Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

IDG Now - Computador para Todos: 73% dos usuários trocam Linux por Windows

O IDGNow trouxe hoje mais detalhes sobre a pesquisa adiantada pela Veja deste final de semana, conforme o BR-Linux noticiou no domingo.

A notícia do IDGNow, reproduzida abaixo na íntegra, traz mais detalhes, incluindo o tamanho da amostra, o preço médio pago pelo downgrade para Windows e até o relacionamento pessoal ou familiar dos usuários com os técnicos que realizaram a operação.

O que eu gostaria de ver a seguir, além da resposta e avaliação por parte dos proponentes e participantes do Computador para Todos, é uma análise dos dados brutos desta pesquisa, e se possível uma pesquisa adicional, independente, e com uma amostra maior.

E tenho a confiança de que não se irá optar pela alternativa mega-ornitológica de simplesmente desqualificar a pesquisa, sem levar em conta a existência de outra melhor ou mais isenta, sem promover realização desta outra, e sem aproveitar esta excelente oportunidade de avaliar, debater e mesmo ajustar ou corrigir o rumo do projeto.

Segue o texto do IDG Now:


De acordo com um estudo divulgado nesta terça-feira (21/11) pela Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES), 73% dos usuários do Computador Para Todos desinstalaram o sistema operacional de código aberto Linux, pré-instalado nos computadores do programa do governo federal, substituindo-o por outro, de código proprietário, o Windows.

O levantamento feito pelo instituto de pesquisa Ipsos, baseado em 502 entrevistas telefônicas, ainda mostra que 47% dos consumidores realizaram a substituição do sistema operacional sem nenhuma forma de pagamento, um forte indício de pirataria. Segundo os entrevistados, a mudança ocorreu, em média, 31 dias após a compra do equipamento.

Dentre os usuários que desinstalaram o sistema operacional, 64% afirmaram que a troca foi realizada gratuitamente - por intermédio de amigos, parentes ou técnicos – enquanto 36% confirmaram um pagamento adicional médio de 137 reais, pela compra e instalação do novo sistema operacional, uma forte evidência de utilização de cópias ilegais.

Lançado em junho de 2005, o Computador para Todos registrou a venda de 265 mil desktops até junho deste ano, informa pesquisa da consultoria IT Data, apresentada em setembro pela Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica).

Outra constatação do levantamento é que o programa tem atingido seu objetivo de aumentar a venda de computadores à população menos favorecida, através da redução de preço e facilidade de pagamento. Os dados mostram que quase 70% dos entrevistados se enquadravam nas classes C e D e 86% adquiriram seu primeiro computador.


Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de eje del mal
Garantia: Insisto, nessa troca se perde a garantia, é só avisar aos compradores. Mas dado que com o Vista os OEC&Ps (One-Eyed Customers and Providers) do Vista se tornarão BC&Ps (Blind Customers and Providers), e que o computadores vai ficar muito mais lentos, poderiamos iniciar uma campanha "Pirateie o Linux!"
Comentário de Matheus Santana Lima
se tivessem oferecido junto: se tivessem oferecido junto com o computador um mini-treinamento para que os usuários soubessem usar o linux, esta porcentagem nao seria tao e xacerbada...
Comentário de marcosalex
Gostaria de saber onde: Gostaria de saber onde estão as empresas de Linux donas da distribuição vendida que não aproveitam a chance de vender treinamento e serviços, aproveitando o imenso mercado que está se abrindo. Parece que até agora o governo está sozinho se empenhando.
Se a Mandriva, Red Hat, Novell e mesmo empresas independentes que fornecem treinamento tivessem um marketing voltado para esse público, a adesão do Linux seria maior.

Haskell developer
Comentário de Jairo
De graça, mesmo com um: De graça, mesmo com um mini-treinamento, eu mudaria do linux pra windows. Todos os vizinhos usam windows, o filho do João "sabe tudo" de informática e usa windows, etc, etc. Essa pesquisa não deve ser utilizada para desmerecer o programa do governo federal. Se apenas para vender o computador levou o tempo que levou, imaginem se fossem oferecer cursos para os usuários. Até hoje não teria saído do papel. Essa pesquisa serve sim para discutir o papel da pirataria na difusão do software livre. Se a pirataria for combatida adequadamente, impossibilitando a compra de sistemas operacionais, softwares profissionais, jogos recém lançados, por preços ínfimos, aí sim o software livre irá prosperar. Caso contrário não.
Comentário de Bruno Gonçalves
Normal e natural: Já viram como estão sendo escolhidas essas distribuições?

Chegam a vender absurdos como PCs com modem que não tem driver pra Linux como os SM56.

Os vendedores so usam Linux para vender mais barato, não estão importando nem se o sistema está funcionando.

Uma reclamação comum do Linux é falta de jogos, então pq não vender o PC já com vários jogos livres inclusos? (Esse é apenas um ponto que pode chamar atenção dos clientes, mas que não estão nem ai para isso).


-------------------
www.biglinux.com.br
www.programaslinux.com.br
Comentário de cenoura
treinamento bom e barato: Na minha opinião, Mandriva, Red Hat e Novell não tem o usuário iniciante como público alvo. Elas preferem ministrar treinamentos para administradores de sistemas e vender o suporte para empresas. Financeiramente não é compensador para elas fazer isso para o usuário iniciante.

Agora, se uma empresa qualquer se focar em dar treinamento e suporte, que seja bom e barato, esta sim tem grandes chances de conquistar clientes neste nicho de mercado. Ah sim, este "barato" deve ser mais barato que pagar para alguém mudar para Windows pirata, senão o usuário novato ainda irá preferir ir para o Windows.

--
Gustavo Picoloto
http://cenoura.homelinux.com
Comentário de xultz
A pesquisa não mostra, mas: A pesquisa não mostra, mas tenho quase certeza que a imensa maioria não instalou apenas o Windows pirata, mas instalou uma série de outros programas piratas também porque o Windows sozinho não atende a todas as necessidades dos usuários.
Daí a dizer que o computador para todos estimula a pirataria é um despautério. Se ele tivesse saído com aquela porcaria de Windows SE ia dar na mesma. Mesmo se saísse com XP Home, ia incentivar a pirataria de todos os outros programas que o usuário depende.

Ou seja, se não quer incentivar a pirataria, simplesmente não venmda computadores.
Comentário de espardo
já era...: "Ah sim, este "barato" deve ser mais barato que pagar para alguém mudar para Windows pirata, senão o usuário novato ainda irá preferir ir para o Windows."

Por isso que ninguém oferece esse treinamento. Não precisa nem esboçar o plano de negócios pra ver que será prejuízo na certa.

O caminho é oferecer distros decentes e combater firmemente a venda de cópias ilegais de software proprietário.

--
Direito de escolha combina com software livre. (Augusto Campos)
JID: emerson.pardo

Comentário de lgbassani
Meu modo de visão: Eu leio esta pesquisa diferente:

Mesmo com as distros mal acabadas que vem nestes computadores, mesmo com os drivers de modem incompatíveis, com a falta de treinamento, com a falta de um marketing de conscientização, conseguimos mais 27% novos usuários do total de computadores vendidos no projeto.

Ou seja, deve ter aumentando consideravelmente o número de usuários de GNU/Linux no último ano no Brasil.

E olha que esta pesquisa me parece ter sido encomendada pela única empresa que não conseguiu "arrancar" dinheiro do governo, ou seja, provavelmente os números podem ser mais favoráveis para nós.

E quanto a pirataria sou totalmente a favor que se faça uma política séria de combate, mas parece que a Microsoft não está interessada nisso. Para ela, parece que o mais importante é ganhar dinheiro fácil.

Comentário de AnonymousPorquePosso
É de graça e ninguem quer....: É aquela velha história... é de graça e ninguem quer. Justamente porque é ruim além de ser de graça.

