Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Ian Murdock: Linux sobre Windows para aproveitar drivers

Ian Murdock fundador do projeto Debian, analisa a possibilidade de se usar Linux como desktop virtualizado sobre Windows, para aproveitar drivers. Apesar de ser uma idéia pragmaticamente óbvia, até muito útil para alguns, o comentário de um anônimo no mesmo post deixa claro o problema por trás desta abordagem. Eu, pessoalmente, não gostaria de ver o Linux se tornar o novo OS/2.” A nota foi enviada por Adam Victor Nazareth Brandizzi (brandizziΘgmail·com), que acrescentou este link da fonte para maiores detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de ano@nimo.com
Vou ler a nota mais uma vez: Vou ler a nota mais uma vez para entender o assunto como está sendo discutido da maneira correta.

Mas numa primeira abordagem poderia-se dizer que ele está certo pelo menos com os drivers atuais.

Minha impressora inkjet não imprime no nativamente no Linux. A unica maneira de imprimir é usando o Turboprint. O problema é que ele não é free-software e nem é barato. Custa 39 U$. Eu só preciso do drive para a minha impressora em particular, no entanto tenho que pagar caro no Turboprint para levar um monte de drivers que eu não preciso. O autor do Turboprint bem que poderia vender o soft por uns 1.99 U$ por cada driver/impressora. Mas parece que ele não tem essa intensão.

Por outro lado, eu imaginei como imprimir na minha impressora inkjet no Linux usando o driver original para Windows. Usando o Wine. Quase funciona, mas não consigo instalar o software até no fim.

A ideia é simples: usando o drive para Windows eu salvaria o arquivo de impressão no formato *.prn. Depois faria "dd if=teste.prn of=/dev/printer". Funciona se eu gerar o arquivo *.prn no Windows e copia-lo para o Linux. Se eu conseguisse gerar o arquivo *.prn no Linux usando o Wine e o driver para o Windows, seria uma moleza automatizar o processo usando bash, perl etc.

Não é a virtualização mencionada no artigo, mas é uma alternativa para o problema da falta de drivers.

Se a comunidade ficar esperando que os fabricantes façam driver nativos para o Linux (que dirá open-source) com certeza vamos chegar a um ponto de estagnação. O Sistema Operacional seria otimo, mas não seria compativel com nenhum hardware disponivel. O caso do acesso wireless mencionado no artigo é só uma ponta do problema.

