Pouco mais de duas semanas após sair do ar, em conseqüência de uma ação da polícia sueca que apreendeu seus servidores, o site ThePirateBay.org (TPB) voltou a hospedar suas páginas no provedor sueco PRQ. O popular site com links para download de arquivos por BitTorrent saiu do ar no dia 31 de maio, quando uma ação que contou com a participação de 50 policiais tirou seus servidores do ar. O site voltou a funcionar parcialmente apenas dois dias depois, hospedado em servidores da Holanda.
A polêmica em torno da ação policial e da suposta ilegalidade do conteúdo exibido pelo site gerou uma onda de acessos ao TPB. A média de acessos diários praticamente dobrou entre os dias 5 e 12 de junho, em comparação com o período anterior a ação policial, entre 15 e 30 de maio. Para comemorar seu retorno ao ar e ao servidor sueco, o TPB exibe novo logo, que mistura a tradicional imagem da embarcação pirata ao pássaro Fênix que, de acordo com lenda mítica, é capaz de refazer-se das próprias cinzas após sua morte. Veja o texto completo em
INFO Online - Plantão Info - ThePirateBay.org volta para servidor sueco.
Não defendo a contrafação nem a cópia de conteúdo não licenciado, mas o que me chamou a atenção neste caso do The Pirate Bay foi a força exibida pela organização dos estúdios norte-americanos, que conseguiu provocar uma ação de 50 policiais que efetivamente tiraram do ar um provedor de hospedagem na Suécia, principalmente considerando que não é ilegal na Suécia hospedar os links e arquivos .torrent como o The Pirate Bay faz.