Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

IDG Now: Linux: como a comunidade e os analistas encaram as alianças com a Microsoft


“Apesar de não abordar várias questões que poderiam ser discutidas acerca deste assunto, o artigo vale como fonte para entender como o mercado esta recebendo estes acordos com a Microsoft. E o meu medo é que está sendo do jeitinho que a Microsoft quer: todos falam sobre o quanto estão seguros de processos de patentes ao se juntar a estas empresas, mas não se questiona que patentes são estas, se elas são válidas, ou seja, o ato de terrorismo e extorsão está dando certo.

"As parcerias fechadas recentemente pela Microsoft com distribuidores de soluções de código aberto como Linspire e Xandros, depois daquela firmada com a Novell no ano passado, representaram mais um golpe para a comunidade de software livre.

Isso porque, conforme era previsto diante do primeiro acordo, as fronteiras ideológicas que tradicionalmente afastavam as duas tecnologias estão se estreitando, o que, para os apaixonados pelo código aberto, não pode ser visto com bons olhos. Seria como “se render ao inimigo”, conforme apontaram diversos comentários publicados em blogs desde que as novas parcerias foram firmadas.

Mas, se por um lado a aproximação decepciona aqueles que jamais imaginavam que companhias com perfis e missões tão diferentes se aproximariam de forma tênue, por outro, essas mesmas empresas e seus clientes corporativos não poderiam viver um momento tão favorável na avaliação de analistas. Seriam as oportunidades predominando sobre a paixão."”


Enviado por Antonio Rogerio Lins Pessoa (antoniopessoaΘcreape·org·br) - referência (idgnow.uol.com.br).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Dm7
Talvez seja necessário as: Talvez seja necessário as grandes empresas e distribuidoras de Linux fazerem seus acordos também ;-). Não podem deixar a M$ especular sobre o Linux e agir na "rabeira" das empresas menores, para vender uma idéia falsa ao mercado... que aparentemente está comprando!
Comentário de Copernico Vespucio
Acordos de Desacordo: Seria uma idéia. A Red Hat ou a Cannonical poderiam emcabeçar acordos entre as empresas que suportam distros, onde elas se comprometam a não se submeterem a esse tipo de contrato e possam, com isso, trocar outros tipos de benefício.

Empresinhas como a Xandros estão sendo esmagadas pela popularidade de empresas maiores como a Mandriva, a Red Hat e pela popularidade do Ubuntu. A jogada que estão fazendo para se capitalizar é se passar para o "outro lado", se pendurando na M$ na esperança de ganhar alguns dos seus clientes. Independentemente do preço disso ao SL/OS em geral, desde que renda lucro fácil e rápido.

Sun Tzu já falava sobre isso: os desprezados e perdedores de um reino são sempre os melhores aliados contra ele.

Os "mais bem sucedidos" no mundo livre poderiam pensar em formas de trazer esse pessoal de volta, como parcerias comerciais, etc.

Enfim: Minha mensagem para a Xandros, a Novell, o Lindows: O preço da fraqueza será sempre o ostracismo, o boicote por parte de seus clientes legítimos...

...E o esquecimento. Já aconteceu antes. E quando a poeira baixar, será o que lhes restará.

Quando aos clientes que a M$ oferece, lembrem-se de que a gigante de Redmond não está interessada em dividir seu bolo. Ela os usará para combater o Linux em geral e depois os jogará fora.

Eu nunca pensei mais de cinco minutos no Xandros ou no Lindows. E já esqueci completamente que o Suse existe.

Finalmente, o assunto "interoperabilidade" está sendo tratado por muitos da maneira errada. A idéia não é realmente tornar as distros Linux mais parecidas com o Windows, ou passíveis de usar as ferramentas que ele tem (como o .NET, por exemplo).

A idéia é incluir *compatibilidade*. Poder manipular dados que são gerados por aplicativos do Windows. Só isso.

Quanto a aplicativos e recursos, prover *melhores* alternativas, ao invés de arremedar ou remendar as soluções deles.

Quote:
"Há apenas um dono do Um Anel...
Apenas um que o pode controlar.
E ele NÃO compartilha seu poder."
Comentário de popolony2k
E eu aproveito ...: ...para lançar a campanha mundial....

NO THANKS !!!!

Direcionada a M$/Novell/Su$e/Open$u$e/Xandro$/Li$pire e quem desejar entrar no eixo do mau !!!

Vamos fazer uma corrente nessa Thread respondendo NO THANKS aos acordos de interoperabilidade da M$.

Resta saber se o dono do blog publicaria minha sugestão caso eu escrevesse algo !!!


--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004