O juiz federal substituto Naiber Pontes de Almeida, da 1ª Vara Federal (DF), decidiu na noite de quinta-feira (31/08) que as concessionárias de telefonia fixa poderão apresentar propostas financeiras para a licitação das bandas 3,5 GHz e 10,5 GHz também dentro de suas áreas de concessão.
Na determinação que atende a solicitação da Associação Brasileira de Concessionárias de Serviço Telefônico Fixo Comutado (Abrafix) o juiz suspende os efeitos da cláusula 4.2.1 do edital da Anatel, que proibia as propostas para tais áreas, restringindo-as apenas a outras regiões. Na prática, Telefônica poderá apresentar propostas para a região 3, Telemar para a região 1 e a Brasil Telecom para a região 2, em que já atuam.
Segundo o texto, apesar de a Anatel estar fundamentada na lei para basear suas restrições, a iniciativa de proibir a competição nas áreas de atual concessão consistiu em verdadeira opção política do ente regulador. Segundo o advogado especialista em telecomunicações Guilherme Ieno Costa, do escritório Felsberg e Associados, o judiciário acabou por julgar o conteúdo do edital, e não a atitude da agência. (...)
Nesta semana, o ministro das Comunicações, Hélio Costa, afirmou que tentaria negociar com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) ajustes ao edital para o processo de licitação das bandas 3,5 GHz e 10,5 GHz. Costa pedia que a Anatel adiasse o leilão das freqüências, marcado para a próxima segunda-feira (04/09), para que o ministério continuasse a analisar questões sobre a implantação da tecnologia WiMax no mercado nacional, principalmente com negociações com as empresas interessadas na implementação. O ministro chegou a considerar até mesmo intervenção na agência para reverter a situação.
Dessa maneira o monopólio da Telecômica aqui em São Paulo vai ficar intocado. Não duvido nada ela apresentar um valor alto para ganhar o leilão, para depois oferecer o serviço por um preço absurdo (com um marketing pesado para justificar), deixando o Speedy do jeito que está, com velocidades baixas (principalmente de upload) e preços altíssimos.
Viva o Hélio Costa, venceu mais uma.