Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

IDGNow: Google anuncia software de apresentação e acirra competição com Office

O Google está acrescentado um sistema de apresentação em seus aplicativos online Doc & Spreadsheets, acirrando a competição com o Office, pacote de softwares da empresa de Bill Gates. O anúncio foi feito pelo CEO do Google, Eric Schmidt, durante apresentação na Web 2.0 Expo, que acontece em São Francisco, nos Estados Unidos.

Agora, o Docs & Spreadsheets conta com um processador de texto, uma planilha de cálculo e uma aplicação de apresentação. O CEO do Google, no entanto, afirmou que as soluções online do Google não têm todas as funcionalidades do Office e é mais focado na colaboração na internet. O Office, acredita, é um produto voltado para o desktop.

A movimentação era esperada pelo mercado, na medida em que o Google cada vez mais embarca no desenvolvimento de produtos de comunicação e de colaboração para empresas.

Saiba mais (idgnow.uol.com.br).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de José Pissin (pizza)
Não se esqueçam...: .. de que também é um concorrente direto do OpenOffice.org e BRoffice. Normalmente vejo estas notícias vinvuladas ao MSOffice, mas aparentemente nós achamos que o impacto destas inovações é só na Microsoft.

Cabe ressaltar que se existe algum impacto no uso do OpenOffice ele deve ser analisado, pois pode, em algum momento, impactar no processo de evolução, adoção ou até mesmo investimento no OpenOffice.

Comentário de big_mala
Não acho que esse serviço: Não acho que esse serviço do Google seja concorrente direto de OOo e MSO. Não é todo lugar que se possa ficar online.
Dificilmente, as pessoas que usam Ooo vão migrar completamente pro Google. Podem até usá-lo em paralelo.

--
"Amigos não deixam amigos usarem Windows"
\o/ BigLinux 3.0 \o/

Comentário de Copernico Vespucio
Foco do produto e a turma do Oba-Oba: Conforme a própria visão da Google, o foco da suíte deles é o compartilhamento dos arquivos e disponibilidade dos mesmos.

Mesmo que a versão via web ajax-pra-que-te-quero desses aplicativos chegue ao grau de usabilidade que as versões em desktop tem (o que eu duvido muito), algumas desvantagens típicas de aplicações web sempre existirão:

1) Se vc. está desconectado, vc. não trabalha.

Isso significa que, se vc. está editando um documento e a rede fica indisponível, vc. foi deixado na mão e está em maus lençóis. Talvez um plugin do navegador (específico para a aplicação web que vc. está usando) pode salvar a sua pele. Ou talvez nem mesmo assim...

2) Se o uso do aplicativo está amarrado à rede, quem controla seu acesso à mesma controla seu trabalho.

Deixando de lado a pior das hipóteses (que vc. esteja trabalhando em uma conexão http insegura dando a chance da empresa que providencia sua conexão ter acesso de leitura ao que vc. está fazendo), seu uso do aplicativo pode ser interrompido ou filtrado por alguma determinação do provedor. Enquanto o acesso a rede depender de um único servidor, os clientes estão a mercê dos mesmos.

3) Essa última é uma questão de confiança: vc. está armazenando informação de importância variável para você ou para o seu negócio em hardware de terceiros. As implicações disso começam pela confidencialidade dos documentos e passam também pela disponibilidade dos seus dados caso o serviço seja interrompido.

Aparentemente a Google reconhece essas limitações e está encarando seu produto de acordo com isso.

Na outra ponta, temos a "turminha da Web Oba-Oba", que quer a todo custo transferir definitiva e completamente nossos computadores para a Web. Tudo precisa rodar no browser, senão não presta.

Essa galera com certeza está comemorando a evolução dos ASP (de Application Service Providers: nenhuma relação aqui com uma certa falida linguagem de scripts para web) da Google, pelo motivo errado, é claro.

Troque o termo "browser" por "terminal burro (monitor+teclado+rede)" e vai descobrir que nós já cometemos esse erro antes e aprendemos com ele (será?).

Não se percebe que, com isso, estaremos renunciando a um direito que temos hoje, que é usar nosso próprio hardware para fazer as nossas coisas, sem dar satisfações nem depender de ninguém. Em nosso desktop, estamos pagando pela mídia de armazenamento e por isso temos o direito inalienável de propriedade sobre os nossos dados e aplicativos (ao menos os que não são proprietários).
Comentário de henrique paiva
"...Não se percebe que, com: "...Não se percebe que, com isso, estaremos renunciando a um direito que temos hoje, que é usar nosso próprio hardware para fazer as nossas coisas, sem dar satisfações nem depender de ninguém..."

Infelizmente, meu "próprio hardware" não cabe no meu bolso (por enquanto), e pra mim, mobilidade é tudo, e pra isso, quanto mais serviços online de qualidade melhor. Vivemos numa comunidade e invariavelmente dependemos de pessoas e máquinas, ou seja, não tenho a mínima pretensão de ser totalmente independente.
levando-se em conta que independência, bem como liberdade, são conceitos abstratos suficientes para gerar terabytes de discussão.
Comentário de Copernico Vespucio
Minha percepão:

Infelizmente, meu "próprio hardware" não cabe no meu bolso (por enquanto)


Vc. quer dizer que ter um computador, qualquer computador, que seja seu não cabe no seu bolso no momento?

Se for esse o caso, e você usa computadores de terceiros (sua empresa, amigo, vizinho, etc), e mobilidade é importante pra você, sem problemas. Minha dica é: compre um pendrive barato.

Coloque nele um kit de aplicativos abertos/livres de uso geral (eu até incluiria no mesmo uma JRE e aplicativos em Java, que rodam em qualquer SO). Vc. pode ir a qualquer computador, editar e salvar seus documentos no pendrive.

Ou alguma solução parecida.


quanto mais serviços online de qualidade melhor


Concordo, mas não é o que está em discussão aqui. O problema em questão é se os serviços online podem substituir os aplicativos offline. E não podem.


Vivemos numa comunidade e invariavelmente dependemos de pessoas e máquinas


Vc. precisa dessas dependências para ter seu trabalho avaliado, confirmado, compartilhado ou para outras atividades semelhantes. Vc. não precisa dessas dependências para que seu trabalho possa ser *feito*.

Eu, por exemplo, escrevi esse comentário offline antes de enviá-lo.


Não tenho a mínima pretensão de ser totalmente independente.


Que pena pra você. Isso de deixar sua vida na mão de terceiros não costuma ter um final feliz. Clientes de fornecedores proprietários fazem assim e nem percebem o quão podem estar sendo lesados.

No meu caso não, obrigado. Eu prefiro ser livre e independente, mesmo. E pagar por isso se for necessário, pois é coisa que vale seu preço.


levando-se em conta que independência, bem como liberdade, são conceitos abstratos suficientes para gerar terabytes de discussão.


"Abstratos suficientes" para gerar frutos como o software livre, por exemplo. E isso é bastante concreto.

Me desculpa, mas como qualquer pessoa ligada ao software aberto ou livre, fico MUITO irritado quando alguém me diz que eu tenho que abrir mão de algum direito que eu tenho. E isso inclui a liberdade e a independência.

Não acho que valha a pena vender essas coisas por um punhadinho de facilidades.

E, reitero, esta não parece ser mesmo a intenção da Google. O serviço está no ar para que vc. possa construir coisas que vc. queira compartilhar com outras pessoas. Não para que vc. transfira todo o seu trabalho para ele. Não para que vc. hospede os documentos confidenciais da sua companhia no servidor deles. Não para que vc. perca sua liberdade.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004