Lembra do Unbreakable Linux, a cópia do Red Hat Enterprise Linux que
a Oracle lançou com grande fanfarra em outubro, que
não ganhou tração no mercado e
muito menos na comunidade?
Segundo a Reuters, o mercado deseja mais do que as afirmações da Oracle sobre a compatibilidade do produto, já que ele não dispõe de certificações e nem do histórico que outros produtos, como o RHEL, o SLES ou até mesmo o CentOS podem exibir.
Mas
Larry Ellison não fez muitos amigos no seu caminho, e o mercado enterprise não é particularmente amistoso. Assim, sabendo desta demanda dos consumidores, a resposta não tardou: a
IBM anunciou - a todos os interessados - que não está pronta para considerar compatível com seus produtos o Oracle Unbreakable Linux.
Isto significa que quem quiser usar o Unbreakable junto com produtos enterprise da IBM não contará com a garantia e os serviços que a empresa oferece aos sistemas reconhecidamente compatíveis.
A IBM não costuma sair por aí fazendo anúncios de que a distribuição X ou Y não é compatível com seus produtos - ela se limita a afirmar quais são as compatíveis. Mas para Larry Ellison ela resolveu abrir uma exceção, aparentemente. Não é difícil imaginar as razões.
Saiba mais (yahoo.reuters.com).