Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

IDG Now: Plataforma Android pode gerar desentendimento entre Sun e Google

O Google e a Sun podem estar caminhando para um embate, graças à forma como o Android, sua plataforma de software baseada em código aberto para celulares, lida com o Java. Em vez de usar o Java Micro Edition (JME) como mecanismo para rodar aplicações escritas em Java, o Google escreveu sua própria máquina virtual para o Android, chamada Dalvik.

Segundo desenvolvedores, há vantagens e desvantagens em usar a Dalvik, mas tecnologia pode não ter sido a preocupação do Google ao criar a ferramenta. Provavelmente o Google desenvolveu o Dalvik como uma maneira de driblar problemas de licenciamento com a Sun, que viriam em conseqüência do uso do JME, disse Stefano Mazzocchi, desenvolvedor e membro do conselho do Apache Labs.

Fabricantes de celulares que embutem o JME nos seus aparelhos têm que licenciar a tecnologia da Sun - do contrário, se usarem o software pela licença de código aberto, têm que revelar todas as modificações e inovações feitas no sistema, o que não interessa a eles.

O Dalvik funciona como um conversor de códigos Java em códigos Dalvik, portanto o Google pode alegar que o Dalvik não é uma plataforma Java, segundo Hari Gottipati, desenvolvedor de aplicativos móveis que acompanha o caso.

Saiba mais (idgnow.uol.com.br).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de viniciusfs
A Sun deixou essa brecha, o: A Sun deixou essa brecha, o Goggle usou com sabedoria e agora o que resta pra Sun é lamentar.
Comentário de puelocesar
A Sun e suas frescuras de: A Sun e suas frescuras de licenciamento... O Java estaria bem melhor se não estivesse em suas mãos.. Assim como o OpenOffice..

www.darwinawards.com
We salute the improvement of the human genome
by honoring those who remove themselves from it.
Comentário de marcosalex
O J2ME já é GPLv2.: O J2ME já é GPLv2.

Haskell developer
Comentário de Douglas Augusto
O problema é que,: O problema é que, diferentemente do Java Standard Edition, o J2ME não possui a "exceção Classpath", implicando na prática que qualquer código de terceiros que se ligue às bibliotecas Classpath sejam também licenciados sob a GPLv2.

Com isso o desenvolvimento de aplicativos proprietários para a plataforma Android estaria comprometido, e isto definitivamente não agradaria a Google, cujo interesse é atrair o maior número de desenvolvedores para o Android e então gozar/lucrar sobre sua popularidade.

O curioso é que o Dalvik deve ser lançado sob a licença Apache 2.0, que embora não seja compatível com a GPLv2, ela o é com a GPLv3[1], significando que seu código possa ser usado em projetos GPLv3 (ou GPLv2+).

1. http://www.fsf.org/licensing/licenses/quick-guide-gplv3.html
Comentário de thebluesgnr
Você gostava mais do: Você gostava mais do OpenOffice.org nas mãos da StarDivision?
Comentário de Julien Nascimento
bola fora: Nessa parte eu acho que os caras ratearam em querer usar o mané Java... deveria ser C++
Comentário de edempoa
Bah: C++ fede, Java dominaaaaaaaa!!!!!

(Ignorem este momento troll)
Comentário de cwars
Java e C++ tem focos: Java e C++ tem focos diferentes, contudo possuem suas vantagens e desvantagens, em minha opnião o C++ tem a vantagem de ser derivado e compatível com C, contudo Java também é derivado de C seguindo a idéia clara da OO, enquanto C++ é C com classes, mas em minha opnião linguagens OO só tem mérito quando se usa em código gerenciado, fora isso acredito que seja melhor escrever as aplicações em procedural mesmo.

C++ teve sei inchasso, assim como Java, as duas linguagens ou tecnologias tem grandes focos de sucesso, mas linguagens inchadas, foram o motivo de terem saido do assembly e criado linguagens de alto nível que visão a simplificação de aprendizado.

O melhor sistema operacional do mundo é aquele que lhe agrada usar e não o que todos usam...
Comentário de Hugo
Acho que deveria ser em: Acho que deveria ser em Python, já existe até alguns celulares da Nokia com VM do Python.... e sobre o que você falou a respeito de Java e C++...

Primeiro se você não esta mais em 1986 e conhece C++ você saberá que C++ esta longe de ser apenas um "C com classes".

Infelizmente a herança de Java em relação a C é apenas na sintaxe, visto que é impossível por exemplo incluir um cabeçalho de uma função escrita em C e chama-la diretamente como se pode fazer em C++.... por isso Java é só um primo distante do C.

Código gerenciado tem suas vantagens e desvantagens mas nenhuma delas tem absolutamente nada haver com o "mérito de uma linguagem OO".

Não considero nem Java nem C++ inchados... e pra ser sincero não sei o que você quis dizer por "inchado".

Há.. linguagem nenhuma precisa ser fácil de aprender... e sim precisa ser fácil de ler, depurar e escrever depois que se aprende. IMHO limitar as possibilidades de um programador experiente para que um programador iniciante consiga fazer um Hello World mais rápido não vale a pena.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004