Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

IDG Now! - Inclusão de Windows no PC Popular é irregular, diz Serpro

“A inclusão de dois sistemas operacionais nos equipamentos vinculados ao Computador para Todos significa a quebra da regra que estabelece o programa, na avaliação de Sérgio Rosa, diretor do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), e um dos principais integrantes do grupo governamental de inclusão digital. “Sempre foi clara a posição do governo de que os incentivos previstos pelo programa só eram válidos para os computadores com software livre. Se alguns fabricantes estão buscando atalhos, o papel do governo é corrigir a norma e tratar essa atitude como rompimento de acordo”, comenta.” Veja o texto completo em IDG Now! - Inclusão de Windows no PC Popular é irregular, diz Serpro.”

Por mais que eu desejasse que as coisas fossem diferentes, a mim parece que se a norma permite o dual boot com Windows, então a inclusão nestas condições não é irregular - ainda mais se o Ministério da Ciência e Tecnologia certifica que a prática é legal. É uma pena que os autores da regulamentação tenham deixado de definir esta situação - ou, caso a regra exista, é uma pena que estejam deixando de aplicá-la.


Outro trecho mostra a situação da sintonia entre os órgãos ligados à aplicação destas normas: ““Disputas entre fabricantes à parte, toda a discussão sobre o tema expõe ainda vulnerabilidades de interpretação dentro do próprio governo federal. Ao passo em que o próprio Cezar Alvarez, assessor especial da Presidência da República e coordenador do programa, e outros integrantes do governo sustentam a posição de que a portaria é clara e determina o uso do software livre, o departamento jurídico do MCT continua ressaltando que o uso de dual boot não representa infrações quando recebe consultas de fabricantes. O departamento jurídico do MCT deu uma interpretação diferente dos demais órgãos do governo. Os advogados têm uma interpretação diferente e o governo vai rever a norma”, destaca. Segundo Sérgio Rosa, a alteração da portaria seria papel do próprio Ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, que deve nos próximos dias se reunir com a Secretaria de Políticas de Informática (Sepin) para tentar dar solução às divergências.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de minholi
Produto, Preço e Praça: A única coisa que o governo fez foi dar incentivos fiscais para a fabricação e comercialização de computadores de baixo custo. Se o fabricante consegue se encaixar nos termos propostos e nas faixas de valores estipuladas pela renúncia fiscal parcial proposta pelo governo para o caso é um direito dele vender o software que quiser dentro dos equipamentos.

Se 2 equipamentos de igual configuração custam o mesmo preço e apenas um deles vem com o MS Windows eu compraria o que vem com o MS Windows, mesmo que fosse para solicitar o reembolso do valor da licença.

Impedir a livre comercialização de bens legais dentro do território nacional por força de uma ideologia é crime e é uma das piores formas de repressão.

Fica aqui meu manifesto de repúdio contra essa atitude.
Comentário de lxoliva
Re: única coisa, não: Na verdade, o governo fez duas coisas.

A MP do Bem ofereceu isenção fiscal para a venda de computadores completos abaixo de um certo valor, isso independente do sistema operacional ou do software.

A portaria 624 do MCT regulamentou, em adição a isso, o Computador para Todos, que além da isenção fiscal, goza de financiamento da compra através de bancos públicos em módicas parcelas.

Quem coloca dual-boot não necessariamente perde o primeiro, mas perde o segundo.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004