Uma camada de virtualização (pelo menos por enquanto) parece uma das poucas soluções para o problema da falta de drivers para Linux.
Comentário de Deyson Thomé
Uma situação inusitada..........: Eu sou um usuário linux normal .....não sou um expert....
Mas para certas questões, não é o fator habilidade técnica que me permitiria emitir minha opinião. Mas sim meu discernimento, minha capacidade de exercer um raciocínio lógico.
Se existe alguma força capaz de derrubar o Linux, essa força viria de dentro da comunidade mesmo, teria que ocorrer uma implosão. Para isso, precisaríamos de pessoas seriamente envolvidas com o Linux, pessoas que fossem modelo, coluna da comunidade, que aos poucos fossem lançando informações que desacelerassem o crescimento do linux de modo que o impulso criativo que o alimenta, e que encontra motivação na crença de que estamos lutando por algo melhor, diferente do modelo hoje agonizante.
O Debian tem um nome poderoso dentro do Linux...caramba...para muitos ele é o LINUX....o poderoso DEBIAN.....
E derepente o cara do mesmo poderoso DEBIAN, aparece apoiando publicamente, de modo incisivo, a mesma balela sobre virtualização do LINUX over Windows.....endossando o discurso da Microsoft, pois é o que temos ouvido falar direto esse tempo todo ...... Virtual Server da Microsoft..... Não consigo entender esse tipo de atitude.
Eu particularmente dou maior força a Canonical e ao desenvolvedor do UBUNTU,Mark Shuttleworth, pois alguma coisa
fez com que ele resolvesse criar um desvio e partisse para o desenvolvimento independente sobre o Debian e usasse o nome com o significado que usou. O Mark na minha opinião, teve uma grande coragem e demonstrou verdadeiro amor ao Linux e aos ideais que trouxeram até onde está e lhe ampliou o horizonte de forma tão espetacular.
O Ian foi irresponsável, talvez até traidor da causa do software livre. Se um linux não obtém desempenho em determinada máquina, devemos buscar uma que ofereça condições de uso via linux e divulgar essa máquina....afinal..uma máquina é uma máquina.....o destino dela é depreciar a cada dia....pode até cair e ter que ser jodada fora...mas algo como Linux, um sistema operacional com uma proposta tão importante como a que carrega em sua história, tão humano, aglutinador e desenvolvimentista...que não se deprecia...mas se amplia e valoriza a cada dia......
Podem me criticar...mas o Ian traiu a comunidade...foi seduzido...e o tempo vai mostrar isso. Um usuário comum poderia ter essa conduta, não ele.....imagina o que a Microsoft vai fazer com base nas declarações dele...?
Já pararam para pensar nisso ? Quando articulistas pró linux, buscarem governos e empresas para negociar e na hora das argumentações, se depararem com uma contra-argumentação lançada por ninguém menos que o Pai do Debian..o que poderão dizer ? ..e justo nessa hora que a Microsoft sentia a corda no pescoço......
Os drivers para Linux, virão na medida que a base de usuários se expandir..isso é lógico. Não precisa ser um gênio para entender.
Eu continuo achando que a única chance da M$ é fazer a idéia da virtualização do Linux via windows vingar...caso consiga, se salvará da desgraça, destruirá o Linux e nós usuários linux ficaremos com cara de tacho......e ela terá matado dois coelhos com uma paulada só...ou melhor...nesse caso o Ian que deu a paulada....de forma sutil...mas deu a paulada.
Só tenho um conselho...uma dica....afoguem o nome debian...livrem-se do emblema dele.....
Algo estranho e obscuro aconteceu........


Linux User #417.437
machine #325.147
http://estudiolinux.no-ip.info
Comentário de manoel_lobo
CodeWars: Debian Skywalker: Never. I'll never turn to the Dark Side. You've failed, your highness. I am a Jedi, like my father before me.

M$: So be it... Jedi.

Murdock Vader: Debian... help me take this mask off.

Debian Skywalker: But you'll die.

Murdock Vader: Nothing can stop that now. Just for once... let me... look on you with my OWN eyes.

[Debian retira a máscara do pai.]

Ian: Now... go, my son. Leave me.

Debian Skywalker: No, you're coming with me. I'll not leave you here. I've got to SAVE you.

Ian: You already have, Debian. You were right. You were right about me. Tell your sister... you were right.

Debian: Father... I won't leave you.

--
..Got to ride that rocking horse.
Comentário de semente
Ian Murdock não fala pelo: Ian Murdock não fala pelo Debian, fala por ele. Ele começou com o Debian, hoje é só um colaborador. Afogar o nome Debian por quê? Não diga bobagens...

--
# aptitude install anarchism
Comentário de Manoel Pinho
Colinux: Essa forma de rodar o linux sobre o windows já existe há um bom tempo e se chama Colinux

http://www.colinux.org/?section=screenshots

Eu particularmente acho uma idéia ruim porque basear toda uma pilha de softwares livres sobre um kernel não livre não é sensato para quem realmente preza a ideologia do software livre.

Essa questão da compatibilidade do hardware deve ser combatida por pressão dos consumidores. Comprar hoje uma impressora não compatível, que quase sempre custa o mesmo preço ou pouco menos, é pedir para ter dor de cabeça mesmo.

A única vantagem do windows atualmente é rodar os milhares de programas proprietários win32. No dia que o wine e o Mono derem conta da maioria dos programas win32 e .Net, não haverá motivos para usar windows. E mesmo para as exceções pode-se usar o vmware server e no futuro o Xen para rodar o windows no lugar que ele merece, enjaulado numa máquina virtual rodando sobre um linux.

