Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Info: O Ruby vai pras cabeças

Desenvolvedores brasileiros esperam usar duas vezes mais a linguagem de script Ruby em 2008.

A informação vem da Evans Data Corporation, empresa americana especializada em pesquisa de mercado na área de tecnologia. Numa pesquisa com mais de 400 desenvolvedores de nações emergentes (Brasil, China, Índia e países do Leste da Europa), a Evans constatou que hoje 15,6% dos programadores brasileiros usam atualmente a linguagem Ruby e que 33% deles pretendem trabalhar com ela no próximo ano.

Conforme John Andrews, CEO da Evans Data, o crescimento do Ruby se deve ao fato de ser uma linguagem orientada a objeto que tem um bom tratamento de exceções e é fácil de usar. Por isso ele acredita que, em breve, essa ferramenta ultrapassará várias outras linguagens de script. O JavaScript, por exemplo, é usado por 76% dos profissionais na Índia, 71% na Europa oriental e 69% no Brasil. No entanto, segundo, Andrews, o estudo prevê pouca ou nenhuma expansão do JavaScript nessas regiões.

Criada pelo japonês Yukihiro Matsumoto em 1995, o Ruby está disponível para diversas plataformas, como Windows, .NET, Linux, Solaris, Java (JRuby) e Mac OS X. O nome Ruby (rubi) vem de uma brincadeira com a linguagem Perl (pérola).

Saiba mais (info.abril.com.br).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de nemesis
ruby é muito bom: tem a clareza de python, a orientação-a-objetos de smalltalk, a conveniência, atalhos e concisão de perl e recursos avançados de scheme. Não tenho como não gostar...

--
;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Sonolento
Outro motivo não mencionado...: ...é que ate´ mesmo alguns dos Javistas mais fanáticos as vezes se enchem com Java e sua "burocracia" pra fazer qualquer coisa.

Entres estes, o Python não é muito aceito por sua liberdade de implementação, como tipagem dinâmica, por exemplo.

Então se sentem mais confortáveis com Ruby. Além de... Ruby agora ter a Sun por trás. Podendo rodar sobre a JVM com versão atualizada. O Jython, que pode fazer isso, está MUITO longe da versão atual do Python.

Prefiro Python, mas ambas linguagens são ótimas, e não usando a linguagem dos burocratas, melhor.

Java tem muita coisa boa, muito projeto bom feito em Java, mas ter de aprender 231 formatos XML pra gerar um "Hello World" versão Web é insanidade. Padrões são ótimos, mas isso tudo de burocracia é sinal de perda da noção.
Comentário de nemesis
puxa!: "Padrões são ótimos, mas isso tudo de burocracia é sinal de perda da noção."

como eu gostaria de ter formulado essa frase! :)

--
;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Bruno Laturner
Hello World: Nunca precisei mexer em um arquivo XML pra fazer um Hello World em Java Web.

Deve ser por que eu uso IDEs para fazerem isso por mim...


Java exige muitas contruções para fazer pouca coisa? Exige. Tanto quanto um Ruby sem Rails.


Comentário de Caio Moritz Ronchi
Ira contra Ruby: Olá, Bruno

Por que essa sua ira contra Ruby? Você já programou com a linguagem? Já construiu algo com Rails? Fiquei curioso. Já programei em Java, programo em Ruby, e respeito as duas visões. Você parece não respeitar uma delas, ou simplesmente fala sem conhecê-las.
Comentário de pnm
Sem querer defender o: Sem querer defender o Bruno...

mas eu acho que ele quis dizer, que diferente do que muitos pensam, java não é um elefante branco.

ele é muito produtivo, dentro do seu universo, eh claro.
dizer que é necessario essa porrada de xml pra fazer um hello word, é total falta de conhecimento, um hello word precisa de no maximo 1 xml, o web.xml.

ruby é bom e promete muito, principalmente junto com o framework rails.

o segredo é saber onde utilizar determinada linguagem!!! fazer um website em C é tão bizarro quanto manter um ambiente transacional com um alto volume de arquivos para processamento batch utilizando java.
Comentário de pm
desculpem-me: desculpem-me, mas meu comentario saiu do avesso

em querer defender o Bruno...

mas eu acho que ele quis dizer que, diferente do que muitos pensam, java não é um elefante branco. E não que ruby seja melhor ou pior java

alias java é muito produtivo, dentro do seu universo, eh claro.
dizer que é necessario essa porrada de xml pra fazer um hello word, é total falta de conhecimento, um hello word precisa de no maximo 1 xml, o web.xml.

ruby é bom e promete muito, principalmente junto com o framework rails.

o segredo é saber onde utilizar determinada linguagem!!! fazer um website em C é tão bizarro quanto manter um ambiente transacional com um alto volume de arquivos para processamento batch utilizando java.
Comentário de Peter Parker
Antes do flame war iniciar: Antes do flame war iniciar: aprenda bem programação estruturada, aprenda bem como funcionam os ponteiros e strings em C, aprenda ao menos como funciona Assembly, aprenda BEM OO (e não o que o povo aprende por aí), aprenda Java para saber como é uma linguagem-com-excelentes-bibliotecas-porém-trabalhosa, aprenda Ruby ou outra linguagem dinâmica e divertida (se quiser inverta a ordem entre Java e Ruby), aprenda como funciona um compilador e um interpretador, e talvez aí você descubra que linguagem não é time de futebol ou religião, que todas têm suas vantagens e desvantagens (óbvio, não?), e que se alguém apontar um defeito em "sua" linguagem não é uma ofensa pessoal.
--
Rael - http://www.raelcunha.com
Comentário de TaQ
Ops!: "Além de... Ruby agora ter a Sun por trás."

