Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Informatização de prefeituras com software livre é destaque em evento internacional

O Via Digital – Caminho inteligente para informatização pública - será um dos projetos apresentados no Fórum Internacional Software Livre (FISL) que acontece de 19 a 22 de abril em Porto Alegre (RS). O programa tem como objetivo implantar um centro de referência virtual para que sejam acessadas e desenvolvidas soluções em software livre que possam contribuir para a informatização de pequenas prefeituras brasileiras   O Via Digital é uma alternativa que possibilita às prefeituras de pequenas cidades de todo o país a definição de um novo caminho para a informatização pública através do uso de soluções de software livre. Durante a sétima edição do FISL o programa será apresentado na palestra “Via Digital - Software livre para prefeituras, oportunidades para a comunidade” pelo professor da UFSC José Eduardo De Lucca, coordenador do Via Digital.  

O pesquisador adianta que a apresentação irá destacar todos os benefícios do programa, além da informatização pública. “O Via Digital pretende estimular a criação de oportunidades de negócio para empresas de software livre, em especial para as de menor porte, e incentivar o surgimento de oportunidades de trabalho e desenvolvimento regional em pequenas cidades, impulsionando o espírito empreendedor, criando softwares para prefeituras com baixo custo, envolvendo diversos atores em um ecossistema sustentável”, resume De Lucca.   A palestra será voltada para a sensibilização do desenvolvedor de software livre, principal público durante o Fórum. “A idéia é despertar a curiosidade e o interesse pela possibilidade de criar sistemas leves e flexíveis, que servirão agora para prefeituras, mas que poderão vir a ser úteis em outras instituições públicas, e com isso ampliar a empregabilidade e a abertura de portas para atuação profissional. Isto tem um significado especial quando o foco da ação é nas pequenas cidades, o que implica na necessidade de presença especializada no local, gerando possibilidades de estabelecimento sustentável de pequenas empresas para atendimento regional”, completa o coordenador do Via Digital.
” A nota foi enviada por Simone Ferreira Rabuske (simoneΘitres·com·br), que acrescentou este link da fonte para maiores detalhes.

Veja abaixo o restante da nota.


  De Lucca apresentará ainda a idéia do lançamento de um concurso para desenvolvimento de componentes de software livre, destinado para estudantes de todo o país. “Não será uma competição, mas sim um concurso ‘coopetitivo’ onde as equipes vão disputar, mas contribuindo para a criação de um único software. É uma modalidade diferente de concurso, mas que adere muito bem ao espírito e à dinâmica do desenvolvimento de software livre, que é justamente baseada na cooperação e não na competição, mas que também leva em consideração o mérito aos que mais contribuem para os programas de desenvolvimento”, explica De Lucca.  

Outra atividade no FISL que envolverá o Via Digital é a participação na mesa redonda “Rede Internacional de Administrações Públicas pelo Software Livre”. A Rede possibilitará a troca de experiências através da apresentação de outras iniciativas, idéias e ações específicas que são realizadas com sucesso em outras partes do mundo. Conforme afirma De Lucca, o programa brasileiro também participará da Rede. “O Via Digital irá contribuir, apresentando suas práticas, seus modelos e suas visões para que as iniciativas congêneres e administrações públicas de todas as partes também possam se beneficiar das nossas atividades”.  

Atualmente o desenvolvimento do Via Digital encontra-se em um estágio crucial. Enquanto os softwares do experimento piloto estão em desenvolvimento, com a participação dos usuários - as prefeituras -, outras ações vêm sendo executadas para garantir a continuidade e a expansão do programa para outras cidades. Participam hoje cinco municípios de todo o país: Patos (PB), Amparo (SP), Recreio (MG), Canela (RS) e Santa Clara do Sul (RS). “A colaboração com outras iniciativas e coletivos organizados é uma destas ações. A busca de recursos para apoiar as atividades de informatização de prefeituras é outra delas, bem como a de apoiar e incentivar a viabilização de pequenos empreendimentos nas pequenas cidades do país. Para isso, é necessária a mobilização de agências de fomento, por um lado, e de desenvolvedores empreendedores de outro”, acrescenta o coordenador do Via Digital.   Diante disso, a participação do programa na Feira Internacional de Software Livre se torna ainda mais importante. “O FISL é a maior janela de divulgação para a comunidade de software livre. O Via Digital precisa estar sempre junto dos grupos que formam os ecossistemas - prefeituras, desenvolvedores, comunidade, apoiadores - para debater idéias, apresentar as atividades em curso, envolver os atores para manter a dinâmica do programa”, finaliza De Lucca. O Via Digital é realizado por uma parceria formada entre a Sociedade Softex, CenPRA, OpenS, Universidade Federal de Campina Grande e o Centro GeNESS da Universidade Federal de Santa Catarina, responsável pela coordenação do programa. O programa conta ainda com o apoio da Financiadora de Estudos e Programas (FINEP), como agente de fomento.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Wagner Dantas
http://www.viadigital.org.br: Para quem desejar conhecer mais o projeto, acesse:

http://www.viadigital.org.br
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004