------------------------------
Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
http://mandrivabrasil.org

Comentário de Copernico Vespucio
fundador: Ian é o fundador do Debian...

O Deylson tem razão em uma coisa: Esse tipo de declaração fará diferença em negociações com alguns governos. E certamente essa declaração será usada para esse fim.

Eu realmente preferia que isso não tivesse acontecido, mas a questão pode ser revertida. Rezem por São Linus e padre Mark. :)

No entanto minha mensagem aqui é (principalmente para o pessoal da Microsoft que lê, sim, esses comentários no BR-Linux):

Se Debian, ou qualquer outra distribuição, começar a depender do Windows, técnica ou politicamente, ela é mesmo assim apenas mais uma distribuição.

Linux será sempre A opção para pessoas, empresas e governos para fugir do torniquete proprietário, impedir que se tornem escravos dos desmandos de uma única corporação.

Ainda que o soft proprietário possa ser "salvo", ele está sendo e vai ser cada vez mais, reduzido ao seu devido lugar.
Comentário de james de oliveira
Puxa, que prático quando eu: Puxa, que prático quando eu precisar imprimir só preciso bootar meu windows depois o linux chamar um aplicativo e imprimir :-(
Acho mais fácil me convencer a voltar a usar windows a usar uma idéia dessas...
O negócio é escolher o hardware antes de comprar mesmo.
Comentário de nemesis
de jeito nenhum!!: olha o que o maluco fala:
"Eu ainda posso usar o desktop Linux como minha Interface Gráfica primária e ter acesso ao mais extenso conjunto de drivers que existe"

pirou! vai usar Linux como UI -- sem aceleração gráfica, claro -- rodando em cima de um Windows colcha-de-retalhos de drivers?!

isso é justificativa para perpetuar Windows e desacelerar esforços para drivers Linux nativos...

O Ian parece estar querendo se juntar ao Stallman em irrelevância...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de brandizzi
Bem notado: De fato, o Ian parece estar relativamente afastado do Debian, mas ainda é um nome importante na comunidade. Pessoalmente não gostei da idéia, mas é sempre bom discutir.

--
Adam Victor Nazareth Brandizzi
Site: http://brandizzi.googlepages.com
"Real programmers don't use Pascal: just the integer ones can do it."
Comentário de brandizzi
Efeito OS/2:
pirou! vai usar Linux como UI -- sem aceleração gráfica, claro -- rodando em cima de um Windows colcha-de-retalhos de drivers?!


Tudo bem que Windows tem drivers funcionais, mas a instabilidade destas porcarias é muito grande. Concordo: rodar Linux sobre Windows é uma idéia ruim, mesmo porque, mesmo que o Windows fosse um software excelente, o aumento de complexidade da solução já seria um risco. De qualquer forma, porém, eu não tenho nenhum hardware macumbeiro em minhas máquinas, de modo que posso me dar ao luxo de poder usar só Linux - embora eu ache que, mesmo que tivesse hardware que não funcionasse em Linux, eu ainda não adotaria esta solução...

isso é justificativa para perpetuar Windows e desacelerar esforços para drivers Linux nativos...


O Ian tem idéias estranhas, às vezes, mas que ao menos valem a discussão. De qualquer forma, como eu comentara, o risco de o Linux cair na "OS/2 trap" é bem relevante...

O Ian parece estar querendo se juntar ao Stallman em irrelevância...


Mas ainda faltam muitos comentários sobre plantas mortas e pedofilia para chegar lá, você há de convir :) Isto sem contar que neste quesito o ESR está tão a frente quanto o Windows está à frente do Linux no quesito de adoção em desktops :)

--
Adam Victor Nazareth Brandizzi
Site: http://brandizzi.googlepages.com
"Real programmers don't use Pascal: just the integer ones can do it."
Comentário de vmedina
São Linus da DRM???: O mesmo Linus que briga para que o sistema rode meio livre em hardware com DRM, feito para recusar as modificações?

Ah tá.

