Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

IBM comenta pacto Novell/Microsoft: "É a hora do Linux"


“Após 2 semanas de silêncio, um executivo da IBM concedeu entrevista sobre os efeitos do pacto entre Novell e Microsoft, e deu uma visão bastante equilibrada e lúcida. Segundo ele, o pacto significa que a Microsoft teve que reconhecer o fato de que o Linux é uma força no mercado que não pode ser contida. Seria como aquelas cenas de filmes de velho oeste em que pela primeira vez o bandido pisca na hora do duelo.

Ou, para ser mais claro na interpretação, segundo a entrevista este período de novembro e os últimos dias de outubro (com as adesões da Oracle, Microsoft e Sun, cada uma no seu estilo) serão lembrados nos próximos anos como o período em que o Linux alcançou um impulso irresistível como o rival de código aberto dos sistemas proprietários como os da Microsoft e da Oracle.

A IBM também aplaude todos os esforços em prol de interoperabilidade e adoção de padrões abertos.”


Enviado por André Cruz - referência.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de manoel_lobo
"Segundo ele, o pacto: "Segundo ele, o pacto significa que a Microsoft teve que reconhecer o fato de que o Linux é uma força no mercado que não pode ser contida."

É quase que impossível combater um produto confiável, funcional, aberto e ainda por cima gratuito (na maioria das vezes).

Só falta chegar o dia em que a M$ vai parar de ditar os padrões do mercado, o que obrigou a comunidade fazer uso da engenharia reversa e obter combatibilidade com tal, pra chegar aonde chegou.

Viva os padrões abertos!

--
Good clean fun is just my imagination
Down and dirty that's the way the game is played
This hard life has caused me aggravation
Never could leave it alone

Got to ride that rocking horse
Comentário de marcon
patentes: num primeiro momento, uma empresa que empacotava linux (SCO) acusou a IBM de quebra de patente. Não deu em nada.

agora, uma empresa que empacota linux admite que utiliza software patenteado pela M$ ( se nã usa, para que serve esse acordo então?). Bom, já que uma empresa de linux admite que infringe patentes da M$, porque não processar todas as outras por infraçao de patentes?
Comentário de CWagner
Por que não há provas de: seria porque não há provas de que outras empresas fazem uso de código da M$?

E caso a M$ tenha tido má fé e enxertado código no fonte do Linux, tal atitude não seria passível de processo ou coisa pior?
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA

Assista e divulge: documentário sobre os poderes da Rede Globo, produzido pela Channel 4, de Londres (Obrigado,jm)
http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2003/08/260618.shtml
Comentário de brain
Patentes e direitos autorais: Oi Marcon! A acusação da SCO contra a IBM não era relativa a patentes, e sim a direitos autorais e a quebra de contratos.

E do ponto de vista estritamente jurídico, a Novell não admitiu que haja qualquer infração de patentes da MS no código do Linux.
Comentário de joaoemanuel
Marcon, você confundiu,: Marcon, você confundiu, como Ballmer quer fazer com outras pessoas também. A questão de patentes como foi dita pelo Ballmer é apenas uma jogada para as empresas apoiarem o acordo de interoperabilidade entre Microsoft e Novell.
Comentário de Emanuel San
Garantias: Talvez devessemos olhar para as próprias contribuições da Novell. Por exemplo, o XGL. Talvez a M$ tenha alguma patente em cima.

Mas não acho, acho apenas que a Novell para acalmar clientes reticentes tenha feito o acordo. Numa atitude: "nós temos armas, e eles também, se o nosso maior oponente tiver alguma arma apontada para vcs por conta do nosso produto, fique tranqüilo pois temos um tratado de não agressão".

Vejam o movimento da IBM (e outras empresas) fazendo uma coleção de patentes em torno do Linux para evitar processos e contra-atacar caso necessário. Aqui uma atitude bélica: "não ataque pois estamos armados".

Já a RedHat têm um seguro para os clientes: "se vcs forem atacados eu garanto conter as balas".


Comentário de eje del mal
Gandhi: ... depois eles te combatem ...
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004