As empresas que se beneficiam mais do código aberto dão algo de volta à comunidade? Esta é uma questão provocativa que surge quando você dá uma olhada mais de perto em como os projetos abertos mais proeminentes funcionam. Não quero apontar para ninguém, mas que tal os bancos e empresas financeiras? quanto eles devolvem?
As empresas que se beneficiam mais do código aberto devolvem algo à comunidade? Provavelmente poderíamos perguntar isto a qualquer membro das Fortune 500 que não seja uma empresa de tecnologia relacionada ao código aberto. Mas vamos dirigir a pesquisa aos bancos e empresas de serviços de Wall Street. Eles usam Linux e código aberto ultimamente.
A InformationWeek quer saber quem são os contribuintes voluntários para o código aberto. Veja o texto completo em
InformationWeek Weblog: Open Source: Who Takes But Doesn't Give Back?.
Exemplos de organizações brasileiras cujo produto ou serviço não seja software e que contribuíram significativamente código-fonte para projetos livres também serão bem-vindos nos comentários.
Pois um argumento que sempre existe é:
"Quem usa !?", "Eu uso windows/MSOffice/IE , pois é o que todo mundo usa."
Com muitos cases de utilização esses argumentos vão perdendo a força. Mas obviamente se houver outro tipo de contribuição agregaria mais força. ;)
PS: Não li o link :S
Até mais,
Luciano Pacheco