Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Info: Faltam programadores no Brasil, diz Fenainfo

Na avaliação do presidente da Federação Nacional das Empresas de Informática (Fenainfo), Maurício Laval Pina de Sousa Mugnaini, o maior problema no setor de brasileiro de software se refere à mão-de-obra.



“Entrar no mercado da mão-de-obra terceirizada estrangeira disputando com a Índia é querer vender o suor do capital intelectual, quando o Brasil pode vender o capital intelectual em si, sendo remunerado por direitos autorais, com altíssimo valor agregado”.

Segundo ele, a falta dessa compreensão acarreta um déficit anual de mão-de-obra de 30 a 35 mil trabalhadores. Ele acrescenta que o mercado para a contratação de mão-de-obra terceirizada estrangeira requer 200 mil profissionais por ano.

Saiba mais (info.abril.com.br).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de nq6
Estamos no Brasil!: No Brasil falta gente qualificada pra tudo. O que podemos esperar de um país que não prioriza a educação?

Detalhe, e ainda pagam pouco...
Comentário de Flavio
Nunca existe "falta" de: Nunca existe "falta" de mão-de-obra !!

Existe é falta de mão-de-obra DENTRO do (baixo) padrão salarial que os empresários desejam pagar.


Comentário de Manoel Pinho
Programadores: E se uma empresa precisar de um programador que saiba programar em ambientes POSIX, com linguagens/frameworks livres e sem depender de uma IDE RAD da M$ ou da Borland vai ter que suar para conseguir contratar, * SE * conseguir achar...

E provavelmente será algum estudante/professor de alguma universidade pública conceituada que preferirá continuar na área acadêmica ou fazer algum concurso público de área não técnica e ganhar mais e trabalhar menos.
Comentário de Renato Tambellini
Falta de reconhecimento/oportunidade: Quando uma pessoa é qualificada ela procura empregos fora do Brasil pois ele é um profissional muito caro para as empresas que pensam sempre em sugar o máximo do funcionário pagando o mínimo.

As empresas pedem certificados, cursos e vários anos de experiência e vivem reclamando que não há pessoas qualificadas. Isso acontece pois é mais cômodo contratar um profissional "pronto" do que investir em uma pessoa recém formada. E como ninguém consegue preencher os requisitos da vaga o que tem QI é que acaba conseguindo.

Como hoje há uma faculdade em cada esquina também não há professores suficientemente preparados para ministrar os cursos e essas faculdades acabam colocando qualquer um para preencher a vaga.

Tenho pena dos que acreditam no futuro da educação desse país.
Comentário de VinteUmDias
Tem razão, hoje em dia: Tem razão, hoje em dia basta ir a qualquer livraria que é possível constatar como qualquer um pode se tornar programador em apenas 21 dias.
Comentário de hlegius
Concordo!: Verdade! Programadores conceituados, trabalham para empresas fora do país, ou então, em universidades/centros de pesquisas como o outro colega falou acima.

Querem nos pagar R$ 1,500 reais mês para matar o povo de trabalhar. Aumento, bônus ? Em sonho apenas... poucas são as empresas que valorizam o profissional (sendo programador ou não).

Programador que trabalha em ambiente livre com liinguagem livre e IDE livre são raros mesmo! Para que se matar no Eclipse com Linux e PHP se temos "Delphi For PHP" (eca) no Windows rodando IIS ? Mais fácil arrastar objetos do que modelar =)

Querem muito conhecimento por pouco salário/benefícios.
--
User Linux: #403858 - ArchLinux
http://www.hlegius.pro.br

Comentário de ibti_fritzi
O mercado de: O mercado de desenvolvimento, pelo menos no Brasil, é uma vergonha. Pagam mal, selecionam mal, não investem na reciclagem do conhecimento do funcionário, etc.

E isso era de se esperar, como falaram acima, enquanto existir pessoas lendo livros "aprenda em X dias" e utilizando ferramentas que "fazem acontecer" a merda tá garantida. Mão-de-obra sem qualificação não pode cobrar muito, o efeito em cascata disso arrasta pra baixo tudo quanto é salário o que por vez afasta ainda mais desenvolvedores.

