A IBM anunciou a ampliação de sua estratégia de código aberto para além do Linux. Durante o LinuxWorld, evento que reúne a comunidade de código aberto esta semana em San Francisco (EUA), a companhia disse que focará oito novas áreas com soluções abertas.
Entre suas ações, a IBM deve buscar novas oportunidades de negócios envolvendo as tecnologias não-proprietárias para o middleware voltado ao cliente, desenvolvimento de ferramentas, servidores de aplicativos web, servidores de dados, gerenciamento de sistemas, hardware, computação em grid e seus projetos de pesquisa e consultoria.
A IBM foi uma das primeiras empresas a adotar o Linux como sistema operacional em hardwares pesados. Agora, a companhia planeja liderar ações semelhantes nessas novas áreas.
Outros projetos de código livre que serão chave para a estratégia ampliada da IBM incluem a plataforma rich client Eclipse, para a hospedagem de aplicativos multiplataformas; o projeto Geronimo de servidor de aplicativos Java de código aberto da Apache Software Foundation; o projeto de storage Aperi; os projetos de hardware Power.org e Blade.org; e a aliança Open Grid Services Architecture and Globus Alliance para computação em grid.
Falava até dos países com grandes possibilidades de investimento (Ìndia,China e Brasil).
E desde daquele dia eu penso o que a IBM tem na cabeça como plano de "dominação mundial" ?
Será que ela abandonou a ídeia de grandes mainframes com terminais de acesso para todos no mundo ?
WEB2.0 Opengrid seriam um passo para isto ?
E o Linux , aonde se encaixa nisto ?
Penso muito no que a IBM está fazendo, pois até BiLL Gates descartou o Google como maior concorrente em favor desta companhia.
E não é atoa que está até agora no mercado...
É melhor ficar de olho 0_0.