Provavelmente os 27% que não trocaram para Windows é porque nao conhecem nenhum técnico, não tem dinheiro ou sei lá, não sabem o que é Windows e quanto melhor poderá ficar a utilização do computador.

Falar em acabar com a pirataria é tolice.

Comentário de Hélvio Mota
Do not...: ...feed the troll.


Hélvio Mota
Linux User #141855
"Linux is just like an indian tent: no Gates, no Windows and an Apache inside..."
Comentário de Helvécio
alternativa mega-ornitológica: Essa eu não captei..

"alternativa mega-ornitológica"
Comentário de José Luiz
Nã é só por ser de graça: Alem de todas "mancadas" que os montadores de pcs com Linux cometem,ao instalar o sistema sem swap, ou drivers de modems que realmente funcionem,nota-se a falta de um "manual rapido" que poderia ter entre 8 a 10 paginas,com dicas de passo-a-passo para inicio de utilização destas maquinas,já citei aqui o fato de que o cliente tentava de toda maneira retirar o DVD do drive (poderiam usar uma distro com auto-montagem,ou dicas no manual rapido,e este deveria ser entregue junto com a nota fiscal para que os "pilantras" que testam a maquina e sugerem a colocação do windows,na propria loja,não deem sumiço no mesmo), o mais recente comprador revoltado que atendi,tentou fazer um curso basico de Linux na fundação rede amazonica de radio e televisão,quase teve um enfarte com o preço: 700,00 reais (e olhem que era o Debian anterior ao Sarge),paguei 200,00 em 2 parcelas de 100,00 para que minha filha fizesse um curso "completo" de informatica em windows (sistema utilizado na universidade federal do amazonas,onde a mesma é aluna),tudo contribui para que as pessoas migrem para o windows,onde o tio Bill ganha nas licenças das ditas escolas.
Algumas instituições de ensino superior,já utilizam Linux,aqui em Manaus, a uni-norte é um exemplo de uso do sistema do pinguim.

Mas eu acho dificil que o usuario comum que quer jogar,navegar na internet ou ouvir musica aceite pagar 700,00 para aprender Linux.
Comentário de Ramon Gadelha
Muitos desses PCs vem com: Muitos desses PCs vem com distros ruins e bugadas, salvos sob raras excessões.

Assim até eu troco por outro...
...outra distro de Linux, é claro! :P
Comentário de darkxnes
Usuarios este é o problema: Esquecam, os usuarios nao querem aprender.

Eles querem tudo o mais mastigado possivel.

Usuario nao pensa só usa.
Comentário de Marcelo Vivan Borro
"De graça, mesmo com um: "De graça, mesmo com um mini-treinamento, eu mudaria do linux pra windows. Todos os vizinhos usam windows, o filho do João "sabe tudo" de informática e usa windows, etc, etc"

Bom isso seria válido se o Linux não tivesse nenhuma vantagem sobre o windows. Mas na hora que o micro do vizinho para porque tá empesteado de vírus, ou então o micro do filho do joão que fica reiniciando a toda hora, você ia estar na sua casa com seu micro funcionando.
Ao meu ver bastaria o micro completamente configurado, um guai rápido com receitas de bolo para diversas tarefas comuns e um suporte para outras dúvidas.


Marcelo Vivan Borro
Comentário de leonardo_lopes
Não sei dizer se o problema: Não sei dizer se o problema é:

"Eu não quero aprender" ou "Eu quero o que me disseram que é melhor"

"Be realistic, ask for the impossible."
Leonardo Lopes Pereira
Comentário de hamacker
Uma colega minha comprou um: Uma colega minha comprou um PC da positivo com aquele Windows Favelado Edition(Starter) que não toca nada, não vem com aplicativo nenhum, não compartilha arquivos, cheio das restriçoes e é lento pra xuxu, e tá feliz da vida porque achou que comprou a coisa certa.

É incrivel como a MS tem a capacidade de amputar um braço e uma perna do software dela e ao ínves das pessoas ficarem indignadas porque receberam menos elas ainda saem satisfeitas.

Mas também é um absurdo vir um linux onde o modem não funciona, tem máquina por aí que nem as USBs frontais tão ligados. É muito o desleixo. Quer saber ? Dá até medo de plugar um pendrive, vai saber se não inverteram a polaridade da energia.

Comentário de The Darkness
Esse problema é nosso ou é deles ???: Quem deveria estar preocupada com essa pesquisa seria a M$, isso se ela tivesse interesse real em combater a pirataria.
Ela chegou onde está hoje, porque o produto dela sempre foi fácil de piratear.
Ela fica cobrando dos governos mundo a fora o combate a pirataria mas ela mesma não faz a parte dela.

Existem muitos problemas no programa "Computador para Todos", e o maior deles é que não existe uma empresa SÉRIA de LINUX por trás do programa.
As empresas "que vendem hardware" colocaram qualquer coisa só para vender mais usando os recursos do programa. O compromisso com o LINUX nunca existiu de fato.
A comunidade tem que cobrar do Governo que ele fiscalize melhor o processo para que os números que essa pesquisa levantou possam um dia ser mudados.

[ The Darkness ]
[ Jorge Bastos ]
Usuário Linux 407232
É Usuário de Linux? Apareça !!!
Comentário de The Darkness
Usuário = pessoa que usa: Usuário = pessoa que usa algo
Técnico = pessoa que conhece a fundo as caracteristicas de algo

Precisamos ter em mente nessas horas que o usuário quer simplesmente usar.
Não temos que criticá-lo por ele ser assim, mas sim dar a ele o que ele quer para que ele possa usar o nosso e não o deles.

[ The Darkness ]
[ Jorge Bastos ]
Usuário Linux 407232
É Usuário de Linux? Apareça !!!
Comentário de popolony2k
Tenho um conhecido que comprou um micro com o Win SE e ......: ... não demorou 1 mês para trocar por Windows XPirata !!!!

Leidson - Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org - Java Universal Messenger
FreeBSD/OpenBSD user
Politics is showbiz for ugly people !
Minhas Charges

http://blog.planetagol.com.br/category/blog-do-leidson/charges/
Comentário de popolony2k
Nosso e deles.....: ...pois do nosso lado, os usuários não estão se fidelizando ao Linux e do lado deles é que o Linux já é uma baita pedra no sapato deles, pois não estão ganhando nem dos fabricantes de PC's, nem dos usuários que instalam seu Windows.

Leidson - Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org - Java Universal Messenger
FreeBSD/OpenBSD user
Politics is showbiz for ugly people !
Minhas Charges

http://blog.planetagol.com.br/category/blog-do-leidson/charges/
Comentário de Manoel Pinho
Estatísticas: Estatísticas são que nem copo cheio pela metade; dependendo de quem vê o copo pode ser visto como meio cheio ou meio vazio.

Se considerarmos que a situação atual era de mercado com mais de 95% de micros montados, sem garantia nenhuma, pagos à vista e geralmente em cash, usando windows pirata e repleto de aplicativos pirateados, a situação na realidade melhorou tanto para o usuário quanto para quem defende o linux. Não foi a melhora que gostaríamos mas mesmo que esses 27% decresçam com o tempo até atingir 10% ou qualquer infinitésimo acima da percentagem anterior a situação ainda é um pouco melhor do que antes. Pelo menos a pessoa vai ter trabalho e pagar para retirar o linux, enquanto antes nem sequer tinha o linux instalado e muito menos saberia como fazê-lo.

A coisa que mais me intrigou nessa reportagem foi o trecho "enquanto 36% confirmaram um pagamento adicional médio de 137 reais, pela compra e instalação do novo sistema operacional, uma forte evidência de utilização de cópias ilegais". Pagam 137 reais, também mais caro que o XP Starter "miserable" edition, o que significa que o consumidor também não quer aquela bomba e paga mais para ter o XP Professional Corporate Pirated Edition instalado. Mas fico com pena dessa gente que está sendo roubada por esses "téquinicus" vagabundos que muitas vezes instalam o windows e nem sequer dão os CDs pro cliente, que é obrigado a pagar novamente 6 meses depois quando o computador está inutilizável por tanto vírus e besteiras que usuário faz. Mas ainda assim é melhor do que pagar por um XP capado edition para Redmond e realimentar mais ainda o monopólio da empresa.

