Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

INFO Online - Novell não distribuirá drivers proprietários Linux



“A Novell decidiu não mais distribuir drivers Linux que não possuam o código-fonte aberto. A medida alinha a Novell com as recomendações da Free Software Foundation, que defende o uso puro de código-aberto em produtos Linux. Com a decisão, os produtos Novell deixarão de acompanhar alguns drivers de vídeo desenvolvidos sob licença proprietária. A Novell, no entanto, disponibilizará em seu site os drivers para download, que podem ser feitos pelo próprio usuário.

Em comunicado assinado pelo vice presidente de produtos Linux da Novell, Holger Dyroff, a empresa afirma que “muitos desenvolvedores na comunidade Linux consideram que nossos produtos devem estar totalmente sujeitos aos termos da licença GPL”. Na mesma nota, Dyroff afirma que “em respeito a esta posição, a Novell adota uma política de distribuição compatível com a GPL”, diz.
” Veja o texto completo em INFO Online - Plantão Info - Novell não distribuirá drivers proprietários Linux - (01/08/2006).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de migrante de OS
Pra que facilitar!: Claro!!! Pra que facilitar se podemos dificultar não é mesmo?
Assim, os usuários que estão migrando de um OS pra outro ficam mais a vontade com o desafio de procurar drivers na pagina da empresa e td mais, mesmo que não tenha paciência nem tempo pra isso... excelente iniciativa!
Assim o outro OS acaba tendo seus usuários de volta.

Comentário de nemesis
é isso aí!: agora pra se alinhar completamente com os princípios da FSF, basta largarem o desenvolvimento do mono às moscas... :)

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de ricarab
Fantástico! Bela decisão!: Ótima decisão a da Novell! Estão realmente de parabéns! Fiquei maravilhado quando fui instalar o SUSE 10.1 aqui em casa:

1 - Instalar manualmente os patches de atualização do zen para ele funcionar corretamente, para DEPOIS ter condições de atualizar o sistema (atravéz do zen);

2 - instalar ferramentas de compilação (gcc + make) e o kernel-source;

3 - baixar os drives da NVidia e instalá-los manualmente;

4 - reinstalar manualmente os drives a cada atualização do kernel;

Muito eficiente o meio de pensar da Novell: os usuários que optaram por usar drives propietários agora não mais os tem, e os que optavam por ter um sistema somente GPL, não precisarão mais se preucupar com isso! Fantástico!

Eu, usuário de software livre, adorei a decisão! Agora estou usando e recomendando o Ubuntu aos que desejam somente usar softwares livres (GPL), e os que desejam além disso usar drives propietários como o da NVidia, afinal, alguns somente desejam ter suporte 3D.

Quando lançarem uma placa de vídeo totalmente aberta, e incluir os drives no kernel, é provável que eu adote uma distro totalmente GPL como o SUSE.

Na verdade, meu grande sonho é me tornar engenheiro de hardware para produzir tais placas, fazer os drives e tudo mais. Depois eu adoto o SUSE como minha distro padrão, moleza!

Esse pessoal ainda diz que o Linux é complicado viu! Bahh...

Tabela de popularidade de distros (Distrowatch):

1 - Ubuntu;
2 - SUSE Linux;

-----

A Física é tão subjetiva quanto qualquer outra empresa humana.
Albert Einstein
Comentário de Dm7
Remédio amargo, porém necessário: Tomara que isso incentive o desenvolvimento de drivers "livres". O sistema é ótimo, criou um bom equilíbrio para oferecer o que há de melhor aos usuários, e agora vai dar um passo para trás, para poder avançar no futuro. O importante é que eles facilitem o acesso aos softwares e drivers sob a licença proprietária, de forma que o usuário tenha uma opção menos dolorosa, se é que dá pra dizer isso,
Comentário de BrunoCosta
Os drivers só não vão: Os drivers só não vão acompanhar os cds/dvds/isos de instalação mas eles estarão disponíveis em repositórios de conteúdo não livre... exatamente como é no Ubuntu, o Ubuntu não vem com nada que não seja software livre (e os drivers da Nvidia e ATI não se encaixam aí). Ótima decisão da Novell, de acordo com o que quem realmente se importa com a comunidade de software livre quer.

