Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Info: MS prepara versão do XP para laptop de US$100

Os laptops foram projetados especificamente para funcionar com programas Linux. Caso eles só usem software Linux, a Microsoft perderá a oportunidade de expor dezenas de milhões de crianças em todo o mundo ao seu sistema Windows.

Se a fundação conseguir cumprir sua meta de produzir milhões de laptops para estudantes de todo o mundo, e todos estiverem equipados com programas Linux, as crianças terminariam se sentindo mais confortáveis com esse software do que com o Windows, disse Wayan Vota, que publica um blog sobre o projeto.

Mas a Microsoft obteve progressos para tornar o Windows XP compatível com o laptop de US$ 100. A empresa está trabalhando para adaptar a versão básica do Windows XP de modo a torná-la compatível com o laptop XO, a pequena máquina verde e branca desenvolvida pela One Laptop per Child Foundation. "Estamos investindo dinheiro considerável no projeto", disse Will Poole, vice-presidente da Microsoft, em entrevista. "Nosso progresso até o momento é causa de esperança, mas resta trabalho considerável por fazer para que terminemos nossos processos de análise e testes", afirmou ele. "Não temos garantias com relação aos resultados finais."

A One Laptop per Child Foundation planeja começar a produzir os laptops de 188 dólares na China, no mês que vem, e no futuro elevar essa produção a milhões de unidades anuais, para atender a crianças que estejam matriculadas no ensino básico dos países em desenvolvimento na Ásia, África e América Latina.

Saiba mais (info.abril.com.br).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de OneBerto
Que bom que teremos mais escolhas: É muito ruim ficarmos reféns de uma plataforma só. Assim, teremos mais opções de escolha. Tomara que venha com um messenger que funcione, e não aquelas porcarias toscas de Amsn ou Pidgin.
Comentário de EdCrypt
E com que eles ajudaram o projeto?: Nós ouvimos falar toda semana das dificuldades desse projeto. Os caras estão fazendo milagres pra entregar um sistema barato e que gaste o minimo de energia, e ainda assim seja util para as crianças. Mas o que a MS está fazendo pra ajudar? E agora eles me vem com esse oportunismo. Quanto eles vão cobrar por licença? As crianças poderão abrir mais de 2 ou 3 janelas?
--
Eduardo de Oliveira Padoan
Comentário de freakcode
Hein???: "Se a fundação conseguir cumprir sua meta de produzir milhões de laptops para estudantes de todo o mundo, e todos estiverem equipados com programas Linux, as crianças terminariam se sentindo mais confortáveis com esse software do que com o Windows, disse Wayan Vota, que publica um blog sobre o projeto."

Quem é essa topeira? De onde ele tirou essa idéia de que crianças usando o laptop vão ficar mais confortáveis usando Linux?

Vá lá no site e veja proposta do projeto: é justamente usar o laptop como ferramenta de educação, e não de treinamento em microinformática - e é justamente por isso que foi desenvolvido uma interface original e voltada para as crianças usarem de forma abstraída.

Meu deus, não bastassem as várias empresas correndo para fazer um laptop similar mais barato (mostrando que claramente não entenderam o conceito do projeto), agora tem outro querendo vender sistemas operacionais em cima do projeto. Por isso que o projeto ainda não estourou de vez: o povo ainda não compreende essas propostas, que tem uma visão holística do uso da computação, em contrário à visão brutal de mercado que tem o setor de TI e o seu "elitismo".
Comentário de Knux
XP? pq não vista?: XP? pq não vista?

"Remember there is a big difference between kneeling down and bending over"
Comentário de edempoa
Fazer o Vista rodar no XO?: Fazer o Vista rodar no XO? Nem fazendo pacto com o demônio!
Comentário de Douglas Augusto
Quanto eles vão cobrar por: Quanto eles vão cobrar por licença?

Para a Microsoft seria vantagem--e muita!--até mesmo não cobrar pela licença. As crianças de hoje serão os adultos de amanhã; e se estas crianças forem educadas sob(re) a liberdade, não abrirão facilmente mão desta preciosidade no futuro.
Comentário de The Darkness
Mais um oportunista pronto para pegar os desinformados.: Infelizmente mais um oportunista pronto para pegar os desinformados.

Como já comentou acima o freakcode, o comentário está totalmente errado.
O XO NÃO É UM NOTEBOOK BARATO, ele é uma ferramenta de ensino adaptada para as crianças, como se fosse uma calculadora turbinada.
O XO é um equipamento com objetivos específicos e necessidades específicas.
O fato dele vir com LINUX é porque a OLPC tem condições de adaptar o LINUX para utilizá-lo no XO de forma eficiente.
Se o código-fonte do Windows fosse aberto - e se ele fosse considerado útil - ele teria sido adaptado também.

Agora, sendo realista, Windows XP rodando no XO ???
Essa eu até que queria ver.
Mas com certeza é apenas mais VAPORWARE sendo lançado na atmosfera.
O Windows já não roda bem em máquinas mais parrudas, imagina em uma máquina enxuta como é o XO.

[ The Darkness ]
[ Jorge Bastos ]

Usuário Linux #407232
http://counter.li.org/
Comentário de popolony2k
Vc consegue rodar o Vista....: ...decentemente num Core Duo ou Dual Core que seja, com 1 Gb de RAM e com 160 MB de HD ????????

Considere uma máquina Dell com esses requisitos.........depois me fala se ele roda "rapidamente".

Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team
Comentário de EthraZa
Por que eles não tentam o: Por que eles não tentam o rWindows ME? Ai podiam chama-lo de rWindows XO! (rWindows XO pra la)
É, uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Ferramenta de ensino não é para aprender! (Inclusive sobre liberdade e códigos fontes) Lembro que o XO tem até uma função específica para mostrar o código fonte do aplicativo sendo executado... Quero ver que utilidade a M$ vai dar para esse atalho... talvez abra o Messanger? hehe
Comentário de Morvan
Windows, XOÔOOO...: Gostei, EthraZa.
Belo trocadilho.

[ ]; :-) ,

Morvan - Usuário Linux #433640
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004