Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Imaginando um computador sem sistema operacional

O exercício proposto é de imaginação, não vale entrar na discussão das dependências tecnológicas, necessidade de bibliotecas, ou o papel do sistema operacional em si ;-)


“Foi publicado no blog do Professor Cid R. Andrade uma sugestão de exercício de imaginação: "Visualizem um equipamento com um processador com o núcleo do Firefox, uma memória de massa para armazenar as atualizações do mesmo e os plugins e uma placa de rede com suporte à DHCP".
Essa e os sítios da Web 2.0 seriam a base de um computador sem sistema operacional.”


Enviado por Cid Andrade (cid_base-aΘyahoo·com·br) - referência.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de manoel_lobo
É igual a um computador com: É igual a um computador com Windows, a diferença é que o imaginário funciona.

Eu não resisti.

--
Good clean fun is just my imagination
Down and dirty that's the way the game is played
This hard life has caused me aggravation
Never could leave it alone

Got to ride that rocking horse
Comentário de freak
Caramba, o Firefox tá:
Caramba, o Firefox tá ficando bom hem... Quer dizer que agora, além de ser um excelente browser, ele tem até kernel pra você rodar direto no hardware?


Tá, sem brincadeira agora. Quem é que quer essa limitação em sua estação de trabalho? Não faz sentido levar uma limitação de PDAs para um Desktop. Hardware vindo com o software para usuário final, de modo imutável, vai muito bem num dispositivo portátil, com tela de 4 polegadas, mas quem vai querer isso em uma estação de trabalho?

Além disso... haja conexão banda larga né? Menos de 20% do mundo todo tem acesso à banda larga. No Brasil, esse índice deve ser ridiculamente menor. Como basear a parte mais crítica de um equipamento na dependência de um serviço que ainda nem chegou pra 1/4 do mundo? Isso é uma realidade tão distante, que quando a banda larga estiver disponível para todos, esse equipamento estaria obsoleto, pois outros 20% estariam usado algo com um paradigma totalmente novo e infinitamente mais rápido que a Internet de hoje.

Enfim... são alucinações por causa dos sites usando AJAX. :P
Comentário de escovadordebit
Eterware: Ainda nas esferas do armazenamento holográfico, computação quantica, etc...

Muito matrix pro meu gosto...

Linux user #226380
"Linux é amigável... Ele apenas sabe escolher os amigos."
Comentário de jeanck
XEN: Isso não é um exercício de imaginação, é exercício prático!

Essa notícia está muito atrasada, fazem 2 anos, no mínimo, que se desenvolve isso.

Consultem os anais do Xen Source.

Um PC sem OS já está nos planos de grandes como IBM e Toshiba faz temmmmpo.

Abraço!
--
Jean Cazorla Karpinski
jeanck@jeanck.com.br
www.jeanck.com.br
Comentário de Douglas Augusto
Imagino sim.: Imagino que isto seria a alegria das grandes empresas desenvolvedoras de softwares proprietários.

Veja por exemplo no "Blinklist" do professor ou nesses aplicativos "Web 2.0" famosos quantos ali são Softwares Livres. Nenhum.

Acho que primeiramente precisamos imaginar/discutir como o Software Livre seria afetado caso houvesse essa mudança de paradigma.


Comentário de pilgerowski
Imagine o seguinte...: Você tem uma empresa onde gasta uma fortuna com manutenção de equipamentos devido ao fato de que os usuários ficam instalando software "alternativo" (pirata ou vírus), de forma voluntária ou não. Todos esses computadores estão ligados em rede. E a sua empresa usa um sistema contábil acessável via web, RH via web, etc, etc... Para que instalar um editor de textos para cada máquina, uma planilha eletrônica, tudo isso, se você tem opções web?

Essa máquina aí com certeza para uma casa não presta, mas para empresas, na forma de um terminal inteligente, é uma boa idéia.

Charles Roberto Pilger http://www.charles.pilger.com.br #134499
Se você acha a educaçao cara, tente a ignorância. - Derek Bok
Comentário de Krusty
640Kb são suficientes...: Caro colega Freak,

A 25 anos atrás alguém bem conhecido por nós disse que "640Kb de RAM são suficientes para qualquer um"...

Acho que você está colocando a situação como se fosse para o próximo ano... e creio não ser essa a idéia.