E estar em primieiro no distrowatch soh significa que tem gente interessada em saber como é que tal distro é.. e não quantidade de usuários, e não to criticando, sou usuário do Ubuntu desde novembro de 2004 ;)
Comentário de marcus
Improvável que mude algo.: Acho muito difícil que isso aconteça com as grandes fabricantes de placas 3d (ATI e NVidia). Liberar o código dos drivers significaria abrir mão de segredos industriais que são determinantes da guerra pelo mercado. Infelismente essa é a realidade.
Comentário de marcus
Ranking distrowatch: A depender do tempo que a distro se manter em primeiro colocado, pode significar que as pessoas, além de experimentando, estão instalando com frequência e que a distro está provavelmente aumentando a base de usuários.

Se não confiarmos num indicador desses, vamos acreditar em qual???
Comentário de monoman
Como o Mono é GPL/LGPL/BSD, não vejo motivo lógico para isso.: Contexto: respondendo a provocação do Nêmesis

Mono é uma implementação 100% livre e funcional de uma VM especificada por um padrão aberto internacional (ISO CLI).

O fato da tecnologia base ter surgido de mentes brilhantes a soldo da Microsoft não tira os seus méritos técnicos, nem adiciona empecilhos para uma implementação livre da mesma.

Eu programo em C/C++ e Java, além das linguagens disponíveis no Mono, e sei muito bem (na prática) as vantagens e desvantagens de cada opção para cada cenário de desenvolvimento e a minha conclusão é que o Mono é atualmente a melhor opção em vários deles, inclusive nos que mais nos interessam neste círculo:

  • de desenvolvimento de aplicações web (com servidor Linux)

  • de desenvolvimento de aplicações desktop para Linux



:)

Monoman
Comentário de ricarab
Errado! Infelizmente...: Infelizmente, pelo menos no openSUSE, não há repositórios onde se possa pegar os drives compilados e prontos para instalar. O que acontece é que, ninguém está reclamando pelo fato dos drives não virem junto com as mídias de instalação, e sim o fato da Novell não dar mais suporte oficial a esses drives, como era antes no SUSE 10: os drives estavam disponíveis em repositórios oficiais da Novell para instalação atravéz do antigo YOU.

O Ubuntu possui suporte OFICIAL aos drives Nvidia, diretamente dos repositórios oficiais na sessão "restricted", e disponíveis atravéz do comando: "sudo apt-get install nvidia-glx".

Com toda sinceridade, o Ubuntu não possui a sofisticação e nem o profissionalismo de uma grande distro como SUSE, e uma empresa enorme como a Novell. No entanto o Ubuntu é a distro com MELHOR suporte out-of-the-box que conheço, e com liberdade de escolha: todo mundo pode escolher entre usar somente software livre ou propietário num clique. Fantástico!

Mais uma: eu aposentei o modem discado e adotei o serviço Speedy, e um dos motivos foi o Linux. Atualmente, estou pensando seriamente na possibilidade de não comprar mais placa de vídeo avulsa, e usar qualquer coisa integrada.

Não posso reclamar do suporte a hardware do Linux, mas confesso que estou cada vez mais deixando de fazer coisas no computador devido a limitações. Não gosto de jogar, e uso o computador mais para navegar na internet, ouvir músicas e ver filmes, além de fazer trabalhos.

Por enquanto as distros Linux se limitam ao uso enterprise e servidores, e nada a mais!

-----

A Física é tão subjetiva quanto qualquer outra empresa humana.
Albert Einstein
Comentário de xultz
Eu acho engraçado isso, a: Eu acho engraçado isso, a empresa está procurando evidenciar a questão do software ser livre, e todo mundo taca pedras. Software livre também é uma questão de princípios. A GPL impõe exatamente isso: você obtem livremente um software que alguém ou algum grupo fez, para usar como e onde quiser, e tem como única obrigação continuar com este software de forma livre.
Eu entendo que a maioria das pessoas aqui não usam Linux pelo fato dele ser livre. Usam-no pelo simples fato de não ser Windows. E para alguns, pelo fato de ser de graça, para outros o eMule resolveria essa questão também.
Engraçado a preocupação de alguém somente com as pessoas que estão migrando, como se isso fosse a coisa mais importante do mundo, concorrer com o Windows, e não com as idéias de liberdade. Como se viesse no CD do Windows os drivers da nVidia ou da ATI. Não, não vem, vem um driver genérico capaz de mostrar alguma coisa na tela, da mesma forma que os drivers livres para estas placas de vídeo.
Eu acho interessante que muitos comemoram quando alguma empresa lança um software proprietário que rode em Linux, achando que agora a coisa vai. Agora a MS vai pro saco. Que pensamento pequeno...
Comentário de JPayne
Drivers NVidia compilados...: Concordo plenamente no que diz respeito à distro trazer o driver proprietário já empacotado, pois quem trabalha com imagens, video e aplicações 3D necessitam da aceleração da placa para fazer um bom trabalho....

