisar o edital do novo concurso do INSS, que abrirá vagas para níveis médio e superior, não pude deixar de perceber que, para a vaga de Técnico do Seguro Social, que exige nível médio, dentre outros requerimentos, está explicito:

"NOÇÕES DE INFORMÁTICA: 1 Conceitos de Internet e intranet. 2 Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos associados à Internet e a intranet. 3 Conceitos e modos de utilização de ferramentas e aplicativos de navegação, de correio eletrônico, de
grupos de discussão, de busca e pesquisa. 4 Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos de informática. 5 Conceitos e modos de utilização de aplicativos para edição de textos, planilhas e apresentações. 6 Conceitos e modos de utilização de sistemas operacionais Windows e Linux. "

Este edital apenas ajuda a demonstrar que, em um futuro bem próximo, conhecer e dominar os dois sistemas será cada vez mais importante para se obter sucesso profissional, independente de gostos ou valores pessoais. Se você for tentar o concurso, desejo-lhe boa sorte.”


Enviado por André Machado (andreferreiramachadoΘgmail·com) - referência (cespe.unb.br)..

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de hamacker
Em qual documento (pdf): Em qual documento (pdf) está isso.
Acessei a página, mas tá dificil o download.

--
http://hamacker.wordpress.com
Comentário de Bruno Laturner
Previsão da prova: "dir é o comando do Linux para listar arquivos em um diretório"

"O Microsoft Linux é um sistema operacional(sistema para controlar computadores) desenvolvido por Richard Stallman"

"The GIMP é um programa para edição de imagens"

*Mostrando um print screen do Word 2003* "Em que menu deste programa Linux está o comando Parágrafo"

-p sub
w{s/
([@_^+-])(.*)/ $2 $1/g}sub
f{s/\(([^()]+)\)/f($_=$+)/e?&f:w~w;$_}f
s/\s//g/s/\d+/$&
/g

"O programa em perl acima transforma uma expressão matemática da notação polonesa reversa para infixa."***

***Reserve o seu gabarito antecipado da prova djá!
Comentário de Augusto
Editais com linux: O linux em edital de concurso não é novidade. Faz mais de um ano que venho acompanhando editais solicitando conhecimentos de linux. Detalhe que sempre tem windows junto :-P
Comentário de tenchi
Linux para concursos: Só para eu ter uma idéia, é q sou meio burro mesmo... Mas o que viria a ser 'conhecimento em Linux'?
Sim, porque uma pessoa que esteja habituada a usar um computador - e não usar Windows ou Linux ou OS X - pode sentar na frente de qualquer sistema operacional, pois funcionam quase da mesma forma.
Conhecimento em Linux é saber mexer no terminal? "Caramba! Isso é tão anos 80! Ninguém mais faz isso! Nem no Windows ninguém mais usa o DOS!"
Pois se você ver bem, sendo Linux ou Windows, você tem um teclado, tem um mouse, tem uma tela, na tela tem um cursor do mouse, tem um "menu iniciar", tem um menu de contexto, tem janelas com três botõeszinhos (um sinal de menos, um quadradinho e um Xis), tem um navegador, com botões característicos, etc, etc, etc.

Uma pessoa que saiba usar um computador automaticamente sabe usar qualquer sistema operacional - que ofereça uma interface windows-like, lógico. Ela pode até tomar uns tombos nos primeiros contatos, mas é só tempo para "pegar as manhas" em cada sistema.

Um exemplo foi eu mesmo. Usava Windows. Aí um dia instalei o Linux - saudoso Red Hat - e não tive este choque inicial q muitos dizem existir. Basicamente o que tinha? Um negócio com um menu com um "K" estampado - que posteriormente descobriria se chamar KDE, para depois usar o GNOME -, um Explorer "meio diferente", onde eu poderia usar as seqüencias do teclado Ctrl+C,Ctrl+V, Ctrl+X, arrastar, colar, etc.

Para sanar minha dúvida, alguém aí tem alguma apostila chamada "Linux para concursos?" ;-)

"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de Marcelo Ulianov
Tenchi: Matou à pau... ;)
Comentário de Isaac
Se não estou enganado...: No concurso da Polícia Federal (agente) e da Polícia Rodoviária Federal, também estão exigindo conhecimentos em Linux.
Comentário de brain
distorção inerente ao modelo: Infelizmente, na maioria dos casos, não é muito prático fazer provas de concursos que envolvam colocar todos os candidatos na frente do computador e ver se eles conseguem abrir e usar os programas, mesmo sem ter conhecimento prévio deles - o que possivelmente seria uma prova qualificatória suficiente, concordo, mas uma solução insuficiente no que diz respeito à classificação justa, que possa indicar quem sabe mais e quem sabe menos.

Assim os editais acabam levando o candidato a saber que irá ter de demonstrar outro tipo de conhecimento sobre a tecnologia, para que possa ser diferenciado e classificado em relação aos demais, por intermédio de provas por escrito, geralmente objetivas.

Se esse conhecimento que é cobrado na prova corresponde ao que será exigido dos aprovados depois que tomarem posse, ou se essa forma é a melhor possível dentro das condições de um concurso com muitos candidatos, já são outras questões. Na minha opinião, o modelo acaba levando inevitavelmente a um grande delta entre o conhecimento exigido na prova e o que de fato será empregado, em conseqüência do foco na possibilidade de classificação.