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de vmedina
Simplifico para vc.: Compra uma impressora nova, que seja mais decente que essa. Marca boa? HP!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de vmedina
Mesma coisa que o Dvorak falou a um tempo... ao contrário.: Teve um tempo atrás que o John Dvorak, um colunista que marca ponto sempre na Info, sugeriu, só ao contrário.

Numa de suas colunas ele sugeriu o uso do Linux no Windows, como uma base para o sistema, suprindo suas deficiências.

O que o Ian diz é a mesma coisa, sugerindo para as pessoas que tem o Windows e suas licenças no cantinho fazer uso do VMWare para rodar o Linux por cima, aproveitando da base do Windows. Sem problemas aí, afinal vc pagou pelo nojo poderia usar ela para alguma coisa útil né?

Mas não percebi ele falando para isso ser uma direção para desenvolvimento de novas distros ou qualquer coisa do tipo. Porém, seria interessante tentar produzir algo como um Wine dos drivers. Sei lá, uma interface que possa suportar os drivers para Windows. Isso seria legal, para quebrar um galho.

Porém o melhor caminho é o da Novell, não suporte nem use hardware incompatível.

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de edmafer
Máquina virtual: Ao invés de usar linux sobre windows, faça o contrário. O Qemu é um emulador similar ao VMWare, que não é open, nem free para a criação das máquinas virtuais.

Pronto, com o windows emulado, é só transferir o arquivo pelo samba ou outra maneira desejada e imprimir lá.

Informações sobre o Qemu:
http://fabrice.bellard.free.fr/qemu/





--------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Eles comandam a política - Eles decidem a economia - Eles fazem as leis
ELES CONTROLAM AS NOSSAS VIDAS

CONTESTE TODA AUTORIDADE
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------
sabotagem.revolt.org
Comentário de nemesis
parodiando o slashdot: "rodar o Linux por cima, aproveitando da base do Windows"

Aproveitando, assim, toda a facilidade de uso do Linux e a segurança e estabilidade do Windows. :)

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Copernico Vespucio
esse mesmo: Exato. Esse mesmo.

Se o usuário comprar uma máquina DRM, é problema dele. Ele vai precisar de um SO que rode nessa máquina e é importante que haja uma alternativa não M$.

Em outra frente, nós fazemos campanha para que essas máquinas não tomem conta do mercado, apresentando alternativas.
Comentário de bogus
Hardware: Eu não vou desprezar a opinião do Ian Murdock porque além dele ter crédito cita situações reais do que poderia ser diferente e precisa ser melhorado. De qualquer maneira, eu gostaria de lembrar que a situação dos drivers para Linux já é muitas vezes melhor do que há anos atrás e não há nada que indique que o futuro nos reserve algum retrocesso ou estagnação.

Se problemas existem com alguns fabricantes de hardware, há também aqueles que reconhecem a importância do suporte ao Linux. Reconhecem, não por qualquer tipo de comprometimento com o software livre, mas porque cada vez é maior o número de consumidores que exigem compatibilidade antes de comprar. Quem está nisso faz algum tempo vai lembrar que comprar hardware envolvia sempre muita pesquisa prévia porque o vendedor sempre fazia cara de espanto quando questionado sobre Linux. Hoje não é raro o próprio fabricante fazer questão de ter impresso o logo do pinguem na embalagem do produto. Foi assim com a impressora que comprei recentemente e estou muito feliz com ela.

Acho que o nosso papel é esse mesmo, pressionar para que os fabricantes tenham uma atitude mais amigável com o nosso SO de preferência. Se não querem arcar com o custo de desenvolvimento, pelo menos que liberem as especificações do hardware que colocam no mercado. Eu há muito tempo só compro hardware compatível e quando não o é mando um e-mail ao fabricante mencionando porque desisti da compra.

Para finalizar tenho um relato sobre hardware a dar também. Aqui comigo, tenho 3 pesos de papel que mais ocupam espaço do que têm alguma utilidade: um scanner de mesa, uma impressora laser e uma webcam. Não, minha chateação não é que não funcionam com o Linux, mas que deixaram de funcionar com o Windows. Nenhum destes têm drivers para as versões mais novas do Windows. Em um dos casos o fabricante não existe mais. Nos outros dois, o período de suporte do equipamento já expirou há muito tempo e ignoram qualquer pedido por especificações. Virtualização pode até ser um remédio, mas nem de longe é a melhor solução.