Como usuário e Gamer, não posso concordar... uso o Debian Sid (instável) e o driver empacotado do driver é horrível pra jogo... sem dúvida ele é melhor que o driver genérico que vem com o Xorg... mas eu tentei jogar Quake 4 com esse driver provido pelos repositórios do debian e ficou horrível... resumindo... baixei o driver do site da nvidia e compilei na mão... aí sim vi a capacidade da minha placa sendo completamente usada...

Claro, para usuários comuns isso seria um parto (baixar e compilar um driver)... só que eu não nasci sabendo... corri atrás de informações para aprender a compilar algumas coisas pra funcionar melhor com meu linux....

Hoje consigo usar meu linux pra tudo... somente alguns jogos que não rodam legal no linux que me fazem rodá-los no windows... isso pq uso o debian que é um pouquinho mais complexo que o Ubuntu...

Concordo que o usuário não quer encontrar dificuldades, mas poxa... existe documentação... existe milhares de sites onde se pode encontrar soluções para problemas... então acho que as pessoas que estão lidando pela primeira vez com o linux tem que por na cabeça que estão lidando com um novo produto... não um clone do windows !!!

É como um carro... uma pessoa tem um volks e troca de carro, pega um GM... sei lá.. com certeza algumas coisas no carro vão ser diferentes... como cambio e outros detalhes... a pessoa vai ter que se adaptar... ler o manual pra aprender as novas funcionalidades e etc... não dá pra sentar no carro e sair dirigindo...

Essa briga de licenças existe, e eu sei que é necessária... mas não é uma licença que vai me impedir de usar o linux...
Tem muitas empresas que ainda estão se adaptando ao mundo open source, então é normal que haja idas e vindas de licenças... é um período de transição...

O que não dá é a pessoa querer usar um Sistema Livre, Open Source e de graça e ainda exigir que o Sistema funcione melhor que o antigo dela que custava R$ 600,00 e vinha sem nada... aliás funcionar até funciona, basta saber operá-lo.

João Paulo
Linux User #345200
Debian e Ubuntu: Pai e filho !!
Pai em servidores, filho em desktops !!!!
Comentário de vmedina
Apoiado! Apoiado!: Realmente, para que essa coisa toda de "Meu deus! Nós não temos os drivers para instalar direto!"? Oras nós temos a maioria dos drivers para instalar direto, e até de algumas coisas bem complicadinhas.

A Decisão da Novell além de acertada pressiona os fabricantes a abrir os drivers. Quem for experto abre primeiro.

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de ricarab
Concordo, mas veja o ponto principal do problema:: A questão, pelo menos para mim, não é ter uma certa dificuldade para instalar os drivers. Isso não é complicado, o problema - que é intolerável para um desktop doméstico - é a manutenção contínua necessária para manter o drive ou o respectivo software instalado e funcionando.

Eu realmente me importo sim em usar softwares livres, mas o que dá nos nervos é que muitas distros ainda não sacaram que é IMPORTANTE e CRUCIAL para o usuário doméstico uma baixa necessidade de manutenção do sistema. O trabalho bruto, SE existir, deve ficar com o administrador que instalou o sistema. Apartir daí, o usuário deve ser capaz de usar o computador sem se preucupar.

Um ponto que me conforto com o Linux em relação ao Windows é justamente a fartura de drivers nativos suportados pelo kernel! Basta escolher um bom hardware compatível e todo o trabalho de configuração de drivers e instalação requerido no Windows é poupado. A única coisa que falta no Linux para termos um ótimo (o melhor?) sistema de drivers é um bom suporte a placas de vídeo!

Não acho que o kernel Linux deva ser receptível a drivers propietários, mas as distros devem ser criativas e saberem suprir o que faltar, quando faltar! Eu respeito e APÓIO distros Linux que têm um bom suporte out-of-the-box!

Há quem diga que há comparações Windows x Linux na intenção de tornar o Linux uma cópia do Windows. Besteira! As pessoas devem notar que é de fato importante o ponto referente a manutenção do sistema. Por exemplo: uma das maiores dores de cabeça dos usuários Windows são justamente os anti-vírus e anti-malwares variados.

