Os laptops foram projetados especificamente para funcionar com programas Linux. Caso eles só usem software Linux, a Microsoft perderá a oportunidade de expor dezenas de milhões de crianças em todo o mundo ao seu sistema Windows.
Se a fundação conseguir cumprir sua meta de produzir milhões de laptops para estudantes de todo o mundo, e todos estiverem equipados com programas Linux, as crianças terminariam se sentindo mais confortáveis com esse software do que com o Windows, disse Wayan Vota, que publica um blog sobre o projeto.
Mas a Microsoft obteve progressos para tornar o Windows XP compatível com o laptop de US$ 100. A empresa está trabalhando para adaptar a versão básica do Windows XP de modo a torná-la compatível com o laptop XO, a pequena máquina verde e branca desenvolvida pela One Laptop per Child Foundation. "Estamos investindo dinheiro considerável no projeto", disse Will Poole, vice-presidente da Microsoft, em entrevista. "Nosso progresso até o momento é causa de esperança, mas resta trabalho considerável por fazer para que terminemos nossos processos de análise e testes", afirmou ele. "Não temos garantias com relação aos resultados finais."
A One Laptop per Child Foundation planeja começar a produzir os laptops de 188 dólares na China, no mês que vem, e no futuro elevar essa produção a milhões de unidades anuais, para atender a crianças que estejam matriculadas no ensino básico dos países em desenvolvimento na Ásia, África e América Latina.
Saiba mais (info.abril.com.br).