Comentário de Ninguém
Passeatas barulhentas: A comunidade do software livre se queixa em blog e sites dos quais os fabricantes pouco estão se lixando. Vamos promover passeatas que falem CARA! Estamos aqui e não somos poucos viu?. Isso pode trazer o software livre e o Linux para as massas através da TV por exemplo, já que a TV registra todo tipo de passeatas e mais quando um pouco barulhentas. Se esperamos que fabricantes de hardware lancem drivers para Linux nos queixando aqui ou num blog de alguém da comunidade, podem esperar sentados. Três vezes ao ano em todas as cidades deveriam ser feitas passeatas com cartazes e ameaçando que as fabricantes que não começarem a liberar drivers decentes dos hardwares fabricadas serão discriminadas da mesma forma. Ou seja, se a ATI não faz melhor que NVIDIA, recomendamos NVIDIA e assim por diante.

É uma idéia, vocês que acham?
Comentário de mano
E porque não rodar em cima...: do ReactOS que é um clone do Windows só que open source - ainda em desenvolvimento e em estagio alpha??? Continuariamos a ter 02 sistemas livres e abertos e um ajudando o outro em suas deficiencias.... ver mais informações em: http://www.reactos.org
Comentário de mano
AMD + ATI: Quem sabe agora que a AMD comprou a ATI as coisas não mudam? Afinal a AMD quer crescer em servidores, campo dominado pelo Linux :-0
Comentário de brandizzi
É porque o ReactOS está em estágio alpha: O Windows XP pelo menos está em beta :p

--
Adam Victor Nazareth Brandizzi
Site: http://brandizzi.googlepages.com
"Real programmers don't use Pascal: just the integer ones can do it."
Comentário de alexandre_parente
off-topic: Minha questao eh um pouco fora do contesto, mas hoje qual fabricante de impressoras fornece driver para linux?

A HP que vive a rodear o linux tem drivers para suas impressoras? multifuncionais?

Nao quero saber se tem um proj no sf.net ou sei lah o que, quero saber se tem drive do fabricante livre ou nao(eh soh uma duvida, pq eu nao conheco).

o Mac usa que sistema de impressao? cups? ele vive este mesmo dilema, pq uso linux desde 99 e a pouco vi uma impressora minha funcionar usando o cups 1,2 e gimp print 5 rc. (aliais o cups 1.2 melhorou muito em relacao ao antigo...)

Outra questao, seria mais facil utilizar drivers do windows ou do mac? (muitas impressoras veem com drives para mac)