As esperanças estão acabando mas ainda estão ai.

A arte do saber e suas configurações.
Comentário de nemesis
eu não sei como se cria: eu não sei como se cria software no país. Faltam programadores, mas transbordam analistas e modelos UML...

ah! é claro que sobram estagiários, padrões e IDEs pra arrastar e soltar código-graxa entre o usuário e o BDs...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de cwars
\begin{comment}Eu canso de: \begin{comment}
Eu canso de falar para o pessoal que IDE/RAD é o mal do mundo, mas alguém acredita, quando eu digo que programo usando VIm+GCC+GDB+Make e agora estou pretendendo usar o Doxygen+UMLGraphoz todo mundo de chama de louco, eu ainda estou estudando, até porque estou corrigindo a merda que aprendir da faculdade, quer dizer a parte do Pascal já matei, agora programo em C o que estou matando é o vício dado pelos IDE/RADs que é isso que estou realizando no momento, agora pretendo investir na minha maneira de programar, já que vou começar a estudar Ruby on Rails e PhP para trabalhar.
\end{comment}

LaTeX + C + OpenGL + GNU/Linux == nirvana

A diferen\c{c}a entre o profissional e o amador \'{e} que o prossional sabe o quanto \'{e} dif\'{i}cil saber o que sabe
Comentário de Deiverson Silveira
#%%%$#$#$5: Que desculpa de porco é essa dizendo que não tem mão de obra qualificada? Tenho 24 anos, 6 meses que estou desempregado, sou tecnologo em gestão de software livre, e pos graduado em engenharia de software e estou pedindo salario de R$ 1200, e não consigo emprego aqui em Belo Horizonte por nada, tenho experiencia no exterior em desenvolvimento de sistema, já fui bolsista DTI-1 do cnpq, e hoje eu to aqui, na merda, sem emprego, procurando e não me chamam sequer para 1 entrevista, da vontade de fazer uma besteira... quando eu leio essas merdas dessas porcarias de politicos....

O esquema é fazer inglês e mandar essa $@#%@# de Brasil para a @$#$#$#.... Sair para o exterior e fazer bonito la fora...

desculpe mas eu fico muito alterado quando leio esse tipo de coisa... eu fico pensando que fiz papel de palhaço ralando para pagar minha educação, faculdade, pos-graduação, dinheiro do meu bolso... fico puto demais...

Cordial abraço,

Deiverson Silveira

PS: Se souberem alguem que precisa de engenheiro de software, que saiba java, linux, sql, processo de desenvolvimento de software, me indiquem por favor www.solutioncms.com/curriculo.html... Vlw pessoal....
Comentário de Deiverson Silveira
Cara... eu to pedindo 1200 como PJ e não consigo: Olha meu curriculo: www.solutioncms.com/curriculo.html

Estou pedindo 1200 reais como PJ e não consigo emprego, tem 6 meses que estou desempregado....

Eu investi esforço, tempo e dinheiro em pos-graduação, e não serviu de merda nenhuma, ninguem reconhece, ta uma merda esse lugar chamado BRASIL....
Comentário de Yasu
RAD?: Esse RAD que vocês falam é este pt.wikipedia.org/wiki/RAD ?
Comentário de ccaldas
Concordo em genero, numero e grau que o problema é o salário: Em salvador a média salarial é 1500,00.

Tenho vários amigos bons profissionais que pediram demissão das empresas para se dedicarem a concurso, outros preferindo viver de free-lancer porque trabalha menos e ganha mais e outros largaram simplesmente para seguir área acadêmica e/ou morar no exterior.

Em contrapartida tenho outros amigos (que não são tão bons - isso é um eufemismo) e que ganham 1200-2300 relativamente satisfeitos.

Como um bom profissional pode ficar satisfeito se esta equiparado salarialmente ao mau profissional?
É um ciclo vicioso, onde as empresas querem pagar mal e perdem os bons profissionais. Dai só encontram maus profissionais e reclamam que a mão de obra é desqualificada.