Vejam que um dos motivos que fazem muitas pessoas largarem o Windows é a alta taxa de manutenção do sistema requerida, aliada a um certo conhecimento necessário para lidar com softwares de segurança. No Linux, não temos nada disso, porém, a falta de simplicidade de TRANSPARÊNCIA ao manter um simples driver de vídeo instalado, é realmente um contraste: não deveria acontecer!

-----

A Física é tão subjetiva quanto qualquer outra empresa humana.
Albert Einstein
Comentário de Dm7
Estou de acordo. A questão: Estou de acordo. A questão do usuário doméstico é importante, num sistema famoso por sua facilidade de uso.
Comentário de Douglas Augusto
Parabéns, Novell.: Estou feliz com esta decisão da Novell. Cada vez mais me convenço de que softwares proprietários são nocivos e deveriam ser evitados ao máximo.

Esta separação entre livre e proprietário é extremamente importante. Esta consciência deveria ser sempre relevada; é a liberdade que está em jogo.

--
GAFFitter: a file fitter powered by a genetic algorithm.
Comentário de Grobsch
Grande bobagem: Grande bobagem da Novell... grande bobagem..
Quem compra uma placa de vídeo recebe um cdrom com o driver para Windows, instala e pronto... então decide colocar Linux, pergunta para um amigo e este responde: Não vem com teu driver não, você tem que ir no site e compilar, mas antes tem que ter o source do kernel e um monte de coisas... bobagem... bobagem...
Irei contrinuar distribuindo os dois drivers, Fglrx e Nvidia...
GoblinX, um livecd nacional baseado no Slackware
Comentário de Grobsch
Acrescentando...: O desenvolvedor deveria pensar apenas no usuário, e não em outras coisas que dificultem o sistema.
GoblinX, um livecd nacional baseado no Slackware
Comentário de renatogdelf
Só por causa do modem?: Mais uma: eu aposentei o modem discado e adotei o serviço Speedy, e um dos motivos foi o Linux...

Porquê? Você não havia conseguido driver para o modem que você tinha? Isto aconteceu comigo. Então, troquei por outro modem USR 56K e está lá, redondinho, no SuSE 10.0.

Talvez você desistiu fácil demais :)


Comentário de sri_canesh
Até concordo com a maioria: Até concordo com a maioria das coisas que você falou, mas aqui foi meio forçado:


Basta escolher um bom hardware compatível e todo o trabalho de configuração de drivers e instalação requerido no Windows é poupado.


Qual o trabalho requerido? Quase tudo é Next/Next/Finish. A maioria das placas, por mais xingue-xingue que seja vem com drivers para windows, os quais muitas vezes se instalam sozinhos quando o elemento enfia o CD no leitor.

Me desculpem os que acham que o Linux serve para provar a masculinidade, mas enquanto no Linux não for assim, a dona Josefa que comprou um "PC Para Todos" na Casas Bahia não vai deixar o Linux instalado e vai preferir colocar um Windows Piratation Edition.

Cássio R. Es_kelsen

Comentário de vmedina
As vezes é um grande trabalho.: Oras Cássio, certas máquinas vem com drivers errados e/ou os drivers não instalam corretamente e etc.

Sinceramente, a dona josefa tem que ficar fula com a empresa que vendeu um PC com o sistema desconfigurado.

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de vmedina
Realmente, esse argumentos são grandes bobagens: Isso é besteira. A culpa nesse caso é do fabricante do driver que não disponibiliza em pacotes ou proíbe que eles sejam disponibilizados.

Distros não tem que suprir falhas de revendedores de Hardware. É importante que o usuário saiba que o fabricante da placa de vídeo dele não apoia a liberdade de escolha, ou não quer que ela venha fácil.

Como sempre, tem gente que gosta de culpar a vítima.

Você pensar assim não me assusta, visto as suas visões sobre a GPL exigir os fontes. Mas fazer o quê?

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de Douglas Augusto
Entendo que pensar na: Entendo que pensar na liberdade é a melhor forma de se pensar no usuário. Imagine como seria desastroso para a formação de um jovem se a ele fosse dado coisas imediatistas como deixá-lo brincar em vez de estudar ou concedê-lo uma alimentação à base de batatas fritas e refrigerante.

Saciar um usuário com software proprietário funciona a curto prazo, mas perde-se a chance de conscientizá-lo da importância da liberdade --e isto a longo prazo é como o garoto gordo e burro da historinha acima.