Temos que nos preocupar e brigar para que obriguem as empresas a ter um padrão mínimo de funcionamento dos softwares e a preparação de algum tipo de manual ou CDROM com cursos em vídeo/multimídia.


------------------------------
Usuário Linux #100343
Participe da Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
Comentário de Profano
Outro modo de ver a pesquisa: --- A exemplo do enfocado pelo IGBASSANI acima, busco interpretar essa e outras pesquisas sobre os fatos. Assim é que:

- - Antes do lançamento do Programa do governo, os preços dos PCs e hardwares necessários eram altíssimos. Por conta do programa os preços foram reduzidos dràsticamente;

- - Os PCs (inseridos no programa) alcançaram a venda de +/- 265 mil unidades, sendo que, 86% (+/- 227 mil) por pessoas que adquiriam esse artigo pela primeira vez (impulso de vendas alavancado); e os 14% restantes (quase 38 mil) de atualizações dos equipamentos já existentes;

- - A pesquisa, aqui comentada, mostra números de 73% de "migrações" para o outro sistema ("pirataria" e/ou migração legal)... Aqui cabe uma indagação: - Há pesquisa sobre o montante de PCs com Windows NÃO LEGAIS - antes, durante e após o programa, incluindo a tão famigerada "pirataria" e Licenças não renovadas ???

- - Devemos depreender que a "migração" alcançou (também) os PCs vendidos com o Windows-SE (aqueles, subsidiados pela MS, para serem incluidos no contexto do Programa). Neste caso, quais foram os resultados obtidos pela pesquisa? Porque não divulgados? Ahhh..., Não foram objeto da pesquisa? Por qual razão???

--- De qualquer modo, o Programa PC Para Todos (ou qualquer outro nome em vigor) é um programa vencedor, permitindo a inclusão digital a muitos lares, independentemente do SO embarcado ou trocado em cada máquina.

--- Na medida em que os novos usuários estarão usando seus equipamentos, irão se dar conta que daquele SO original (que veio na máquina - antes de ser trocado) não era suscetível a "virus" e outros "malwares", e vai sendo aprimorado a cada dia, tornando-se cada vez melhor de usar e que, com o acréscimo de um novo pente de memória (baixíssimo custo) roda mais "redondinho"... Bem, aí vão ter que fazer uma NOVA PESQUISA para avaliar a NOVA MIGRAÇÃO, desta vez para o Linux, com certeza...

--- Estou pagando pra ver... E verei !


-------Profano---------
Comentário de Marcelo Ulianov
Facilidade de Uso: O povo quer facilidade.Enquanto para instalar um softmodem ou uma webcam for necessário um diploma universitário, ou ainda, enquanto aquele cd-rom baratinho com aqueles joguinhos estúpidos não rodarem no Linux, ele não serve para o usuário doméstico. Ou como me disse minha filha de 6 anos : Esse linux não roda o meu cd do " Coelho Sabido " ! Ele serve pra que então ??? E não adianta eu dizer que tem outros jogos, outros brinquedinhos. Eles querem o que todos querem...
Comentário de CWagner
Eu só espero que ninguém: Eu só espero que ninguém da turma da sua filha saia por aí comendo caca de cachorro na rua, dizendo que é bom.

O que temos que fazer, em primeiro lugar é mudar em casa para o que é bom.

Sinceramente, apesar de gostar muito de computadores e games, hoje em dia dou graças a Deus por meus pais terem comprado livros na minha infância, em vez de Atari 2600.

Jogos! Que tal aqueles que fazem a criança pensar um pouco, jogos de tabuleiro e de raciocínio são ótimos, baratos e socialmente adequados, pois a maioria é criada pensando na interação com outras crianças ou membros da família.

Deixar os filhos por horas seguidas em frente ao computador, videogame ou mesmo a televisão só demonstra comoos novos pais estão "sem tempo" para ensinar e educar seus filhos.

Sem convivência, diálogo e troca de afetos proporcionadas por passeios, jogos e atividades coletivas, ou mesmo uma simples lição de casa, estamos preparando nossas crianças para serem criaturas sozinhas, fechadas carentes e antisociais, vítimas perfeitas de pessoas inescrupulosas, como nossos políticos que forçam situações e têm suas vontades "aceitas" por nós que achamos que não podemos fazer nada além fechar os olhos e abaixar a cabeça.

Vamos nos curvar às vontades dos nossos filhos, afinal de contas eles sabem o que é melhor para eles e para nós, que existimos apenas para servir.

E antes que digam que o post é totalmente off topic, usuário é uma criança que não sabe, não quer saber e tem raiva de quem sabe mais que o mínimo de Informática.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA

Assista e divulge: documentário sobre os poderes da Rede Globo, produzido pela Channel 4, de Londres (Obrigado,jm)
http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2003/08/260618.shtml
Comentário de bebeto_maya
Simplismo!: __Marcelo, essa sua colocação é inressante, porque um PC porde ter várias funções, ou ser um videogame do "coelhinho sabido". Existem vários tipos de desktop, inclusive o mono-funcional...A questão é que Linux não tem MS Office, e não podemos fazer nada, não tem Internet Explorer (aleluia) etc.. Ele é bom para trabalhar em textos, planilhas, internet etc. Portanto acho que sua consideração foi um simplismo muito abrangente, porque minha sobrinha adorou o TuxPaint e o Tux Racer, além do mais, quem faz joguinho do Coelhinho Feliz é o fabricante, infelizmene nem o mais visionário, nem Steve Jobs e sua Apple, podem fazer o dito joguinho para Mac.
________________________________
Arte com Linux e Software Livre:
http://inteligencianatural.sites.uol.com.br
Comentário de Marcelo Ulianov
Calma CWagner... oncordo: Calma CWagner... oncordo inteiramente com vc. É por isso que la em casa escolhemos muito o que entra pela cabecinha de nossas filhas. Que aliás, adoram um bom livro. E tb adoram jogos de tabuleiro, como o "Jogo da Vida", por exemplo. Não radicalize. Aceite os pontos fracos do Linux, e lute para supera-los.
Comentário de Marcelo Ulianov
Bebeto, o Tux Racer é muito: Bebeto, o Tux Racer é muito bom, o Tux Paint é cansativo, e o GCompris é legal. Mas é muito pouco, em comparação ao que temos do outro lado. E vc sabe que o usuário não quer nem saber das dificuldades de desenvolvimento. Ele quer a coisa pronta e funcionando....
Comentário de CWagner
Marcelo, desculpe a aspereza: Marcelo, desculpe a aspereza do primeiro parágrafo.

Com certeza, os "pontos fracos do Linux", creio que são mais das empresas que não enxergam, não querem ou não podem enxergar o Linux como uma boa plataforma para desenvolvimento de aplicações.

E não é por falta de ferramentas, senão como explicar jogos como DOOM3, tux racer, frozem-bubble, entre outros?

O que podemos fazer* é esclarecer quem conhecemos, mostrar-lhes as ferramentas que usamos, o que produzimos com elas e convencê-las de que podem fazer até melhor em suas áreas de atuação.

Quanto aos jovens, o futuro lhes pertence, mas somos nós que preparamos o terreno para eles. E cabe a nós mostrar-lhes que existem outros caminhos além daqueles que mostram ou nos forçam a enxergar todos os dias.

Saúde e Paz a todos.