Por exemplo, esses são alguns tópicos sobre Linux de um concurso de uma prefeitura municipal, realizado em 2007:


  • Características do Sistema Linux;
  • Padrão POSIX, Unix, e outros sistemas variantes;
  • Arquivos; Diretórios; Nomeando Arquivos e Diretórios;
  • Interpretador de Comandos;
  • Terminal (console);
  • Login; Logout;
  • Identificação de discos e partições em sistemas Linux;
  • Tipos de Execução de comandos/programas;
  • Controle de execução de processos;
  • Comandos para manipulação de diretório;
  • Comandos para manipulação de Arquivos;
  • Permissões de acesso;
  • Redirecionamentos e Pipe;


Vários deles não entrariam na categoria dos conhecimentos automáticos de qualquer pessoa que saiba usar um computador, na minha opinião.

Comentário de tenchi
à pau, mas com carinho hauaha: Não não.
Minha dívida foi sincera.
É que esses dias eu vi uma apostila de Linux de um colega meu que fez curso de Linux.
O conteúdo era basicamente de uma apostila de Windows, mas com pequenas adaptações ao KDE.

Sei que esta exigência é em parte um filtro para selecionar os candidatos, mas será que é exigido que uma pessoa saiba compilar um kernel para fazer um concurso destes? Ou quem sabe saiba dar um ls? Ou saber utilizar bem a linha-de-comando, saber redirecionar saídas de comandos para outros comandos? Saber instalar um programa via apt-get?

É que eu realmente ainda não sei o que seria um "Linux básico". Não se isso é pelo fato de eu ser - assim como 90% dos presentes - meio auto-didata - tanto que ainda não decorei os octais das permissões ;-) E nem pretendo decorar enquanto não precisar realmente.

Ou seja: se eu for fazer uma prova de Linux destas e me perguntarem sobre "aqueles númerozinhos das permissões", eu provavelmente vou me perder. Mas isso não significaria necessariamente q eu não sei Linux.

Tá, eu sei q já tô fazendo tempestade num copo d'água, então deixa pra lá ;-)

"Quem pensa por si mesmo é livre, e ser livre é coisa muito séria." - Legião Urbana
Comentário de andremachado
Edital: O Edital está em um arquivo PDF que pode ser obtido do lado direito da página, mas aqui vai a url: http://www.cespe.unb.br/concursos/inss2007/arquivos/ED_1_2008_INSS_ABT_NOVA_REPUBLICACAO.PDF
-------------
E executarei neles grandes vinganças, com furiosos castigos; e saberão que eu sou o Senhor, quando eu tiver exercido a minha vingança sobre eles. - Ez 25, 17
Comentário de timm
No último concurso que: No último concurso que prestei (AGANP/GO) também era necessário conhecimento Linux, isso não é nenhuma novidade e não indica nada do que não sabemos.

Questões da prova:

(V ou F)
-> RedHat, SuSE, Mandriva são exemplos de distribuições Linux.
-> O Linux foi criado pela GNU.
-> Software Livre é o mesmo que softwarae gratuito.

E coisas assim...



----------------

Linux User #405251
http://timmerman.wordpress.com
Comentário de andremachado
Estou pensando em fazer o concurso: E, se fizer, vou postar no meu blog as questões e respostas referentes ao Linux, mas tenho quase certeza que vai cair algo sobre a estrutura de diretórios, permissões e, algo me diz que... "O equivalente do Linux ao Microsoft Word é..."
-------------
E executarei neles grandes vinganças, com furiosos castigos; e saberão que eu sou o Senhor, quando eu tiver exercido a minha vingança sobre eles. - Ez 25, 17
Comentário de EmanuelSan
Provas nada haver: Cara, vc está "maus". Baseando nas provas sobre Windows e Linux que já fiz, os conhecimentos são um "nada haver". Eu tenho muito conhecimento de Windows (trabalho com DOS/Windows desde 85) e Linux (desde 95) e algumas perguntas não sei responder, pois exigem que eu memorize detalhes irrelevantes, tipo: "a opção que faz tal coisa fica em que menu?"

Provavelmente se vc me deixar na frente de um computador com o programa vou descobrir em menos tempo do que a maioria dos que têm isso decorado. Sei que exagerei um pouco, mas é meu sentimento.

Exemplo: fiz uma prova do TRE e me dei mau numa pergunta sobre configurar o proxy num Firefox, sendo que eles fizeram à pergunta baseado numa versão 1.X e eu já estava usando a versão 2.X há muito tempo. O pior que hoje eu ainda estaria numa pior... estou usando a versão 3 beta 2 em português de Portugal, onde no lugar de "proxy" aparece o termo "ligação"! Se bem que nem isso eu iria saber (tô sabendo agora pois acabei de olhar) pois gosto de usar o FoxyProxy. Ou seja, considero que meus conhecimentos e experiência são de nível avançado e esse tipo de pergunta é pura decoreba, só não digo que é básico pq não foi um negócio manjado como Arquivo/Salvar... (e que no meu FireFox é o não tão manjado Ficheiro/Guardar...).

A sorte é que sempre têm as perguntas que eu sei responder e que provavelmente deixa muita gente de fora (como saber "os numerozinhos das permissões" :)

Comentário de marciel
gabarito: Quero saber se voce esta vendendo o gabarito da prova do inss.
Comentário de brain
Claro que não: Claro que não
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004