Opa, peraí, você confundiu alguma coisa aí, a não ser que a Sun contratou o Matz, fechou o código do Ruby e a gente não está sabendo. :-)

A Sun está investindo bastante é no Jruby, não no Ruby "puro" em si. Aliás, o Charles Nutter e o Thomas Enebo, que são desenvolvedores do JRuby, esses sim trabalham para a Sun. A linguagem "oficial" está, por enquanto (e eu espero que continue) desvinculada de alguma grande empresa.
Comentário de Dinossauro
Fortran: Fortran, cavalheiros. Fortran. Essa sim é uma linguagem que vale a pena. Segue um link bacana.

http://www.pbm.com/~lindahl/real.programmers.html

Saudações a todos.

Comentário de silveira
Vai Ruby, vai!: Fico feliz com essa notícia. Para mim elas mostram que as pessoas estão com a mente mais aberta para uma linguagem nova e inovadora.
Fico feliz mesmo, eu cheguei a conversar com umas pessoas que poderiam resolver problemas bem facilmente com Ruby mas ficaram com o pé atrás só por não ser uma tecnologia com uma grande empresa por trás.

--
Silveira Neto - Fortaleza-CE.
www.eupodiatamatando.com

Comentário de nemesis
LOL: "Java exige muitas contruções para fazer pouca coisa? Exige. Tanto quanto um Ruby sem Rails."

ok, gostei da piada! :)

é, de ilusão também se vive...

--
;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de xebe
Para alguns é ofensa sim,: Para alguns é ofensa sim, infelizmente.
Pq para dizer que Ruby é bom tem que desmerecer Java?
Comentário de Sonolento
A Sun está investindo: A Sun está investindo bastante é no Jruby, não no Ruby "puro" em si.

Bá, nessa você forçou, hein...

Vamos ver, a Sun está investindo em uma implementação do Ruby para a sua JVM, e isso não é investir na linguagem ?

Para mim a resposta é simples, é sim. Tem mal nisso ? Se a Sun não quiser arrastar o Ruby "oficial" ou mesmo o JRuby para um rumo que prejudique os demais... sem problema nenhum ! ötimo que invista.

Aliás, o Charles Nutter e o Thomas Enebo, que são desenvolvedores do JRuby, esses sim trabalham para a Sun.

Foi a eles mesmos que me referi quando afirmei que a Sun investe em Ruby. Fiquei com preguiça de procurar a referência ao anúncio da contratação. Se bem que eu não gravei o nome deles.


A linguagem "oficial" está, por enquanto (e eu espero que continue) desvinculada de alguma grande empresa.

O Guido Van Rossum, do Python, trabalha no Google, se não me engano. Como falei antes... se o contratante não tentar puxar a linguagem só pro seu benefício, ótimo. Esse pessoal tem de pagar as contas :).

Claro, se for a empresa preferida de Satã, vocês sabem qual...., daí tem de pensar muito antes, sabe como é, respiram mentira o dia todo. :D
Comentário de Sonolento
Completamente certo.: Completamente certo.

O problema, além de "torcer" por uma, é a preguiça em geral.

Daí quando tem aquela discussão se vale ou não fazer faculdade de Info, tem de lembrar do que você falou...

Pensem, quantos que são autodidatas em programação, além de aprender 1,2,3 linguagens, param pra aprender a teoria de linguagem de programação ?

Pouquíssimos.
Comentário de TaQ
"Bá, nessa você forçou,: "Bá, nessa você forçou, hein..."

Forcei nada, pelo que eu saiba ninguém do Ruby "oficial" recebeu nada da Sun.

"Vamos ver, a Sun está investindo em uma implementação do Ruby para a sua JVM, e isso não é investir na linguagem ?"

Como você próprio disse, é na implementação, e não na linguagem em si, falando usando um certo "purismo". Lógico que isso vai refletir em, digamos, marketing e mais discussões para a linguagem, mas como eu disse acima, não sei de nada que contribua diretamente com a turma de desenvolvedores da linguagem em si.

"Para mim a resposta é simples, é sim."

Tudo bem, eu discordo, opinião cada um tem a sua. :-)

"Tem mal nisso ? Se a Sun não quiser arrastar o Ruby 'oficial' ou mesmo o JRuby para um rumo que prejudique os demais... sem problema nenhum !"

Não tem mal algum, desde que seja respeitado o que você falou, o que eu concordo. Desde que eles não venham com o "embrace, extend, exterminate" (ah, esse é patenteado da "outra" lá, esqueci) para mim está ótimo também. :-)

"O Guido Van Rossum, do Python, trabalha no Google, se não me engano. Como falei antes... se o contratante não tentar puxar a linguagem só pro seu benefício, ótimo. Esse pessoal tem de pagar as contas :)"

Pelo que eu saiba também o Google não fez nenhuma "pressãozinha" no Python, espero que continue assim, mas fico mais tranquilo pelo fato do Matz não trabalhar na Sun! :-) Lógico que todo mundo tem que pagar as contas, é só deixar as linguagens de fora de rolo brabo, como a gente mencionou aqui. :-)

"Claro, se for a empresa preferida de Satã, vocês sabem qual...., daí tem de pensar muito antes, sabe como é, respiram mentira o dia todo. :D"

Ih rapaz, eles já contrataram o John Lam para o RubyCLR, ferrou. :-)
Comentário de super troll
Para quem gosta de ...: Para quem gosta de merda, Ruby é um prato cheio.

Para quem gosta de merda misturada com encheção de saco aí é Java que é um prato cheio.

E outra ... tem que vem quem foi que pagou pra revista info colocar essa reportagem porque com a info é assim, quem paga mais tem o filme mais bonito feito lá.

E não gostou do meu comentário? Foda-se!

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004