P.S.: Claro que podemos mudar o que desejamos nas ferramentas, só temos que tomar cuidado com o que querem os usuários. No final das contas você perceberá que eles querem mesmo é que façamos o trabalho para eles: nós ,e não o computador.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA

Assista e divulge: documentário sobre os poderes da Rede Globo, produzido pela Channel 4, de Londres (Obrigado,jm)
http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2003/08/260618.shtml
Comentário de Vagner Farias
70% nas classes C e D: Talvez o fato de 70% dos compradores se enquadrarem nas classes C e D dificulte um pouco a venda de produtos e serviços adicionais para estes clientes.
Comentário de pizza
Olha os comparativos..: Temos de parar com certas comparações absurdas (na minha opinião), temos a mania de dizer que temos ótimos jogos no Linux, e 99% das vezes são citados o tux racer, frozzen bubble e doom, ora gente vocês realmente esperam poder comparar esse jogos com algo como Need for Speed, Legend of Zelda, Fifa 2006, etc.. é absurdo, são diversos níveis de evolução de distância. Quando algum pretenso usuário lê isso e procura olhar os ditos "jogos" tão bem falados do Linux simplesmente cai de costas, ou na gargalhada. Esse público, que não é infantil, representa a maior fatia do mercado de computadores.

É quase a mesma coisa que na eleição dos melhores do ano aqui do br-linux elegerem o VI como melhor editor de textos que o OpenOffice.org, fala sério! Acorda gente! Sei que para muitos dos linuxers os melhores jogos eram do telejogo (exagerei neh?), atari, pahnton e nintendo. Mas entendam que estes jogos, assim como vocês (e eu) são jurássicos, e jamais cativarão qualquer criança acima dos 8 anos de idade (falo por experiência). Infelizmente.
Comentário de ano@nimo.com
Era previsivel. : Era previsivel.

Mas 27% manterem o sistema original eh um sucesso.

Eh nesses 27% o que os vendedores de soluçoes freesoftware devem se concentrar. Estes 27% eh que merecem treinamento para melhorar ainda mais a sua habilidade em trabalhar com o software.

Sao estes 27% que merecem um SITE ESPECIAL so para eles; uma comunidade no Orkut etc. Manter estes 27% eh muiiito importante para qualquer empresa que venda soluçoes freesoftware. Valeria um investimento neste mercado.

Eh perda de tempo (por enquanto) tentar convencer estes 73% de que o que fizeram foi uma bobagem! Cultura eh cultura.

PS: venderam computador com modem que nao funciona no Linux?????? Isto eh caso para o PROCOM resolver e nao o filho da vizinha que entende "tudo" de computador.


Comentário de Douglas Augusto
Processador != editor:
É quase a mesma coisa que na eleição dos melhores do ano aqui do br-linux elegerem o VI como melhor editor de textos que o OpenOffice.org, fala sério! Acorda gente!


Mas é óbvio: 1) OpenOffice.org é uma suíte de aplicativos; 2) O componente Writer (da referida suíte) é um processador de textos, não um editor de textos.
Comentário de Infovagner
Quem deve estar preocupado: Quem deve estar preocupado com essa pesquisa é o pessoal da Microsoft do Brasil. Há dois anos eles dominavam 100% do mercado residencial de PCs no país. Em apenas dois anos cairam para 73%. Perderam um quarto dos usuarios. Muitos empresas estariam desesperadas com uma queda desta.

Vagner Augusto
Infovagner
Comentário de popolony2k
Quem deve acordar é vc, pois ....: ...não se esqueca de que somos usuários técnicos e que sabem diferenciar um editor de um processador de texto.

Leidson - Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org - Java Universal Messenger
FreeBSD/OpenBSD user
Politics is showbiz for ugly people !
Minhas Charges

http://blog.planetagol.com.br/category/blog-do-leidson/charges/
Comentário de Dudu Guimarães
A verdade do software livre...: Sou português e aqui em Portugal como em todo o mundo prospera o software proprietário.
Estudei informática e apenas estudei o sistema operativo Windows em termos práticos. Sei alguma história do Linux, mas nada que permita aprender a trabalhar com ele.
Acho que o problema disto é o facto das escolas não terem o Linux instalado num determinado computador. Poderiam criar a Sala Windows e a Sala Linux.
O Windows tem uma interface bastante atraente. O Linux desconheço. O Windows tem um sistema de ajuda, que nós sem sabermos muito, podemos auto-aprender.
Acho que o Windows deveria era baixar os preços e assim lutaria contra a pirataria. Acho que isso das activações é uma perda de tempo, mas acho bem. Acharia melhor que eles baixassem consideravelmente o preço para os usuários domésticos, assim a pirataria não teria mais razão de ser. Uma alternativa seria o pacote windows básico perder algumas funcionalidades que não impediriam um utilizador básico de trabalhar, com a possibilidade de comprar ferramentas extras e aí a Microsoft ganharia o mesmo com essas vendas.
Mas é verdade que se pensarmos bem, o que custa é criar uma vez o sistema, depois é só vender cópias. Se pensarmos que se vendem 100.000 unidades ao preço de 250 euros por ano e fizermos as contas, se se baixar o preço para 50 euros poder-se-á vender 500.000 unidades ou mais, o que quer dizer que o ganho por parte da MS aumentaria.
Acho que assim a pirataria acabaria de vez.
Comentário de George Kihoma
Não estou preocupado com: Não estou preocupado com essa pesquisa, mas com os possíveis usos dela. Afirmar que a obrigatoriedade do GNU/Linux induz à pirataria é o mesmo que dizer que o Sol gira em torno da terra. Ninguém usaria o Windows pirata se o preço fosse mais acessível. Pense bem. O cara para entre R$ 1000,00 e R$ 1500,00 apenas pelo hardware. Depois paga praticamente o mesmo valor pela dupla Windows + Office. Agora vem o sujeito dizer que o GNU/Linux estimula a pirataria. MENTIRA. O que eles querem é vender cópias do Starter Edition para o programa Computador para Todos. Por acaso fizeram levantamento de QUANTAS cópias do OFfice pirata também estão instaladas? Não? Por que não? Porque querem passar essa idéia de que a pirataria do SO é induzida pelo GNU/Linux. Depois, caso o SONGO_MONGO Edition seja LICENCIADO (tem muita gente que ainda pensa que "comprou" o Windows) junto do Computador para Todos, daí vão dizer que o "openoffice estimula a pirataria do MS Offcie". E uma coisa puxa a outra. Ou será que antes do programa do governo federal NÃO existia pirataria? O argumento é uma falácia também porque o cidadão é livre para usar o que quiser. Não precisa ser induzido a nada. Mas o governo não é obrigado a vender LIXO sob forma de software apenas para satisfazer a vontade da MS. Pelo menos não com o dinheiro DOS MEUS IMPOSTOS.



Comentário de George Kihoma
Mas o que tem a ver a: Mas o que tem a ver a polaridade da saída USB com o GNU/Linux?

Comentário de hamacker
Ué voce nunca espetou um: Ué voce nunca espetou um pendrive no seu micro ?
Tente, se não funcionar voce culpa o Windows, ou culpa o Linux. É pouco provavel que culpe o montador.
Comentário de bebeto_maya
Entenda, cara!: __Marecelo, é por isso que considero que o Linux não é para todo tipo de usuário. É isso que quero dizer, ele é bom exatamente onde é menos usado, que é nas workstations empresariais, onde jogos não são desejáveis...Tudo, tem sua limitação, e você não pode generalizar a inteligência do usuário, tem de saber suas necessidade, imaginar que o usuário é uma anta, quando na verdade, muitas vezes quer aprender, mas o preconceito e arrogância deste nosso lado, o dos que sabem e acham o usuário um imbecil, isso sim é um simplismo.
________________________________
Arte com Linux e Software Livre:
http://inteligencianatural.sites.uol.com.br
Comentário de Lealcy Belegante Junior
O problema é a qualidade do Linux instalado nas máquinas: O principal problema que eu tenho visto neste programa de "Computador para Todos" é que as distribuições instaladas nas máquinas são antigas ou baseadas em outras distribuições falecidas (principalmente Conectiva). Há também as "frankstein" criadas por empresas nacionais que são um lixo no conceito da simplicidade.