Comentário de deysonthome
Qual será a próxima ?: Pessoal tem que enxergar mais longe um pouco....
Vamos pelas evidências.....
Primeiro a M$, estava envolvida naquele processo da SCO..ou esqueçeram :?
Descobriram que eles haviam bancado a SCO para ela entrar com o processo dizendo que o Linux tinha códigos UNIX que eram deles,...era época que o Linux iniciava crescimento no meio empresarial de modo que chamava a atenção...fizeram isso e depois começaram com as mentiras do Get the Facts...arranjando uns bobinhos atravé$ de que recur$o$ ? para dizerem que haviam migrado para o Linux e que tinha ficado ruim, instável e inseguro.....verdade ou mentira ?
E eles vem nesse esquema direto....
Há pouco tempo atrás a M$ foi num evento de Software Livre e um dos temas, que é tema até hoje, foi o tal do Virtual Server que já veio preparado para ' interoperar' com o Linux. Ou seja, o linux secundário no windows....nesse windows...inseguro e instável.
Houveram discussões sobre isso...Claro que por motivos óbvios, se houvesse a tal virtualização o correto seria o Linux como base, devido a sua robustez, segurança e estabilidade.
Mas não...claro que vão defender o deles é óbvio...então, nós temos que defender o nosso...
Depois de tudo isso...como num passe de mágica um cara do calibre do Ian vem repetir o discurso da M$, se comportando como um usuário novo que nunca usou o Linux e fica naquele papo bobo..de que...não funciona isso, não funciona aquilo..Quando na realidade, como lider do Debian deveria reunir os desenvolvedores e expôr as carências importantes que merecem a atenção dos desenvolvedores....
Tem hardware que não funciona no windows também, ou melhor....praticamente nenhum, tudo tem que usar drive.....
Um lider como ele, deveria usar uma máquina compatível, afinal., há quanto tempo ele usa o Debian...?
Ele foi um garoto propaganda da M$ e isso mostra que algo está acontecendo nos bastidores....eles vão tentar corromper sites da comunidade...pessoas eminentes....
Já esqueçeram do que aconteceu quando chamaram o Eric Raymond para trabalhar com eles ? O que ele falou ? Alguém lembra ?
O que o Eric fez foi digno, e pela posição dentro da comunidade não restava outra alternativa.....
Aqui está um link para que voces vejam como é a conduta de um homem que tem propósitos..
http://www.noticiaslinux.com.br/nl1126494795.html
O Ian é um covarde ...... foi corrompido...e o pior é que a M$ foi direto no Fundador da Distro que serve de base para projetos importantes como o Ubuntu, Knoppix, Kurumin e tantos outros e que ocupa posição de destaque dentro da área dos órgãos públicos e empresas ao redor do mundo .....
O que tem que ser discutido aqui não é a virtualização....mas a corrupção que está em andamento. Isso é um sinal de alerta....tem muito lobo com pele de cordeiro no meio do rebanho........e o pior cego é o que não quer ver .......
Falem sinceramente....os usuários Debian.....estão felizes com o que ele fez ?



Linux User #417.437
machine #325.147
http://estudiolinux.no-ip.info
Comentário de deysonthome
No Ubuntu, a HP: No Ubuntu, a HP multifuncional funciona tudo...scanner, cópia e etc.....
Aqui em casa a impressora funciona no Fedora, no Kurumin e no Ubuntu..é um epson PM-G720 e me scanner que nunca funcionou está fucionando e muito bem....mas no Ubuntu funciona melhor...
Web cam funciona também, mas no Utuntu tive que instalar drivers...desculpe o off tópic pessoal....

Linux User #417.437
machine #325.147
http://estudiolinux.no-ip.info
Comentário de brandizzi
quando na realidade, como:
quando na realidade, como lider do Debian


Na verdade, o Ian não é mais o líder do Debian há um bom tempo. No momento, o líder é o Anthony Towns[1].

De qualquer forma, não acrdito que o Ian Murdok tenha recebido para falar isto. Eu pessoalmente, às vezes, sofro muito com Linux (embora hoje em dia isto seja mutio mais difícil) e só insisto porque eu gosto. Se eu fosse alguém tão ocupado quanto ele, eu até poderia pensar na hipótese de apelar com o Linux...

De qualquer forma, devo confessar que isto tudo é falta de Ubuntu na vida do rapaz :p

[1] http://www.us.debian.org/intro/organization

--
Adam Victor Nazareth Brandizzi
Site: http://brandizzi.googlepages.com
"Real programmers don't use Pascal: just the integer ones can do it."
Comentário de ricardomoc
E o contrário?: Aqui na empresa onde trabalho resolveram rodar o NT sobre o Linux
pois o primeiro sofre com a falta de drivers para as máquinas mais
novas que a empresa está comprando. São máquinas Itautec, rodando
uma versão Linux modificada pela empresa, utilizando Vmware. Porque que
não se muda para Linux de uma vez? Calma, isso já está sendo planejado...
Comentário de brain
HP tem drivers livres: Sim, a HP fornece drivers (livres) para vários modelos atualizados de suas impressoras e multifuncionais.
Comentário de Patola
Motivo pra usar Windows: No dia que o wine e o Mono derem conta da maioria dos programas win32 e .Net, não haverá motivos para usar windows.

