Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

IDG Now! - Justiça define que operadoras podem disputar leilão de WiMax

Já são 2 a 0 para o Ministro das Comunicações: padrão japonês da televisão digital e participação das telefônicas no leilão do WiMax - e nem precisou da intervenção na Anatel que ele chegou a aventar.

“O juiz federal substituto Naiber Pontes de Almeida, da 1ª Vara Federal (DF), decidiu na noite de quinta-feira (31/08) que as concessionárias de telefonia fixa poderão apresentar propostas financeiras para a licitação das bandas 3,5 GHz e 10,5 GHz também dentro de suas áreas de concessão.

Na determinação – que atende a solicitação da Associação Brasileira de Concessionárias de Serviço Telefônico Fixo Comutado (Abrafix) – o juiz suspende os efeitos da cláusula 4.2.1 do edital da Anatel, que proibia as propostas para tais áreas, restringindo-as apenas a outras regiões. Na prática, Telefônica poderá apresentar propostas para a região 3, Telemar para a região 1 e a Brasil Telecom para a região 2, em que já atuam.

Segundo o texto, apesar de a Anatel estar fundamentada na lei para basear suas restrições, a iniciativa de proibir a competição nas áreas de atual concessão consistiu em “verdadeira opção política do ente regulador”. Segundo o advogado especialista em telecomunicações Guilherme Ieno Costa, do escritório Felsberg e Associados, o judiciário acabou por julgar o conteúdo do edital, e não a atitude da agência. (...)

Nesta semana, o ministro das Comunicações, Hélio Costa, afirmou que tentaria negociar com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) ajustes ao edital para o processo de licitação das bandas 3,5 GHz e 10,5 GHz. Costa pedia que a Anatel adiasse o leilão das freqüências, marcado para a próxima segunda-feira (04/09), para que o ministério continuasse a analisar questões sobre a implantação da tecnologia WiMax no mercado nacional, principalmente com negociações com as empresas interessadas na implementação. O ministro chegou a considerar até mesmo intervenção na agência para reverter a situação.”


Veja o texto completo em IDG Now! - Justiça define que operadoras podem disputar leilão de WiMax.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de doutor.zero
E eu que achava que assim: E eu achava que assim teríamos concorrência nessa área de banda larga. Quanta ingenuidade...

Dessa maneira o monopólio da Telecômica aqui em São Paulo vai ficar intocado. Não duvido nada ela apresentar um valor alto para ganhar o leilão, para depois oferecer o serviço por um preço absurdo (com um marketing pesado para justificar), deixando o Speedy do jeito que está, com velocidades baixas (principalmente de upload) e preços altíssimos.

Viva o Hélio Costa, venceu mais uma.
Comentário de Nadal - esqueci do login!
Não necessariamente. Se é: Não necessariamente. Se é assim, só pra rir, o pessoal da ANATEL poderia revogar o edital de licitação.

Nadal
Comentário de ano@nimo.com
Censura de blogs, monopolio: Censura de blogs, monopolio na internet banda larga, coação e censura no google. Sem duvida estão tentando censurar a Internet no Brasil.

Alguem ai já observou que de umas 3 semanas pra cá está muito dificil navegar na Internet?

Tanto dialup quanto banda larga. Alguns sites não "entram" se você não clicar duas ou mais vezes no link.

Bom, não é surpresa que isto ocorra no Brasil. Surpresa seria se ocorresse na Suecia ou no Canada. Aqui é a patria dos "coroné" e do maligno Dr. Quinzinho.

Parece que a coisa no Brasil é como na "Matrix". E, como disse o Cypher para o agente Smith: "a ignorancia pode ser uma benção".

E ai de nós que não somos, porque não há volta e a "Matrix" sempre vence.
Comentário de bebeto_maya
Issooooo...: __Parábens ao Hélio COsta, gente muito fina, como se não bastasse nossa internet "barata" e muito "rápida", nas mãos de dois ou três monopólios chorões, que são as teles, agora elas terão acesso também a algo que poderia nos livrar da extorsão que é nossa internet "rápida".

________________________________
Arte com Linux e Software Livre:
http://inteligencianatural.sites.uol.com.br
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004