Se eles adotassem uma distribuição descente -- particularmente recomendaria o Ubuntu -- com uma boa gama de aplicativos pré-instalados, multimídia configurada, um pacote de jogos e um guia (que no caso do Ubuntu já existe, basta traduzirem) para iniciantes no sistema, tenho certeza que a taxa de pessoas que substituem o Linux pelo Windows -- pessoas desinformadas, com certeza -- seria bem menor.

Sou completamente contra o uso de sistemas operacionais piratas e acho que o usuário deve usar sim um sistema de menor qualidade (não estou falando do Linux) se não tem condições de comprar um sistema proprietário que ele considera superior. Afinal, compra Golzinho quem não tem condições de comprar uma Ferrari, não é mesmo?

Bom, até corri o risco de incorrer em uma analogia falsa no parágrafo anterior, já que no mundo do software livre, as Ferraris são de graça. Mas eu baseei na forma como o usuário comum e influenciável pela meio-conhecimento de outros pensa. E esse comportamente não vai mudar enquanto a pirataria não for combatida apropriadamente; não que não venha sendo, mas ainda não está ideal.

As empresas interessadas em cortar custos e estimular o uso de alternativas para os sistemas da Microsoft e, principalmente, o Governo Federal, devem começar a codificar seus programas usando frameworks cross-platform.

Quando me enveredei no caminho de convencer alguns escritórios da minha cidade a usar o software livre nas máquinas novas (estava tentando emplacar o Famelix pela adaptação mais fácil da interface), me vi limitado pela barreira de não conseguir fazer nenhum programa fornecido pelas instituições públicas (Governo Federal, Receita Federal, Arrecadação Fazendária, etc) rodar, por melhor que eu tenha configurado o Wine.

Se o governo está tão interessado em estimular a adoção do software livre, porque não começa ele próprio a fornecer aplicações que possam rodar em mais de um ambiente?

Querer empurrar para o usuário um ambiente diverso é muito fácil, mas enquanto eles não arrumarem a casa, vão ter que se contentar em ver o programa deles se transformar no ganha-pão dos piratas. Um tiro no pé, com certeza.
Comentário de marcosalex
Não só isso. Às vezes a: Não só isso. Às vezes a máquina está mal configurada e não vem com muitos pacotes que seriam interessantes. Eu, por exemplo, colocaria o Wine configurado, pro caso do cara querer instalar algum produto Windows que precisasse.
Haskell developer
Comentário de TaQ
Tive uma experiência: Tive uma experiência interessante com um computador do programa "Computador para Todos" e a postei aqui:
http://eustaquiorangel.com/blog/show/320
Comentário de popolony2k
Sua análise foi interessante, mas ....: ...sua afirmacão de que a MetaSys precisa "ganhar o dela" vendendo o CD do micro não é verídica. Na verdade se você tivesse algum problema com o MetaSys instalado e tentasse entrar em contato telefonico ou por email, tenho absoluta certeza de que eles responderiam imediatamente e você ficaria 100% satisfeito, principalmente se você solicitasse o DVD do MetaSys instalado, eles enviariam para você GRATUITAMENTE !!!!! Mas tenho certeza que você não tentou contacta-los, pois minha experiencia recente com eles me deixou satisfeito quanto ao suporte, que diga-se de passagem se mostrou superior ao do pessoal da M$, cujo contato estou aguardando desde 1997 a respeito de uma dúvida sobre um produto deles na época.

Fala a verdade !! Você queria instalar UBUNTU nesse micro mesmo !!

Leidson - Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org - Java Universal Messenger
FreeBSD/OpenBSD user
Politics is showbiz for ugly people !
Minhas Charges

http://blog.planetagol.com.br/category/blog-do-leidson/charges/
Comentário de Rodrigo Gomes
Acho interessante como os: Acho interessante como os defensores do linux sao os que mais se preocupam com o combate a pirataria do produto do "concorrente" como se tivessem perdendo dinheiro com esta pirataria.

Interessante q cobram um linux mais configurado, sendo q se o sistema fosse facil um usuario configuraria pra tudo o q ele precisa, ou conseguiria usar satisfatoriamente com a configuracao padrao, como qualquer um faz com windows.

Gosto do linux, gosto da versatibilidade dele pra powerusers. O q nao me conformo como varias pessoas aqui tentam desesperadamente atacar o windows como fonte de todos os males do mundo sem ver q varios dos problemas estao no proprio linux e é nisto q que se tem de melhorar.

Comentário de TaQ
Oi.: Oi.

"sua afirmacão de que a MetaSys precisa "ganhar o dela" vendendo o CD do micro não é verídica"

A minha afirmação é que eles precisam ganhar o deles de alguma forma, seja com suporte, venda de CD, etc, afinal, ninguém vive de vento, não estou achando ruim não. E como eu disse lá, mesmo se fosse comprar o CD, é barato, bem mais que uma licença do Windows por um produto que eu considero bem melhor, e pagaria com prazer se precisasse. :-)

"principalmente se você solicitasse o DVD do MetaSys instalado, eles enviariam para você GRATUITAMENTE"

Isso é você quem está me falando, diferente do que a mocinha da loja disse e do que consta no site deles aqui olha:

http://www.metasys.com.br/servicos/gat.php?x=4

Em nenhum momento é mencionado o envio de CD (quanto mais DVD ;-) dentro do programa deles. O que eu afirmo é o que me foi dito pela vendedora e pelo que eu já procurei no site. Se você tiver uma URL de algum lugar informando que eles enviam o CD/DVD do sistema instalado gratuitamente, eu agradeço e insiro lá no post, uma informação a mais!

"você ficaria 100% satisfeito"

Opa, aqui que você não pode fazer uma afirmação, afinal, como você pode ter certeza disso? De repente, eu ficaria uns 98% satisfeito, vá. :-)

"tenho certeza que você não tentou contacta-los"

Não, não tentei, não estou desmerecendo nem nada (pode conferir que em nenhum momento eu desmereci o produto, que, inclusive, parece bem legal, vem até com vídeo de treinamento!), mas preferi instalar o Ubuntu mesmo.

"minha experiencia recente com eles me deixou satisfeito, superior ao do pessoal da M$"

Que bom! É mais um ponto positivo para a distro para deixar o usuário final mais confortável, o da Microsoft é horrível mesmo.

"Fala a verdade !! Você queria instalar UBUNTU nesse micro mesmo !!"

Queria sim, tá, eu confesso, seu mala. :-)

[]'s!
Comentário de Durval Sabino dos Santos
Instalação linux: Pessoal! Chega de blá blá blá!
Basta que ensinem a instalar o Linux, que o resto se aprende, eu mesmo não tenho o Linux porque não pude fazer uma faculdade sobre este sistema. Já fiz "N" tentativas para instalação, sempre dei com os burros n'água.
Enquanto até um cego intala o Windows, precisa de uma faculdade para instalar esta porcaria chamada Linux!
Enquanto se discute quem é quem, o senhor do Windows está cagando e andando para o concorrente Linux.
Eu como brasileiro, sou favorável que tenhamos um sistema funcional e eficiente, como parece ser o tal Linux, mais que diabos!!! FAÇA ALGO PARA QUE QUALQUER PESSOA INSTALE ESTE SISTEMA! Depois de instalado se aprende a usá-lo.
Enquanto isto não acontece, VIVA O WINDOWS! VIVA A PIRATARIA!
E tenho dito.

