Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Implementando Asterisk + Sinalização E1

Mais lidas de hoje:

“Esta documentação é um passo-a-passo da instalação e configuração do Asterisk com a sinalização E1 MFCR2. "Após duas semanas de muitas tentativas de configuração da sinalização MFCR2 de um circuito E1 da BrasilTelecom, utilizando a placa Digium TE210P, resolvi escrever esta documentação com o objetivo de mostrar minhas principais dificuldades encontradas e qual foi o "caminho das pedras" para fazer o circuito E1 com sinalização R2 funcionar com o Asterisk."”


Enviado por Felipe Neuwald (felipeΘneuwald·biz) - referência (ontheroadbrother.blogspot.com).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de anonimomesmo
Olá, muito boa sa: Olá, muito boa sa iniciativa. Ainda estou engatinhando com o Asterisk e optei por usar o AsteriskNow por ser mais simples para iniciantes.

Por enquanto estou usando apenas SIP com o X-Lite instalado em várias máquinas Windows dentro de nossa rede que se estende em 3 cidades. Num segundo momento pretendo comprar uma placa E1-ISDN para interligar o Asterisk com nosso PABX que tem uma porta ISDN sobrando, fazendo assim com que as outras cidades falem com os ramais do PABX ou saiam pelo nosso entroncamento.

Pelo que vi, usando ISDN as coisas são mais simples... ou estou enganado?!
Comentário de Manoel Pinho
Digium: Sim, ISDN é mais fácil porque é suportado oficialmente pelas placas Digium. Mas muitas vezes já se tem no PABX placas MFCR2 e a troca seria cara.
Comentário de Pierre Freire
Prefiro placas que cuidem da sinalização;: Muito louvavel a atitude do colega em montar este passo para configuração do R2 com Asterisk, quem já fez sabe o quanto é trabalhoso.
Nas implementações que tenho feito para meus clientes, eu tenho optado por placas que cuidem da sinalização principalmente se tratando de R2, que com certeza é um fator que ajuda muito na configuração e como não vem nativo no Asterisk é sempre uma fonte de dor de cabeça.


Comentário de Vinícius Fontes
É um absurdo a: É um absurdo a sinalização dominante no Brasil ainda ser o MFC/R2. Padrão que beira os 50 anos de idade e já está mais do que caduco. Não é difícil entender porque a Digium não dá suporte oficial pra essa verdadeira relíquia.

No entanto, as teles tem verdadeira paixão pelo R2, já que com a mesma largura de banda de um E1 ISDN se consegue "socar" pelo menos 5 links R2.

E a Brasil Telecom ainda tem a cara de pau de dizer que o R2 "é muito mais avançado que o ISDN".
Comentário de Angelo Epifanio
instalação Asterisk: Pessoal,

Estou procurando alguém para me ajudar na instalação do Asterisk, estou disposto a contribuir financeiramente com essa ajuda :D

Angelo
angelo.epifanio@gmail.com
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004