Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

A importância do Suporte Livre


“O cenário é aparentemente desolador: mais um esforço em prol da disseminação do GNU/Linux & Software Livre indo por água abaixo! E o pior: projetos fracassados tendem a se tornar referências negativas para futuras iniciativas. Então, para evitar estes tipos de ocorrências, o que poderemos fazer? A quem recorrer?

Para auxiliar na disseminação de sistemas GNU/Linux em desktops, existem alguns interessantes projetos. Temos algumas listas de discussão boas como o Desktop Linux e o Linux Workstation-BR, além de fóruns específicos para determinadas distribuições, como o Kurumin. Mas, para combater os tais eventos indesejáveis já citados, acredito que merece destaque especial o Suporte Livre.

Conforme as informações descritas na seção Quem Somos de sua página oficial, o Suporte Livre "é um grupo de entusiastas do software livre unido pelo interesse em ajudar a responder às dúvidas técnicas de novos usuários de Linux em PCs populares, incluindo (mas não se restringindo a) o futuro contingente a ser criado pelo Computador para Todos", onde suas atividades iniciaram em junho de 2005. Mais à frente: "a proposta original do projeto Suporte Livre é prestar suporte a usuários de sistemas que funcionam em GNU/Linux e disponibilizar o conhecimento gerado com a elaboração de respostas para qualquer visitante do site".

O público-alvo do projeto Computador Para Todos, como já disse, são pessoas de baixa renda e que não tem acesso a Internet; portanto, podemos ver claramente que elas têm grandes limitações em termos de informação e conhecimento. E mais: também não possuem hábitos peculiares de internautas, como o cadastro a fóruns e listas de discussão, o uso de recursos básicos como chaves de busca, a redação de textos claramente explicativos, etc. Nestas circunstâncias a divulgação de projetos especializados como o Suporte Livre poderá se tornar um fator positivo para combater os inconvenientes causados pela não adoção dos sistemas livres. Além de dispor de uma equipe voluntária para responder tais dúvidas, a disponibilidade de um simples formulário de contato para o envio das questões facilita muito o usuário em termos de conforto e comodidade. E ainda por cima, tudo "de grátis"!

E falando em facilidades, olha só que simplicidade: se surgir alguma dúvida, basta o novato acessar o site do Suporte Livre, clicar em Envie sua dúvida! e descrever seus problemas no formulário apresentado. Dependendo das circunstâncias, talvez seja necessário descrever informações como a distribuição, o ambiente gráfico e os programas utilizados. O prazo para ter as dúvidas respondidas são variáveis, embora os esforços sejam direcionados para o menor tempo possível. Para obterem informações adicionais, acessem a seção Perguntas Freqüentes. Lá encontraremos alguns questionamentos básicos interessantes e pertinentes, além de boas recomendações para que os novatos possam obter as respostas desejadas o mais rápido possível. Não deixem de consultar.”


Enviado por Ednei Pacheco - referência.

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004