Com um pequeno e compreensível atraso após a ressaca do feriado de 7 de setembro, começou o primeiro dia do IV Encontro Nacional Linuxchix Brasil, em Florianópolis. Como já é tradicional, a palestra de abertura coube a Piter Punk, desenvolvedor Slackware Linux.
Constituído como um evento de técnicos para técnicos, o encontro teve na sua abertura uma boa amostra desse objetivo. Entrando em detalhes profundos e reconhecendo o caráter espinhoso do tema, o Udev, Punk não se surpreendeu com as escassas perguntas.
No momento, Luiz Fernando Melgarejo aborda o tema Aprendendo a Fazer Software, Livre. O foco da palestra é uma mudança na forma de apresentar a programação, inserindo práticas características e inerentes ao open source, inclusive no que diz respeito a própria dinâmica de ensino.
A próxima palestra transmitida ao vivo será ministrada por Dirk Frehse. O representante da Microsoft falará sobre Arquitetura de Virtualização, e no início da tarde, Interoperabilidade entre Linux e Windows. Segundo a organizadora do IV Encontro Nacional Linuxchix Brasil, Sulamita Garcia, a presença da gigante do software proprietário, que patrocina o encontro, e os temas que ela abordará, são o reconhecimento de que os usuários e desenvolvedores open source não podem mais ser ignorados.
Meio off-topic, mas acho que no final tudo vai virar igual a IBM é hj para o SL, me lembro da (es)história que a Apache Foundation só deu crédito a IBM depois que essa otimizou o Apache no Windows NT (lá por 1996-98).
link
E não me esquecendo da qualidade da transmissão...pô parecia um DVD, parabéns InfomédiaTV e LinuxChix.br.
Entrei no site, por engano do LinuxChix internacional (linuxchix.org) e não chega no chulé do brasileiro, que parece ser o mais atuante de todos os outros LinuxChix.
Leidson Campos A. Ferreira
PlanetaMessenger.org (Java Universal Messenger)