Comentário de Manoel Pinho
Faculdade: Então aproveite essa desculpa esfarrapada de que o linux é difícil e faça uma faculdade para ver se seus neurônios voltam a funcionar ou então contente-se com a sua ignorância e trabalhe muitos anos para pagar a sua cópia de windows

------------------------------
Usuário Linux #100343
Participe da Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
Comentário de Samuel Rocha Marinho
Windows x Linux: Pessoal, o debate não deve ser em torno da disputa Windows x Linux.

Temos que considerar o seguinte:

O programa do governo federal "PC para todos" possibilita que um cidadão adquira um computador pagando prestações de R$ 60 ou R$ 70.

Esse cidadão não tem condições de pagar R$ 200,00 ou mais por uma licença do windows, R$ 400,00 ou mais pela licença do Office, R$ 100,00 ou mais por licença de games, etc. Resultado: proliferação da pirataria a R$ 5 ou R$ 10 em qualquer esquina das grande cidades.

O tal cidadão também não tem condições de pagar por um treinamento da 4Linux, por exemplo.

Então, a comunidade tem que pressionar para que o ensino de software básico e open source comece nas escolas. Linux é muito fácil de aprender, porém ainda carrega o estigma do desconhecido. Agora, imaginem uma criança aprendendo o básico do Linux nos primeiros anos de escola. Essa criança se tornará um jovem com desenvoltura na comunidade open source. E, quem sabe, esse jovem se tornará um guru da criação de software. E o Brasil precisa de mentes brilhantes na área de T.I., para se livrar das amarras tecnológicas que prendem nosso país ao atraso.

Obs.: Citei a 4Linux porque considero os caras profissinais de primeira, mas que são voltados para um público mais profissional e assim que devem ser.

Att.
Samuel R M

Comentário de popolony2k
Não querendo lhe atribuir a responsabilidade, mas .....: ...vou usar a sua atitude de não ter contactado a fornecedora do Linux em questão para exortar os demais aqui, que em alguns casos parecem dar opiniões sem ter esgotado, ou até mesmo tentando alguma possibilidade de comunicação com o fornecedor do sistema operacional.

Como você mesmo disse, você não tentou contactar a mantenedora da distribuição, nesse caso a MetaSys, e acreditou na palavra do vendedor, mesmo sabendo que 99.99999% não tem conhecimento algum sobre o produto que eles mesmo vendem, muitas vezes instigando o usuário a mudar o SO pelo Windows, o que faria o micro perder a garantia.

Um camarada meu acabou de comprar um micro com um MetaSys instalado e assim que recebeu o micro, entrou em contato com a MetaSys (via email) e recebeu em menos de 48 horas o DVD completo, não sei se vc leu o endereço que você me repassou http://www.metasys.com.br/servicos/gat.php?x=4, e o mesmo descreve toda a garantia que a MetaSys te dá - BASTA SE REGISTRAR NO SITE DELES, SIMPLES NÉ ??

Inclusive todas as outras dúvidas técnicas foram esclarecidas pelo pessoal técnico da empresa.

Sobre ficar "98% satisfeito", me diga, não é excelente para uma empresa alcançar tal nível de satisfação ???? Ainda mais se tratando de uma empresa Nacional ???? Eu fiquei -100000% (menos mil %) satisfeito com o pífio suporte da M$.

Sobre as empresas que disponibilizam distros para o "Computador para Todos", é muita ingenuidade sua ou de alguém aqui, achar que eles não ganham nada para disponibilizar sua distro no computador, vivendo assim de "vento" !!!!!!

Claro que a empresa fabricante do computador PAGA para a dona da distro.....só não deve pagar a mesma quantia que pagava anteriormente para a M$, pelo seu Ruindows.

Sobre vc ter instalado o Ubuntu, saiba que se der um problema no micro, o computador perdeu a garantia do mesmo jeito que se tivesse sido instalado o Ruindows. :.(

Mas é claro, vamos torcer para não dar pane de Hardware no micro.


Leidson - Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org - Java Universal Messenger
FreeBSD/OpenBSD user
Politics is showbiz for ugly people !
Minhas Charges

http://blog.planetagol.com.br/category/blog-do-leidson/charges/
Comentário de EddieLinux
Comentario da Abes: "Queremos contribuir com informações ao governo e sugerir que o financiamento dos desktops do programa Computador para Todos não se restrinja a máquinas com software livre", declarou Jorge Sukarie, presidente da Abes. "Não somos contra a ampliação do uso de softwares de código aberto pelos brasileiros, mas o sistema atual é uma maneira de privar a opção do usuário", critica.

Na minha Opinião.

Quando o windows vinha de fabrica em quase todos os computadores eu não vi nada deles falando que era venda casada, ou podia ser, assim discutindo e vendo o que fazer?
Não vi nada, to até agora querendo saber se é ou não?

O Windows XP Starter Edition, esse que só pode abrir até onde eu sei tres janelas, as pessoas não sabem, ve XP, pensa que é um só, quando vão usar, ai, sai de baixo, na minha opinião, acho que a Abes, deveria se preocupar em informar as pessoas que comprão tal coisa, pois depois elas vão e trocam por um pirata, mais eles pagaram por aquilo, na minha opinião parece propaganda enganosa se for isso mesmo.
Que tal a Abes ver isso, se é ou não é, e se for fazer alguma coisa?
Comentário de popolony2k
A ABES é um orgão defensor das M$ da vida....: ... só isso !

Leidson - Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org - Java Universal Messenger
FreeBSD/OpenBSD user
Politics is showbiz for ugly people !
Minhas Charges

http://blog.planetagol.com.br/category/blog-do-leidson/charges/
Comentário de TaQ
Oi!: Oi!

"você não tentou contactar a mantenedora da distribuição, nesse caso a MetaSys, e acreditou na palavra do vendedor, mesmo sabendo que 99.99999% não tem conhecimento algum sobre o produto que eles mesmo vendem"

Pois não precisei, já havia decidido instalar o Ubuntu. Simples assim, se eu precisasse, ou tivesse decidido que iria manter o Metasys, com certeza contactaria eles. Para que vou perder tempo meu e deles contactando os caras se eu vou não vou usar o produto?

"não sei se vc leu o endereço que você me repassou o mesmo descreve toda a garantia que a MetaSys te dá"

Menos dizer que eles enviam o CD gratuitamente, não sei se você leu lá. Você pode espernear, mas isso não está escrito lá. O que chega mais perto é "correção de possíveis falhas dos softwares, decorrentes de erros ou problemas na sua implementação", mas de forma alguma isso quer dizer "envio de CD gratuito". Para um usuário mais leigo que comprou o computador, fica mais obscuro ainda se não estiver escrito com todas as letras.

"BASTA SE REGISTRAR NO SITE DELES, SIMPLES NÉ"

Faria isso se eu fosse utilizar o produto deles. Como não usei, para que perder tempo registrando, apesar de ser fácil?

"não é excelente para uma empresa alcançar tal nível de satisfação"

Com certeza é. Só mencionei isso para refutar que você não pode afirmar que eu vou ficar 100% satisfeito com alguma coisa. Se você disse que o que eu disse antes era inverídico, essa sua afirmação é improvável, a não ser que você tenha bola de cristal. :-)

"é muita ingenuidade sua ou de alguém aqui, achar que eles não ganham nada para disponibilizar sua distro no computador, vivendo assim de 'vento'"

Opa, agora você inverteu os fatos. Eu nenhum ponto eu falei que eles não ganham nada e fui eu quem falei que eles ganham alguma coisa, (merecida por sinal) com o serviço deles. Isso está escrito no meu post e você inverteu a seu favor, que coisa feia. :-)

"saiba que se der um problema no micro, o computador perdeu a garantia do mesmo jeito que se tivesse sido instalado o Ruindows,
vamos torcer para não dar pane de Hardware no micro"

O hardware é coberto pela garantia do produto expressa na nota fiscal, sem relação com o software. Se o HD queimasse, independente do que ele continha (e que foi perdido), teria que ser trocado dentro do prazo da garantia.