O problema é que os gestores acham que qualquer um adquire o conhecimento necessário em pouco tempo pagando-se um ou dois cursos (já ouvi isso de vários administradores). Dai o cara pega uma IDE qualquer arrasta pra lá e pra cá, faz várias gambiarras, o negócio funciona naquele momento e o gestor "confirma" sua hipótese idiota.

Vá entender esses gestores......
Comentário de Manoel Pinho
RAD: Sim. RAD deveria ser usado para fazer protótipos de sistemas rapidamente mas foi deturpado e hoje é usado muito mais para produzir versões finais de sistemas do que protótipos.
Comentário de Arauca
E o problema das empresas: E o problema das empresas querendo pagar mto pouco para obter muito de bons profissionais não fica só nessa área não.
Aí vem chorar que não tem mão de obra qualificada.

Realmente, é dose!
Comentário de bebeto_maya
Um dos grandes problemas: Um dos grandes problemas talvez seja a qualidade pífia da educação brasileira de nível técnico e até superior, embora nesta última em menor escala. Em geral, os professores cobram pouco, não focalizam nos pontos potenciais do aluno, e não raras vezes, investem num discurso pró-estagnação, muito pernicioso, como "Vocês são privilegiados por estudarem aqui.", "quem faz esse curso não precisa de faculdade especialização etc.", alie isso a tradicional preguiça intelectual do nosso povo, aos péssimos salários pagos aos profissionais e a falta de mais rigor no sentido de fornecer aconselhamento profissional a novatos da área: Existe muita gente se metendo a ser programador, quando na verdade deveria ser designer, engenheiro e etc...Como se você pudesse forçar, por influência dos país, um sujeito a ser um bom programador simplesmente porque TI "dá dinheiro".

Acho que não tenho mais nada pra dizer...Vergonhosamente nosso país vive de desperdiçar talentos em todas as áreas e é também por isso que estamos nesse atoleiro todo.
________________________________
Arte com Linux e Software Livre:
http://inteligencianatural.sites.uol.com.br
Comentário de ThiagoL
Concordo: Concordo com o pessoal que citou o salário. Mas sabe o que me deixa mais intrigado? São as qualificações necessárias para os cargos.
Tem casos em que pedem:
¹- Experiência em Java e .Net (e/ou)
²- Experiência em HTML, JavaScript, CSS, XML e AJAX

¹Não estou dizendo que é impossível saber Java e .Net... mas, para mim, são linguagens conflitantes. Como: VB e Delphi, ASP e PHP. Depois que você escolhe uma, fica difícil voltar para a outra.
² Este caso exemplifica a redundância nos anúncios. Pra que colocar AJAX?, quando já foi pedido HTML, JavaScript e XML?

O pior é quando pedem tudo isso junto. Aí sim eu concordo que faltam profissionais no mercado. Os empregadores não querem um funcionário... eles querem um canivete suíço, um bombril ou coisa que o valha.
Comentário de anonimoo
Fala sério!: Na maioria dos anúncios de vagas Java que vejo no Brasil, exigem, no mínimo, OO, J2EE, UML, AJAX, Spring, Struts, JBoss, Maven, + 3 tipos de banco de dados, certificações e o escambau. Daí muitas vezes fazem o processo seletivo sem dizer quanto vão pagar, para só no final revelarem o prêmio de R$1.500,00 ou equivalente como PJ. Para tornar-se um profissional que domine essas tecnologias investe-se muito, mas MUITO mais que isso: tempo e dinheiro na faculdade, mais tempo estudando sozinho, mais tempo e dinheiro em cursos, congressos, atualizaçoes. E esse profissional, como já disseram antes, não se vende por merreca, ainda mais com o mercado fora do país oferecendo bem mais que isso.

Além disso, há um absurdo acontecendo com essa história de PJ: como no caso dos presidentes da Cisco no Brasil (ao menos pelo que foi divulgado pela imprensa semanas atrás), são empresas que só existem diminuir a carga tributária. Ou, aos olhos da Receita, sonegadoras de impostos. Mas o contratador exige, o contratado aceita, o contador faz o que pode e assim a vida segue.

Como diria o velho prof. Raimundo: "E o salário ó!!





