Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Info fala sobre máfia das sanguessugas nos telecentros

“Documentos publicados pelo jornal Folha de S. Paulo, nesta segunda-feira (19), agravam as denúncias de que a Planam, empresa envolvida no escândalo dos sanguessugas, geriu recursos do Ministério da Ciência e Tecnologia para a compra de ônibus usados pelo programa de inclusão digital. O esquema dos sanguessugas ganhou notoriedade quando a Polícia Federal prendeu diretores da empresa Planam acusados de vender ambulâncias superfaturadas para o Ministério da Saúde. O esquema existia desde 2001 e contava com a colaboração de deputados federais, que faziam emendas ao orçamento da União pedindo a compra de ambulâncias para seus Estados via Planam.

Em maio, o Ministério Público alertou para o fato de a Planam também ter vendido ônibus para o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). Os ônibus foram transformados em telecentros móveis para o programa de inclusão digital da pasta, que leva o acesso à internet a pontos isolados do País. Documentos publicados pela Folha mostram que ao menos 20 deputados enviaram ofícios ao MCT pedindo a liberação de recursos para a Planam comprar ônibus. A Planam disse ao jornal que só se manifestará sobre o assunto após periciar os documentos publicados.
” Veja o texto completo em INFO Online - Plantão Info - Sanguessugas usaram inclusão digital, diz FSP - (19/06/2006).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de cenoura
legal: Legal, economiza-se usando Software Livre mas usa esse dinheiro para a corrupção.


--
Gustavo Picoloto
http://cenoura.homelinux.com
Comentário de CWagner
O dinheiro tem que ser gasto: O dinheiro tem que ser gasto e o seu emprego justificado. O que não quer dizer que ele será bem empregado. Nessas horas superfaturação é o nome da vez, onde algo que custa X é comprado por 5X, sendo que 2X vao pro fornecedor, e 3X fica pra quem bateu o martelo ou quem pediu a graça.

Na maioria das vezes existe conivência entra as empresas "concorrentes", onde o "processo" de licitação não passa de uma mera formalidade, um jogo de cartas marcadas. Geralmente, nesses casos, o valor da compra sofre um acréscimo para dar um "agrado" para os colegas concorrentes.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA

P.S.: As palavras acima fazem parte da minha visão do assunto e não pretendem ser, de modo algum, a verdade absoluta sobre o mesmo.

Obrigado!
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004