No dia que o Wine e o Mono rodarem perfeitamente e sem falhas todos os programas Win32 e .Net é que a gente vai perceber: não fará a menor diferença. As pessoas usam windows não por excelência técnica, não porque gostam de pagar, ou por qualquer outro motivo. Usam porque é ele que está lá. Não sabem, não querem saber, têm raiva de quem sabe. Não vão mudar, assim como tem gente que não muda do Internet Explorer para o Firefox porque o mero trabalho de baixar e instalar já é grande demais.

Usam Windows porque, sendo o que todo mundo usa, faz elas se sentirem parte de um grupo. É questão de ser gregário, lembra um pouco até o Orkut.
--
Dicionário rápido para o br-linux:
  • É exceção e não excessão.
  • É licença e não licensa.
  • É discussão e não discursão.
  • É opinar e não opnar.

Comentário de ricardomoc
Lexmark também: Mas acredito que não sejam livres. Até a interface gráfica para
configuração era bastante parecida, quando era feita para o lpr. Agora
que é direcionado para o CUPS, a configuração é através dos aplicativos
naturais do CUPS, interface web ou do kde, ou ainda do gnome. Mas os
drivers são fornecidos pela Lexmark para várias de suas impressoras. Quanto
a HP, tenho uma multifuncional que roda beleza, inclusive o scanner
funciona muito bem. Driver da HP.
Comentário de hamacker
Curiosidade ou não, tenho: Curiosidade ou não, tenho uma epson cx-4700 em casa e uso ela para imprimir fotos e scanner. O driver para ela é cups e o backend para o sane me parece ser da propria epson japonesa :
http://www.avasys.jp/english/linux_e/

inclusive o ican, utilitario de scanner é muito bom e eficiente a ponto de usa-lo ao inves do xsane.


Comentário de hamacker
NT Workstation ou Server: NT Workstation ou Server ?

Que tipo[nome] de aplicação voce rodaria nele ?
Comentário de Cesar.AR
A HP tem projeto interno ...: .... para suas impressoras.
Veja em : Open Source and Linux from HP

Cesar Ramina
- LinuxUser#225159 - Debian GNU/Linux
Comentário de Douglas Augusto
...campo onde placas de: ...campo onde placas de vídeo normalmente não fazem diferença.

--
GAFFitter: a file fitter powered by a genetic algorithm.
Comentário de ricardomoc
Todas do Windows: Além de duas aplicações proprietárias da empresa (desenvolvidas internamente em V. Basic), office 97 (M$), IE, entre outras. O player de cd não funciona, mas o mplayer funciona, engasgando um bocado, mas funciona. O que interessa são os aplicativos proprietários, base do nosso trabalho. Além de um emulador de terminal.
Comentário de Covarde Anonimo
Tal como o DRM Linus?: Tal como o DRM Linus?
Comentário de leonardoav
E olha que nem instalado: E olha que nem instalado não usam,
mesmo mostrando as vantagens.
Usuário padrão é uma desgraça!!!
Comentário de Connochaetes Taurinus
Sendo objetivo e: Sendo objetivo e pragmático, como solução para um problema específico a curto prazo, pode até funcionar, mas ficar rodando linux direto sobre windows e ainda pagar licença para fezer isso ? Tá doido, prefiro trocar de impressora. Para mim parece um gol contra do Ian.
Comentário de jobdrb
Impressoras ...: É encontrei este problema no meu trabalho, foi comprado uma multifuncional Laserda Sharp, sem drivers pra Linux.
Mesmo que não usa-se o Linux, jamais compraria uma copiadora laser, que não use postscript.
A dita ainda só vem com um manual em Inglês, nem precisa dizer que operadores de copiadoras não dominam este idioma.
O grande lance de drivers Linux, é que eles se mantem.
Windows não! Há muito hardware antigo q só tem driver pra 98, o qual está morto!

Olha só, se quiser posso te ajudar com isto do driver via wine.
Podemos montar algo tipo cupswrapper;

Inte+


Comentário de vmedina
Não, errado está quem desenvolveu para este fim.:
"Tudo que é necessário para o triunfo do mal é que os homens de bem façam nada. - Edmund Burke"


Preciso dizer mais alguma coisa?