Imagino que nem precisemos de mais 25 anos para ver algo nesse sentido aparecer! As redes Wimax estão batendo à nossa porta, a Google está disponibilizando algumas aplicações "office" via browser..., jogos, webmail, rádio e tv onlines....

Isso sem levar em consideração que numa empresa com LAN 100Mbps (carne-de-vaca) isso já seria possível, sem muito esforço.

Abraços!
Krusty
Comentário de Vinicius Depizzol
E vamos então fazer um: E vamos então fazer um programa web2.0 editor de áudio e vídeo!!! :S
Comentário de Daniel B
Desktop On Line: Craythur é uma aplicação baseada em muitos conceitos, a primeira versão beta foi desenvolvida em PHP e AJAX a segunda já está sendo desenvolvida em Ruby on Rails. A idéia é de desenvolver não as aplicações, mas o ambiente, atualmente é difícil NÃO encontrar na internet algum serviço que você necessite, existem muitas aplicações prontas e já muito difundidas, portanto, a intenção não é lancar uma aplicação para concorrer com as já existentes mas criar um ambiente onde qualquer um possa desenvolver uma aplicação personalizada para uso pessoal ou profissional, sem que possua um conhecimento avançado em programação e ao mesmo tempo possibilitar ao usuário uma forma de utilizar as aplicações já existentes em um único local.



1º Conceito – Organizando suas aplicações WEB: Empresas como o Google se tornaram praticamente um governo dentro do mundo virtual criando ferramentas e conceitos para organizar as informações contidas na internet, o Craythur se baseia em um conceito de negócio semelhante, porém, ao invés de lidar com informações pretendemos lidar com as aplicações. Um exemplo prático. Caso você utilize 3 e-mails (Ex: Hotmail/Yahoo/Gmail) não seria mais fácil acessar apenas um local para receber as informações de ambos junto com seus RSS´s ? Vale lembrar que muitos destes serviços de e-mail oferecem o serviço de POP e SMTP, vc pode configurar seu Outlook para obter as mensagens, mas o Craythur permitirá o mesmo recurso de forma remota, não será mais necessário ter o Outlook, bem como muitos aplicativos do Office.



2º Conceito – Rede Social e Compartilhamento: Um recurso cada vez mais necessário é o compartilhamento de suas informações com funcionários, clientes, amigos, etc. de forma rápida e segura. O Orkut e o Myspace por exemplo fazem grande sucesso por possibilitar a criação de uma rede social, muitos outros serviços fazem sucesso entre os usuários por possibilitar que compartilhem seus arquivos e informações. Outro exemplo prático, atualmente se você precisar enviar um documento ou organizar um projeto com um grupo de colaboradores você tem de utilizar uma série de ferramentas, MS Exchange, frameworks de projetos e muitas outras, nossa idéia aqui é mesclar o serviço de Rede Social com o compartilhamento de arquivos, onde o usuário poderá criar grupos dentro de sua rede social para compartilhar dados específicos, tudo no mesmo ambiente.



3º Conceito – Redução de investimentos em hardware e licenças de SO: Tanto pessoas físicas quanto jurídicas gastam muito dinheiro com a compra de equipamentos e sistemas operacionais, você precisa cada vez mais de espaço em disco, precisa estar sempre atualizando seu sistema operacional, isso sem levar em conta os gastos com segurança. O Craythur precisa apenas de uma conexão com a internet e um navegador, montaremos uma distribuição Linux (Craythur Linux) nos moldes de algumas já existentes como o Ubuntu e o Suse Live que rodam à partir do CD-ROM e não necessitam ser instalados, nem mesmo ter qualquer sistema operacional. Uma empresa que possui seu sistema de gestão em intranet poderá utilizar esta distribuição em seus terminais e ter o sistema Craythur intalado dentro do servidor da própria empresa, de acesso exclusivo e ainda integrando todos os recursos da intranet do cliente com os recursos do Craythur.



Recursos já disponíveis na versão Beta1:



· My Calendar

· My Bookmarks

· My Tasks

· My Banking

· My Notes

· My Contacts

· My Files (100MB de espaço em disco)

· Search (Sistema de busca integrada ao Google/Yahoo/MSN, você faz uma busca e recebe o retorno das principais ferramentas de buscas )




BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004