No seminário sobre web 2.0 promovido pela INFO, muita gente experiente falou da importância do Django. Foi um bom termômetro para confirmar o crescimento desse framework baseado em Python. Os segredos da ferramenta são a facilidade em reaproveitar componentes e a rapidez para criar versões personalizadas de templates. Com tudo mastigado, sobra tempo para soltar a criatividade.
Prova disso é o site do tradicional jornal Washington Post, que conseguiu transformar um gigantesco banco de dados em um site leve, simples e com boa usabilidade. O Django serviu para criar páginas que mostram os votos dos congressistas desde 1991. Já imaginou como seria criar tudo isso na mão? Outro exemplo bacana é o Pownce, uma rede social cheia de recursos que tem como fundador o badalado Kevin Rose, que, entre outras coisas, é um dos pais do Digg.
Saiba mais (info.abril.com.br).
Mas nos últimos 15 dias botei as mãos no python e, além da própria linguagem, estudei Cherrypy + Genshi e pareceu um boa combinação em termos de simplicidade e velocidade.
Depois instalei o Django segui o tutorial no site e gostei muito do andamento das coisas e do resultado final. Vale a pena brincar um pouco com ele.