--
GAFFitter: a file fitter powered by a genetic algorithm.
Comentário de magsilva
Será que ele falou isso: >> Mais uma: eu aposentei o modem discado e adotei o
>> serviço Speedy, e um dos motivos foi o Linux.
>> Atualmente, estou pensando seriamente na
>> possibilidade de não comprar mais placa de vídeo
>> avulsa, e usar qualquer coisa integrada.

> Porquê? Você não havia conseguido driver para o
> modem que você tinha? Isto aconteceu comigo. Então,
> troquei por outro modem USR 56K e está lá,
> redondinho, no SuSE 10.0.


Será que ele falou isso pela falta de driver ou porque, para manter-se atualizado com qualquer distribuição Linux decente, uma boa velocidade de conexão é essecial? O próprio Ubuntu baixa N pacotes da rede durante a instalação (e eles não consideram o cenário de usuário com computador e conexões lentas, isso é fato).

Alias, acho que apenas o Winmodem na USR não funciona no Linux, todos os outros possuem drivers (fechados/binários apenas).
Comentário de magsilva
Eu acho que faz muito tempo: Eu acho que faz muito tempo que você não instala um sistema Windows do zero. Hoje a detecção do hardware no Linux funciona muito bem, com todos os drivers já incluídos nas boas distribuições (nada de next/next/finish). Além disso, se você somar o tempo utilizado para instalar O Office, Photoshop, etc, verá que o tempo economizado com Linux é fantástico. Não vou nem tocar na questão custo.

O que eu acho é que essa "dona Josefa" deve ser educada para aprender o custo real das coisas.
Comentário de ricarab
Não! Me refiro a necessidade de manutenção contínua!: Seria necessário uma manutenção contínua dos drivers para Winmodens, assim como é necessário manutenção contínua para os drivers NVidia.

Faz séculos que não me interesso mais por recompilar kernel, tão menos ter a explícita necessidade de instalar ferramentas de desenvolvimento enquanto não sou desenvolvedor!

Fato interessante: enquanto a Novell resolveu banir o uso de drivers fechados, a distruibuição Mandriva tem intenção de adotá-los no próximo release. Interessados vejam nas notícias acima!

-----

A Física é tão subjetiva quanto qualquer outra empresa humana.
Albert Einstein
Comentário de sri_canesh
Mag,: Mag,

Acho que você não tem usado muito o Windows. Eu uso direto, e como bom heavy user sou obrigado a reinstalá-lo uma vez por ano pelo menos. Tenho placa nvidia, placa de rede offboard da 3m, scanner, impressora, etc. Nào preciso configurar nada. O windows acha tudo sozinho e instala tudo sozinho. Apenas o driver da Nvidia prefiro instalar sempre a última versão e o que preciso fazer é apenas baixar o driver atualizado do site, executar e next/next/finish

De vez em quando instalo o Ubuntu. Alguma coisa sempre fica pelo caminho. Não é 100% automatizado não.

Acho que não é conveniente misturar Office e Photoshop na conversa, pq é o mesmo esforço que você tem no Linux para instalador Open Office e GIMP.

Apenas para salientar e não ser chamado de BabooBoy: não morro de amores pelo Windows nem muito menos odeio o Linux. Por mim, os dois que se explodam. Apenas uso preferencialmente o Windows pq meus clientes precisam de sistemas que rodem no Windows.

Abraços!

Cássio R. Es_kelsen

Comentário de CWagner
Vamos esperar uma distro ter: Vamos esperar uma distro ter hegemonia em desktop para ter poder eocnômico suficiente para pressionar todos os fabricantes a programarem drivers para o Linux.

Absurdo? Ou vocês acham que a M$ consegue isso por que é uma ótima empresa.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA

Assista e divulge: documentário sobre os poderes da Rede Globo, produzido pela Channel 4, de Londres (Obrigado,jm)
http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2003/08/260618.shtml
Comentário de deysonthome
Um fato interessante: Um amigo pediu que eu visse o PC que tinham montado para ele, isso aqui no Japão....Era uma máquina e tanto....mas o sistema não instalava....era estranho mesmo...nem o XP Profissional nem o server 2003......COnferi o hardware e estava tudo certo....
Coloquei o Fedora 5 para instalar e ele instalou perfeitamente...e era tudo de ponta na máquina desse amigo...

Linux User #417.437
machine #325.147
http://estudiolinux.no-ip.info
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004