Desenvolvedores brasileiros esperam usar duas vezes mais a linguagem de script Ruby em 2008.
A informação vem da Evans Data Corporation, empresa americana especializada em pesquisa de mercado na área de tecnologia. Numa pesquisa com mais de 400 desenvolvedores de nações emergentes (Brasil, China, Índia e países do Leste da Europa), a Evans constatou que hoje 15,6% dos programadores brasileiros usam atualmente a linguagem Ruby e que 33% deles pretendem trabalhar com ela no próximo ano.
Conforme John Andrews, CEO da Evans Data, o crescimento do Ruby se deve ao fato de ser uma linguagem orientada a objeto que tem um bom tratamento de exceções e é fácil de usar. Por isso ele acredita que, em breve, essa ferramenta ultrapassará várias outras linguagens de script. O JavaScript, por exemplo, é usado por 76% dos profissionais na Índia, 71% na Europa oriental e 69% no Brasil. No entanto, segundo, Andrews, o estudo prevê pouca ou nenhuma expansão do JavaScript nessas regiões.
Criada pelo japonês Yukihiro Matsumoto em 1995, o Ruby está disponível para diversas plataformas, como Windows, .NET, Linux, Solaris, Java (JRuby) e Mac OS X. O nome Ruby (rubi) vem de uma brincadeira com a linguagem Perl (pérola).
Saiba mais (info.abril.com.br).
--
;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")