A Intel planeja lançar um novo processador voltado ao notebook educacional da organização One Laptop Per Child (OLPC) e a outros laptops de baixo custo durante o evento Intel Developer Forum em Xangai, marcado para abril do próximo ano.
A informação é de Mooly Eden, vice-presidente e gerente geral de plataformas móveis da Intel. Segundo o executivo, nenhum dos chips atuais da Intel se encaixa nos requisitos da OLPC, que usa um processador da Advanced Micro Devices (AMD) no dispositivo de baixo custo.
Para atender estes requisitos, a Intel vai desenhar um novo chip. A OLPC é uma nova categoria que vai permitir que muitas pessoas em muitos lugares tenham acesso à internet, disse Eden. É uma categoria por si só. Vai crescer e não vai canibalizar outras categorias existentes, ressaltou o executivo.
A versão atual do XO utiliza o chip AMD Geode LX-700, de 433MHz, uma arquitetura que atende a necessidade de baixo consumo de energia dos equipamentos.
Para oferecer uma alternativa, a Intel pensou em modificar versões dos chips Celeron M ou mesmo em utilizar o chip Silverthorne, voltado a plataformas móveis e previsto para ser lançado em breve, mas conclui que para atender as demandas da OLPC seria necessária uma nova arquitetura, de acordo com Eden.
Saiba mais (idgnow.uol.com.br).
A doma de um chinelo.
http://blogdocalouro.blogspot.com