E toda essa história tirou o foco da razão original que eu fiz meu primeiro post em relação à esse tópico: um computador com GNU/Linux está sendo muito mais fácil de usar para um usuário de primeira viagem do que o Windows. Com a distro que veio com ele ou não, está dando uma lavada no "padrão".
Comentário de popolony2k
Não inverti o foco da discussão não....: ...o foco é discutir o porque estão mudando as distros instaladas nos computadores citados, muitas delas porque são muito ruins e não utilizam todos os recursos da máquina, pois não estão configurados, o que segundo você mesmo escreveu em seu blog, não estava acontecendo nessa distribuicao MetaSys.

O motivo para mudar foi simplesmente, por não ter vindo com o CD da distro !

Esse é o foco da discussão !!! Muitos aqui não estão discutindo se o linux já instalado nas máquinas funciona ou não, simplesmente as opiniões foram, eu reinstalava o UBUNTU, eu reinstalava o Fedora, eu reinstalava o SUSE (não esse não!!!!), simplesmente por um gosto pessoal por uma distribuicão X !!!

O dia que conseguirmos nos desvencilhar desse sentimento de "A MINHA DISTRIBUICÃO DEVERIA SER A ESCOLHIDA", SEREMOS COMPLETAMENTE LIVRES !!!!

Apesar de não usar o MetaSys pois não comprei um micro desses, citei um exemplo positivo em relacão a distribuicão e .....????? Não interessa, não é UBUNTU !!! Ponto para a M$ !!

Leidson - Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org - Java Universal Messenger
FreeBSD/OpenBSD user
Politics is showbiz for ugly people !
Minhas Charges

http://blog.planetagol.com.br/category/blog-do-leidson/charges/
Comentário de TaQ
"o foco é discutir o porque: "o foco é discutir o porque estão mudando as distros instaladas"
Ah, então entendi errado, se é esse, então tudo bem. :-)

"O motivo para mudar foi simplesmente, por não ter vindo com o CD da distro"
Não, não foi não, eu queria instalar o Ubuntu mesmo, como mencionei. Minha esposa usa ele e eu achei muito bom. Mesmo se viesse o CD, eu instalaria o Ubuntu, só achei chato que não veio. Como são dois sistemas livres e perfeitamente legais, eu tenho a liberdade para fazer isso. Diferente de um usuário que instala o XP piratão.

"A MINHA DISTRIBUICÃO DEVERIA SER A ESCOLHIDA"
Se fosse assim eu instalava Slackware para ela, que é a minha "distro de carteirinha", mas tive o bom senso de escolher uma mais prática para ela utilizar. :-)

"Ponto para a M$"
Ponto nada, se ela pegar gosto pela coisa, menos um usuário de Windows por aí. :-)
Comentário de timm
A questão não é essa.: A questão não é "se tivessem oferecido um curso", "se usassem a distribuição XYZ", "se o governo obrigasse", "se a Microsoft tivesse postura contra a pirataria", "se tivesse WINE" e etc. Os computadores são ruins, já testei vários e apenas 2 supriram as minhas necessidades. Mas, o fato principal é: O povo não quer mudar.

Querem um computador que rode Windows + Word + Internet Explorer + Paciência + MSN Messenger. Quando dar virus, devido à constante necessidade de manutenção, eles vão formatar e reinstalar. Tudo naturalmente, eles gostam disso! Dêem graças pois, embora 73% das pessoas tiraram Linux, outas 27% migraram de vez. Isso é bom pra nós. Foquemos-nos nelas e que se exploda o resto.

Moral da história: Linux (ou seja qual for o outro SO) nunca vai emplacar desse jeito. E não é culpa nossa. A mentalidade das pessoas é que é fechada. Há grades em suas mentes, são simplesmente pessoas manipuladas pelas Microsofts da vida. Empurrar computadores barrelas, com distribuições ruins e sem compromisso sério (é o que o governo faz) não vai mudar essa situação.

Muito franco, falei.
Comentário de Giba
Gostaria de contar uma: Gostaria de contar uma história que achei interessante, de um amigo que me incentivou na utilização do Linux como desktop de trabalho:

Uma noite este meu amigo chegou em casa e seu pai estava jogando paciência ou campo minado (não me recordo) e depois que acabou o jogo fez o seguinte comentário:
- O seu Windows está um pouco diferente, o menu está na parte de cima da janela.

Este meu amigo tinha um Linux e um Windows instalado (dual boot), e o pai dele sempre usava o Windows, mas como o Linux estava como boot default ele entrou no Linux por engano.

Ele achou o seu jogo preferido e usou o sistema, sem perceber que era um Linux (apenas achou estranho a posição da barra de menu).

Acredito que isto mostra que o Linux é viável para usuários leigos, basta que os pacotes principais (office, navegador, jogos) estejam instalados e bem configurados.

Infelizmente não tive a oportunidade de testar a configuração destas máquinas em discussão, mas se estivessem bem configuradas, acredito que atenderiam um número maior de usuários, pois muitos não estão preocupados com o sistema operacional, mas sim com as ferramentas que utilizam no dia-a-dia.

Não adianta ter o Firefox instalado, se é dificil configurar um modem ou o acesso ao provedor de banda larga. O que alguns destes usuários que migraram de sistema buscam é comodidade e a facilidade de uso.

Uso o OpenOffice, mas fico imaginando um usuário leigo tentando instalar o dicionário em português (apenas supondo que este não venha instalado), isto desmotivaria alguém que não gosta de perder tempo em frente do computador configurando software e certamente instalaria um office pirata apenas porque tem o dicionário que ele precisa.

Sou desenvolvedor de software há mais de 20 anos e já utilizei vários sistemas operacionais. O meu desktop preferido (o que uso em casa) é um MacOS X, simplesmente porque ele é extremamente amigavel (não preciso nem lembrar o que significa a palavra "driver") e quando preciso trabalhar ele vira um *nix abro um terminal bash e da pra fazer baixarias em shell script.

Não quero discutir se MacOS (BSD) é melhor que Linux (se eu não tivesse grana para comprar um Apple, certamente teria um Linux em casa e estaria contente), apenas vejo o Mac como um Linux muito bem configurado e isto é bem mais facil quando o software é feito para um hardware específico.

E neste caso, vejo o Linux como o melhor SO para estas máquinas (Computador para Todos), pois poderia "sair de fábrica" muito bem configurado e pronto para atender 60% do público alvo de forma bem mais eficiente do que o Windows. Distribuições mais amigáveis e gente boa pra fazer isto não falta, acho que falta boa vontade ou talvez pessoas mais experientes cuidando disto.

Gostaria de discutir outros pontos, mas acho que o post ficou um pouco longo.

Comentário de acvsilva
Minha experiência: Minha cunhada comprou um "pc para todos" com XP starter e tive de instalar meu windows ME (com a devida licença, diga-se de passagem) que já não uso mais pois ela não consegui nem colar uma célula do excell.

Ela não podia trabalhar com aquele SO.

O seu computador veio com 128MB de memória e não tem mais no mercado pois sua frequencia é DDR 266...

A placa é sofrível!!!

E ACHAM QUE FAZEM SACAN... SÓ COM O LINUX???

===================================================

Só falta a ABES fazer agora a acusação de que o pc para todos estimula a pirataria pois os usuários trocam o linux pelo windows!

Esta acausação já foi feita anteriormente sobre um programa similar implantado na Ásia (não foi a ABES, ok???).

Agora, vamos botar no papel:

XP - 500 merréis
office - 1500 merréis
antivírus - 100 merréis
firewall - 100 merréis
photoshop - 5000 merréis

Vamos ser sinceros: quem pode pagar todos estes preços??? Um computador com software proprietário é inviável economicamente. Tirando o photoshop, são 1800 num pc de 1200!!!!

Além do mais, mesmo usando o windows, o que o office faz para 90% dos usuários que o openoffice não pode fazer???

