Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

IDG Now: Intel vai lançar processador para laptop educacional da OLPC

A Intel planeja lançar um novo processador voltado ao notebook educacional da organização One Laptop Per Child (OLPC) e a outros laptops de baixo custo durante o evento Intel Developer Forum em Xangai, marcado para abril do próximo ano.

A informação é de Mooly Eden, vice-presidente e gerente geral de plataformas móveis da Intel. Segundo o executivo, nenhum dos chips atuais da Intel se encaixa nos requisitos da OLPC, que usa um processador da Advanced Micro Devices (AMD) no dispositivo de baixo custo.

Para atender estes requisitos, a Intel vai desenhar um novo chip. “A OLPC é uma nova categoria que vai permitir que muitas pessoas em muitos lugares tenham acesso à internet”, disse Eden. “É uma categoria por si só. Vai crescer e não vai canibalizar outras categorias existentes”, ressaltou o executivo.

A versão atual do XO utiliza o chip AMD Geode LX-700, de 433MHz, uma arquitetura que atende a necessidade de baixo consumo de energia dos equipamentos.

Para oferecer uma alternativa, a Intel pensou em modificar versões dos chips Celeron M ou mesmo em utilizar o chip Silverthorne, voltado a plataformas móveis e previsto para ser lançado em breve, mas conclui que para atender as demandas da OLPC seria necessária uma nova arquitetura, de acordo com Eden.

Saiba mais (idgnow.uol.com.br).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de maiconfaria
Será possível encontrar: Será possível encontrar estes processadores no mercado ?

A doma de um chinelo.
http://blogdocalouro.blogspot.com
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004