Comentário de Covarde Anônimo
Estava vendo seu CV. É: Estava vendo seu CV. É razoável para alguém recém-formado, mas falta uma coisa fundamental: Inglês fluente. Inglês é imprescindível mesmo que você vá trabalhar para o mercado interno ... afinal, os melhores livros, melhores artigos, etc (ou, pelos menos, os que são publicados primeiro) estão todos em inglês. Aprenda inglês bem e você vai notar a diferença :)
Comentário de Emerson Gomes
apinfo.com: ;)

-----------------------
http://chita.com.br
Comentário de ccaldas
Vc deturpa um pouquinho as coisas....: O problema é o profissional em frente a uma IDE que muitas vezes não entende o que está fazendo.

É possível trabalhar com uma IDE como Delphi ou Visual Studio usar polimorfismo, herança, design patterns, padroes W3C, programação dinâmica, algoritmos genéticos, camadas e etc....

O problema é que também é possivel fazer um programa sem utilizar tudo que a boa literatura recomenda. o programa também "funciona" e para o cliente e/ou chefe funcionando é tudo a mesma coisa.....

Acho que ferramentas rad tanto podem ser utilizadas para prototipação quanto para programas finais desde que não haja re-aproveitamento entre as versoes....

obs: pascal object não deve nada a Java - quem fala tao mal de pascal provavelmente viu um semestre de pascal na faculdade junto com logica de programação e estudou/trabalhou com outra linguagem por 2 anos e quer comparam níveis de conhecimento diferentes como se o desconhecimento fosse uma limitação de determinada linguagem. Outras vezes mistura limitação de linguagem com frameworks disponibilizados por uma empresa ou outra........ Mas nao vale a pena entrar nesse mérito.... pra mim as linguagens são praticamente iguais com umas vantagens aqui e desvantagens ali....
Comentário de Luciano.M
Que desculpa mais porca e: Que desculpa mais porca e esfarrapada essa. Fui candidato a uma vaga durante um bom tempo e nada consegui, fui obrigado a aceitar uma vaga em outra área, sem nenhuma relação com o que gosto de fazer, mas que pelo menos paga um salário com o qual posso me manter. O que essa turma quer é pagar uma micharia de salário mínimo, ou então forçar o infeliz programador a associar-se a alguma cooperativa para fugir de encargos trabalhistas.

Resumo dos pré-requisitos exigidos:

No máximo 24 anos de idade;
Ampla experiência (COMPROVADA) em todo o tipo de plataforma (incluindo muitas exoticidades);
disponibilidade de horário (para trabalhar 16 horas por dia);
Inglês fluente e sem sotaque, desejável também espanhol e japonês.

...






Comentário de Luciano.M
Pois é, ThiagoL. É isso: Pois é, ThiagoL. É isso aí.

Foi direto no ponto que interessa.

...


Comentário de Luciano.M
Richard Stallman e muitos: Richard Stallman e muitos outros nomes famosos morreriam de fome se viessem a morar no Brasil.


....

Comentário de Wilton lazary
Falta de programadores no Brasil: Oque falta e empresa pagando justo por uma função que e das mais complicadas e exigentes em conhecimento atualmente.
Comentário de Yasu
Realmente nem toda IDE é má: Acho que existe uma mania ruim em achar que alguma coisa é má por definição e ponto final.

Veja o Eclipse e o plugin CheckStyle, aquilo lá é muito bom para tornar o código bem padronizado e de fácil leitura mesmo sendo escrito por centenas de pessoas diferentes.

Talvez seja errado dar uma IDE muito poderosa para alguém que está aprendendo gera uma dependência muito grande e isso sim é ruim.

Mas o mal programador não é formado só por causa de uma IDE, mal professor e até mesmo falta de tato para a profissão...
Comentário de Yasu
Ah sim... entendi qual é o: Ah sim... entendi qual é o problema do RAD que vocês estão tanto falando.

Entretanto eu também não vi muitos resultados nas metodologias Clássicas, talvez seja ruim com pior sem... não sei ao certo... espero um dia saber.
Comentário de samuelbh
Amigo, já pensou em montar negócio próprio?: Além disso, esse mercado exige conhecimento avançado em inglês. Procure por cursos online, eles fornecem alguma ajuda.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004