“O Inkscape se destaca a cada dia como opção viável para criação de arte gráfica digital profissional, Já são tantos os recursos desse software, que me perco em meio a suas opções. E graças aos esforços do Summer of Code Project do Google, teremos para as próximas versões, ou já na próxima, os seguintes recursos:
* Importação em PDF para que você possa criar e editar arquivos em PDF, assim como no Corel e Illustrator
* Aprimoramento das funções para trabalhos com textos elaborados, o que tornará o Inkscape atraente para diagramação e design gráfico também.
* Recursos de perspectica isométrica e tridimensionais para quem necessita de gráficos com profundidade.
* Efeitos em bitmaps, o que aproximará ainda mais o software de gigantes como o Corel Draw, que já dispõe de tais funções.
* Paint Bucket Tools, que consiste no refinamento do clássico balde de tinta, com opções onde você escolhe exatamente a área a ser preenchida.
* Funções avançadas para desenhos com o pincel caligráfico. Será possível a criação de desenhos a bico de pena com hachuras hiper-realistas.
* Mais recursos para quem trabalha com Nodes e Paths. Será possível utilizar uma linha como um guide para deformar uma forma sobre ela e assim obter efeitos que lembram articulações flexíveis.
Particularmente, acho que o Inkscape já é hoje a segunda opção para quem trabalha com curvas e bézier, só ficando atrás do Illustrator, porque só quem conhece o Corel, sabe como é complicado criar trabalhos figurativos com suas curvas, ora muito complexas, ora simples demais e com visual confuso. Mas essa é minha opinião.”
Mas o que me entusiasma é a 0.48 que vai ter suporte a animação.
Isso é que é programa polivalente. Alternativa para desenho vetorial, edição e diagramação e animação.
http://wiki.inkscape.org/wiki/index.php/Roadmap
Analisem o roadmap e sonhem com o futuro. (ou contribuam caso possam)