Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

IDG Now: Lotus Notes passa a rodar em Linux


“A IBM anuncia nesta segunda-feira (10/07) que o software colaborativo para desktops Lotus Notes será compatível, enfim, com o sistema operacional Linux. Trata-se de um movimento que os usuários vêm demandando há muito tempo, já que antes quem quisesse utilizar o software em ambiente Linux tinha que recorrer a clientes de webmail ou emuladores de software.

O Lotus Notes para Linux estará disponível para download gratuito para os atuais usuários do software a partir de 24 de julho, segundo Arthur Fontaine, gerente senior de ofertas da IBM Lotus. Será a primeira aplicação de negócios de massa da empresa para ambiente Linux.
” Veja o texto completo em IDG Now! - Lotus Notes passa a rodar em Linux.

O servidor Domino já roda em Linux há bastante tempo. Nem o servidor nem o cliente Notes são softwares livres.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de marcosalex
Beleza: Um dos ultimos motivos pra eu ainda usar Windows em casa acabou. Logo vou poder ficar só com o Linux, falta só um substituto a altura pro Visio, Power Designer e MS Money.

Haskell developer
Comentário de nemesis
M$ Money: taí uma coisa que o Linux nunca vai ter... ;)

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Pega Doido
MS Money não, mas...: ...e o GnuCash? Tá pôdi?
Comentário de nemesis
não entendeu a ironia,: não entendeu a ironia, não? ;)

*edit*
bem lembrado, aliás. o slashdot anunciou que o software chegou à versão 2.0, agora usando o GTK2! :)

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de lilux
lotus notes é uma espécie: lotus notes é uma espécie de editor de textos?
Comentário de lotomania
Lotus Notes é um framework de colaboração: Só vi rodando em grandes empresas.
Comentário de nemesis
é uma joça pesadona, com: é uma joça pesadona, com uma GUI realmente podre e que integra email, calendário, visualizador de PDFs, .docs, acesso a servidores remotos, APIs para programação a la clipper, uma JVM e um monte de outras porcarias em um só aplicativo "enterprise".

eu geralmente abro de manhã para ler os emails da empresa e deixo fechado o resto do dia pra ter algum recurso livre no micro.

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de silvio
Eclipse: O cliente Notes para Linux usa o framework do Eclipse, fora o fato de ser pesado (e meio bugado) , o cliente é até interessante.

Sinceramente eu ainda prefiro usar o bom e velho cliente de e-mail (evolution, thunderbird e
cia) ;)
Comentário de CWagner
... isso sem falar que: ... isso sem falar que existem aplicações do lado do servidor que suprem boa parte das funcionalidades do notes.

Sinceramente, acho que muito recurso financeiro é gasto por culpa da preguiça de administradores de rede e sistemas que não se preocupam em sequer saber se existem alternativas aos produtos demonstrados pelos representantes das grandes fabricantes de softwares.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA

P.S.: As palavras acima fazem parte da minha visão do assunto e não pretendem ser, de modo algum, a verdade absoluta sobre o mesmo.

Obrigado!
Comentário de Penetro
Campeão de Pior IHM: Também detesto o Notes, extremamente pesado. Mais uma destas soluções padrão corporativas que os "gerentes de TI" endeusam, "por causa da capacidade de integração das bases de dados da empresa, formando um ambiente colaborativo, bla bla bla". O que eles não vêem é que essa brilhante solução é na grande maioria das vezes usada UNICAMENTE como (um péssimo) cliente de email. Na empresa que trabalho é assim e acredito que na sua também. Conta-se nos dedos os que utilizam o Notes para algo que não seja e-mail.

[]s
Penetro

PS: Havia uma página que fazia um ranking das piores interfaces homem-máquina, e nessa página o Lotus Notes era Hours Concours, porque não existia nada que se comparasse a ele (exceto talvez os clientes do SAP :)

Comentário de Patola
Eu uso: Eu estou usando esse troço por cerca de 8 meses já, e posso dizer: apesar de funcionalmente riquíssimo e completo, é um tremendo trambolho em termos de tamanho, utilização de RAM e baixa velocidade. Ele utiliza um servidor notes de relay embutido embaixo do framework Eclipse mais o engine do gecko pra ver páginas e o openoffice pra ver documentos Microsoft.

Pra utilizá-lo bem, é necessário pelo menos 1 GB de RAM. Quando você o roda como usuário, ele copia centenas de megabytes pro seu diretório pessoal - ou seja, ele é muito mal adaptado pra uso multiusuário. Ele também tem problemas de atualização, por não se integrar com os sistemas nativos do GNU/Linux com facilidade.

Claro que pra quem usa ele no dia-a-dia, isso é bom, mas até então rodar o Notes 7 beta 3 ou o Notes 6.5 no Wine já era suficiente. O Notes 7 nativo do Windows acima do beta 3 não funciona no Wine.

Ah, e cabe lembrar, ele não se chama mais Lotus Notes. Agora é IBM Workplace.
--
Dicionário rápido para o br-linux:
  • É exceção e não excessão.
  • É licença e não licensa.
  • É discussão e não discursão.
  • É opinar e não opnar.

Comentário de nemesis
"servidor notes de relay: "servidor notes de relay embutido embaixo do framework Eclipse mais o engine do gecko pra ver páginas e o openoffice"

puta merda!!

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de CWagner
Pra quem adora: Pra quem adora virtualização é um caminhão cheinho.

Essa merece uma daquelas perguntas famosas: "Praquequéisso?"

Faltou rodar tudo isso dentro de um VMWare.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA

P.S.: As palavras acima fazem parte da minha visão do assunto e não pretendem ser, de modo algum, a verdade absoluta sobre o mesmo.

Obrigado!
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004