Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

IDG Now: Seis distribuições para ajudar na migração de Windows para Linux


“O IDG Now publicou uma matéria sobre migração do Windows para Linux. O site tomou como base a maturidade do Linux nos dias de hoje e de sua comunidade como fatores que podem compensar a migração e ainda cita o recem lançado Windows Vista como um desses fatores, já que, aliado a seu preço e requisitos de hardware, ele está bem longe da realidade do Brasil.

Para as distribuições eles contaram com a lista de distribuições mais votados no site do BR-Linux (tirando o Slackware, que seria destinado ao uso mais técnico) e incluiram mais duas: Dual OS (ex-Freedows) e o Mandriva Linux 2007.”


Enviado por Antônio Rogério Lins Pessoa (antonypeopleΘgmail·com) - referência (idgnow.uol.com.br).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Whitewolf
Acho que é muito rojão: Acho que é muito rojão para a realidade,linux é imbativel e atraente,se o usuario dispoe de internet por tv a cabo,ou modem ADSL com interface ethernet,por linha discada é um tormento,por celular GPRS (que uso atualmente),se for via cabo usb,nem pensar,o que se encontra na rede são tutoriais sobre conexão via bluetooth (em torno de 160,00 um adaptador),ainda não vi ninguem conectar via celular usando cabo usb, alguns "engraçadinhos" acusam a nokia de usar um sistema (symbiam), que impossibilita a conexão,mas no site do GPRS Easy Connect o aparelho nokia que uso é o 3º mais usado,o problema é que tem varias dependencias,mesmo baixando pelo windows as vezes as versões são diferentes.
Ao contrario do que pensava o Bill Gates, sem intenet,não dá.
Comentário de Piter PUNK
Desprezar o segundo colocado?: Legal.

Os editores do idg-now desprezaram o segundo colocado da pesquisa. E, ao mesmo tempo, incluíram o Dual OS que ninguém usa. O Slackware teve mais votos que o Debian, que o Kurumin, que o Mandriva e obviamente que o Dual OS. Ou seja, de todos os pesquisados, o único que foi considerado melhor para uso no desktop pelo público do br-linux foi o Ubuntu. E mesmo assim o Slackware não aparece na avaliação.

Será que o Dual OS pagou um Jabá?
Comentário de brain
de modems e celulares: Cada um escolhe seu critério, mas acredito que não seja grande o número de pessoas que avalie cada sistema operacional pelo suporte que os fabricantes de celulares oferecem a ele como cliente para conexão GPRS ou CDMA1x.

Mesmo assim, diferente da experiência que você vem encontrando, gostaria de informar que já conectei à Internet usando celulares como modems, usando vários tipos de conexões: cabos proprietários conectados à serial do micro, cabos USB, bluetooth, PCMCIA... Alguns foram mais fáceis, outros mais difíceis, e em geral obtive as informações de que necessitava via Google.

Da mesma forma, tive sucesso em conectar via linha discada tradicional usando todos os modems que já comprei, embora jamais tivesse comprado um modem para o qual soubesse que havia problemas no uso com Linux e cujo fabricante não estivesse disposto a ajudar os desenvolvedores de drivers livres a resolver a questão de forma satisfatória.

Não sei se a Nokia dá suporte a conexões via Linux com o seu modelo de celular, mas acho que seria interessante você solicitar diretamente à empresa, ou a quem lhe vendeu o aparelho.
Comentário de andretomasi
GPRS: Com celulares Motorola dá pra conectar em GPRS (testado com um C650 GSM da Tim) e no Vivo Zap (testado em um V265 CDMA da Vivo).. melhor só se conseguisse testar o Vivo Zap 3G hehe..

[ ]'s


--
André Tomasi

..::Ubuntu - WinXP - OSx86

Comentário de koala
"com a exclusão do: "com a exclusão do SlackWare (sic), distribuição apontada como técnica demais para usuários leigos"

Ah, tá.
Eu gosto do Slack (é o q uso no meu desktop), mas e o Debian, ahn?
Não estou defendendo um ou outro - estou defendendo ambos. IMHO Debian e Slack não são práticos do ponto de vista do user leigo q o tal artigo parece ser destinado (pensando que o user leigo do autor = user q quer fazer as coisas s/ complicações, s/ compilar, s/ apt, s/ aptitude, s/ installpkg, s/ checkinstall, etc...). Ponto pro Mandriva, que tb tem um jeito bem bacana de instalar pacotes.