O que 90% dos usuários fazem no phtoshop que não pode ser feito no gimp???

Mesmo sendo usado no windows, quem pode negar a qualidade do gimp, do firefox, do thunderbird?

Pq as empresas não baixam os preços???

A pirataria existe porque estes produtos são caros.

Dizer que o software proprietário é ruim é errado, como não reconhecer qualidade do SL.

Qualquer explicação sobre o "porquê não pega" vai passar sempre pela especulação e parcialidade.

Hoje eu creio firmemente num sistema híbrido e todos teremos de aprender a conviver com isto.

A M$ deve estar tendo demudar seus conceitos de uma forma muito traumática. Acostumada a determinar o que o mercado precisa, está sendo confrontada não só pelo SL como google, apple e outros modelos de negócios que estão tomando a dianteira.

Nenhum empresa ou idéia pode ter todas as respostas para tudo no mundo e a IBM - toda poderosa de outrora onde nada se fazia sem saber sua opinião primeiramente - hoje é um eco no passado das "tendências"...

Todos teremos de aprender e o futuro é nebuloso mas não incerto.

Comentário de hamacker
Discordo!: Discordo!
Onde instalei e dei um treinamento básico de onde ficam as coisas, o Linux ainda tá lá. Ao contrário do que voce disse, as pessoas gostaram. Em casa aqueles que me visitam e precisam de internet ou editar um texto, nem sabe que estão usando linux, apenas acham meu "windows" diferente. Tem uns que precisam usar o MSN e por causa disso instalei o aMSN (que fontes horriveis) e esses descobrem logo que não se trata de windows.

Meu sobrinho de 11 anos vem no meu computador e fica jogando os varios jogos do MAME. Alias, uma boa referencia é este endereço : http://www.ubuntugames.org/ e a vasta maioria disponibilizada sem necessitar de compilação.

Eu penso que é o contrário, só não pode usar Linux aqueles que dependem dum hardware ou software específico. Tem gente que depende de Autocad e por isso não vai usar Linux, outros precisam editar videos decentemente e acham as ferramentas linux complicadas demais, mas são pessoas com necessidades pontuais, a maioria que conheço nas empresas usam uma suíte office e internet e mais nada, em casa é quase a mesma coisa.

Em termos de usabilidade, facilidade e beleza...O linux já ultrapassou o Windows há bastante tempo. O que não ultrapassa são drivers e algumas aplicações de alta qualidade.
Comentário de hamacker
(duplicou) : (duplicou)
Comentário de hamacker
Na minha opnião o: Na minha opnião o 'Computador para todos' foi sabotado pelos fabricantes com a configuração 'Starter para todos'. Até coloquei esta opnião no meu blog :
http://hamacker.wordpress.com/2006/11/24/pc-conectado-e-sabotado-por-windows-starter/

Comentário de Bruno Laturner
Acho que você interpretou a: Acho que você interpretou a pesquisa errôneamente:

73% em 502 pessoas pesquisadas, cerca de 367 pessoas, desinstalaram Linux de seus PCs comprados no programa Computadores para Todos.

Com certeza mais que 502 "Computadores para Todos" foram vendidos.
Com certeza os "Computadores para Todos" não foram os únicos PCs vendidos nestes dois anos.
E também há os computadores vendidos(ou não) no Brasil antes desse programa.

Acho que na questão de dominar 100% do mercado de PCs residenciais, essa cifra deve ter diminuído bem menos que 1%.

----------------
CTRL+C, CTRL+V: A melhor ferramenta de programação criada pelo homem.
AjudaLinux Wiki
Comentário de Pereira
Propaganda Microsoft na TV - se não for Windows é pirata !: Srs,

Alguém viu uma possível propaganda que teria sido veiculada na sexta-feira pela Microsoft na TV, em uma cena de um comprador onde supostamente, uma equipe de proteção do software legalizado insinuaria que se o software embarcado no computador popular vendido na loja não for Windows é necessariamente pirata ?
Ainda estou incrédulo que possa ser verdade que saiu esta propaganda desta forma.

Gostaria de saber se alguém viu esta suposta propaganda e se tem a propaganda gravada ?

Comentário de Luk
27% , É UMA BOA PERCENTAGEM !: Considero que se 27% dos usuários permenecem usando linux,
já é um bom resultado.Basta comparar com o número de usuários
que usam linux e windows em seus desktops, a nivel mundial...

Saiu em outra matéria publicada na UOL e já indicada aqui no br-linux:

"Há cinco anos atrás, apenas 2% dos usuários que compravam computadores com nosso sistema operacional não o trocavam por outro", disse Paul Guillet, novo gerente geral da empresa Mandriva Conectiva, apresentado em evento esta semana em São Paulo. "Em 2003, esse percentual foi a 5%. Se com o 'PC Para Todos' conseguimos atingir 27% de pessoas que estão usando Linux, é um crescimento em progressão geométrica. Ficamos muito felizes, as perspectivas são as melhores possíveis."

NO LINK ABAIXO:

http://tecnologia.uol.com.br/ultnot/2006/11/24/ult2870u202.jhtm


Comentário de Duodecimo Fernandes
E o software que acompanha?: A pesquisa só comenta a compra eventual e provavelmente ilegal de windows, mas, ao instalar windows, será que os usuários pararam por aí, se contentando apenas com os utilitários básicos do windows? Acho desproporcional comparar windows xp com linux como kurumin, ubuntu, ou slackware (que eu uso). Quanto instalamos uma dsitribuição linux estamos instalando um rico conjunto de software. O Windows tem muito pouco software. Não entendo o objetivo de uma pesquisa que relega o software. Conheço muitos usuários windows que não trocariam pelo linux por não haver disponibilidade no linux de versões de seus jogos favoritos.
Comentário de Ulisses Penna
Usuarios ja compraram com a intencao de trocar para Windows: Pessoal,
Se voces olharem com atencao a pesquisa, notarao que 12% dos compradores trocaram o sistema operacional com 1 dia. Isto caracteriza que eles ja compraram com a intencao de substituir. Muito provavelmente, sequer olharam para o Linux instalado.
Na verdade, com 7 dias ou menos, foram 32% das pessoas - conforme a pesquisa. Ainda sim, com sete dias ou menos, eu acredito que houve, claramente a compra com a intencao de troca imediata.
Vamos entao aos numeros que podemos chamar de reais. Vamos eliminar estes 32% para ver qual a efetividade do programa do Governo. Sobraram _341_ pessoas. Vejamos entao (com estes novos numeros):
12% trocaram entre 8 e 15 dias;
18% entre 16 e 30 dias;
15% entre 31 e 60 dias;
6% entre 61 e 90 dias;
10% com mais de 90 dias, e;
39% nao trocaram
Estes sim, na minha opiniao sao numeros reais que podem ser usados para medir o desempenho/penetracao do programa e do Linux. O que resta descobrir, agora, eh qual foi o motivo para os 61% migrarem. Talvez a falta de algum aplicativo? Particularmente acredito que o desempenho do Linux foi muito bom pois teve uma penetracao de 39%!! E se desconsiderassemos quem trocou antes de 15 dias, esta relacao subiria para uma aceitacao de quase 50%!!!
Meus 0,02 cents.

Comentário de Mateus
Propaganda: Saiu sim, no domingo 26/11 no intervalo do Fantástico.
Um casal em um magazine comprando um pc, eles estão aparentemente sendo iludidos pelo vendedor. Dizem que estão com a pulga atras da orelha.
Neste momento, chega a equipe de caça fantasmas da MS. Com um tubo lançado inseticida e informando que vão acabar com esta pulga.
Dizem que computador tem que ter windows original, insinuam que se não for nestas condições é pirata.
Teve também uma inserção no programa do Gugu Liberato. Imagine só: o Gugu falando que tem que ser windows original e atras dele 2 telões com o símbolo do windows.
Parece que o software livre está incomodando...
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004