Agora, acho q tem gente q generaliza o nível de expertise dos users (como a concepção que eu supus acima). Tem muita gente q acha q users leigos são patetas eternamente incapazes de aprender a usar um sistema novo ou seguir alguns procedimentos *razoáveis* para chegar onde vc quer. (rsss, tá bom, vai, até tem alguns [muitos] assim, rsss...)

No entanto, ninguém gosta - nem newba nem heavy-user - de montar pendrive, câmera, ralar pra ter seu wireless card 100%, baixar dependência-de-dependência-de-dependência, listas de libs aparentemente infinitas, compilar software, etc... só pra assistir um DVD, ouvir CD ou seja lá q raio q a pessoa queira fazer. (claro que hj há maneiras de automatizar/minimizar/deixar transparente esses trâmites, mas até lá...haja pacová).

Nisso, é ponto pro Ubuntu, s/ dúvida.
Comentário de Lucas
Modem!: Quais são os modens que você comprou para ter acesso via linha discada?
É o que me impede de ficar somente no linux pois o dual-boot está servindo só para ter acesso a net.
Passe os modens que você conseguiu ter acesso sem problemas...

Obrigado!
Comentário de Whitewolf
De modems e celulares: Brian,tenho certeza que voce consegue configurar um modem GPRS EDGE,via cabo usb,serial,bluetooth,infravermelho,eu lia seus artigos na extinta Revista do Linux,tambem tenho certeza que o Linus Torvalds,o Morimoto,Stalman,cabelo e outros "cobras" tambem conseguem,mas o usuario que vai testar uma das distros citadas,vai arrancar os cabelos da cabeça e desistir.
A coisa está tão elitizada que o comando #cat /proc/tty/driver/serial vem indicando um hardmodem PCI 3c 2976 em ttyS0 ou ttyS1 em quase todas as distros,o kernel é compilado alocando um modem PCI em porta de modem ISA,e,embora o preço de um hardmodem PCI esteja em torno de 200,00 encontramos varias empresas vendendo este dispositivo,e algumas pessoas compram para ter uma conexão mais estavel.
Fui forcado a cancelar o telefone fixo,pois a Telemar tentava enfiar a mão em meu bolso todos os meses,após resolver a pendenga via Procon,cancelei o mesmo,assinei um plano da Amazonia celular e desde então não consegui mais usar o linux,infelizmente parece haver mais preocupação em ter um Desktop 3D melhor que Windows e Mac e esquecem da conectividade.
Não pretendo ser trol,só quero poder conectar através de meu linux,como os eventuais compradores de micros novos com este sistema,ou os que venham a testar alguma distro.

Comentário de brain
Não é isso: Não é esse o meu ponto, não estou querendo dizer que consigo conectar porque sou usuário avançado. Estou sugerindo que você pode estar encontrando dificuldade por ter escolhido um modelo de celular modem que não tenha suporte de boa qualidade ao Linux, e aí não dá de generalizar e dizer que todo mundo que precisa de celular modem no Linux vive um inferno na terra.
Comentário de brain
Trellis: Os últimos foram modems externos da Trellis.
Comentário de hamacker
Incrivel voce conectar a: Incrivel voce conectar a internet via celular da motorola, porque os winmodems da motorola (sm56) são anti-linux.
Comentário de hamacker
Hummm, *do meu* ponto de: Hummm, *do meu* ponto de vista, debian e slack são expert-friendly, existem customizações como as cdd's para debian que tornam mais pronto para uso, mas saiu da interface gráfica, o resto é pelo prompt.

Se tiraram slack tinham que tirar o debian também, essa é minha opniao. E olha que uso debian, heim.
Comentário de koala
né :-): né :-)
Comentário de hmbr
Uma coisa engraçada é eles: Uma coisa engraçada é eles falarem que incluiram o Mandriva na lista, ela estava na lista, alias, na frente do Fedora e outras distribuições.

E a SUSE que estava na frente da Mandriva e da Fedora na lista nem é comentada.

Realmente, fica a aparência de que o DualOS esta com grana para pagar jaba ou que a IDG não esta realizando o trabalho como deveria.

Infelizmente isso parece uma constância nos meios de comunicação deste país, ou a revista é boa mas não tem grana para se manter com as próprias pernas ou é sensacionalista e vive da venda de artigos de péssima ou duvidosa qualidade .

infelizmente para nós, raras as exceções.

--
helder maximo botter ribas
linux registered user #200299

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004