A simples omissão do desenvolvedor já ajuda. Se pessoas como o Linus ficam sendo omissas, elas são tão culpadas quanto qualquer uma. Se você não ergue a mão contra coisas erradas, isso não o torna correto e sim mais errado.

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de ano@nimo.com
"Usam porque é ele que: "Usam porque é ele que está lá. Não sabem, não querem saber, têm raiva de quem sabe. Não vão mudar, assim como tem gente que não muda do Internet Explorer para o Firefox porque o mero trabalho de baixar e instalar já é grande demais."

Não é bem assim:

Usam o windows porque ele é o unico (por enquanto) S.O. para desktop pessoal.

O povão compra computador pelo preço. Se na hora de comprar o vendedor disser para o comprador que a impressora mais barata e que tem o cartucho mais barato e que produz um otimo resultado na hora da impressão não roda no Linux com certeza o comprador vai desistir.

A minha impressora inkjet é boa/bonita/barata. O cartucho custa R$ 5,00 (generico).

Eu adoraria comprar um impressora PS. Mas não posso. Tenho que me virar com uma GDI.

A grande sacada da microinformatica nos anos 70 não foi inventar a polvora foi baratear a polvora.

Sem drivers não tem hardware funcionando. Sem hardware funcionando pra que usar um PC ?

Uma repartição pública, uma empresa que podem usufrir muito mais do software OpenSource podem comprar impressoras PS. É um investimento.

Uma empresa, o governo deveriam usar software OpenSource, e nisto eu incluiria os drivers para as impressoras. Ai eu pergunto:
as fabricas de impressoras já estão disponibilizando o codigo do firmware de seus produtos para o governo/empresas ?

Vai ser uma briga longa e o que Ian Murdock talvez esteja dizendo é que usar o Windows como plataforma para rodar drivers de codigo fechado não é certo, mas rodar drivers de codigo fechado nativamente também não é.

A abordagem dele seria pragmatica.

Mas a discussão é boa.
Comentário de ano@nimo.com
Puxa, que prático quando eu: Puxa, que prático quando eu precisar imprimir só preciso bootar meu windows depois o linux chamar um aplicativo e imprimir :-(

Eu acho que você não entendeu o que esta sendo dito. O quê foi dito é que poderimos usar o Windows inteiro como um tipo the "big driver" ou usarmos o wine para rodar os drivers para Windows no Linux.

"O negócio é escolher o hardware antes de comprar mesmo."

Certo, então me diga uma impressora com firmware opensource que rode nativamente no Linux e que custe R$ 200,00.

Imagine isto: você gera o arquivo *.prn no seu Windows e envia para seus amigos que tem a mesma impressora, mas que usam Linux. Funciona.

Mas não foi isto que eu disse, desatento postante; eu disse que eu testei e que funciona ! A ideia é usar o Wine no Linux para gerar o *.prn. Você não precisaria fazer dois boots. Só faça dois boot se você quiser testar o que eu disse e porque ainda não existe uma solução com Wine.
Comentário de ano@nimo.com
"mas ficar rodando linux: "mas ficar rodando linux direto sobre windows e ainda pagar licença para fezer isso"

Acho que le disse o contrario:

Linux em cima com o Windows por baixo como "big driver" (rodando numa gaiola, por segurança).
Comentário de nemesis
ainda assim: É continuar a depender de uma licença Windows e de drivers fechados -- não foi aliás um driver fechado de impressora que começou toda a fúria livre do Stallman? Parecemos estar voltando à estaca zero e legitimando drivers não-livres efetivamente controlando o hardware...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Epifânio Eufrásio Emmerich Escudeiro
VMWare é o novo Java?: Depois de ler a idéia de jerico do Ian Murdock, pensei no monte de "appliances" que estão pipocando em tão pouco tempo no site do vmware e tive uma idéia interessante, diametralmente oposta à repetição do erro do OS/2:

Será este o futuro dos aplicativos? Em vez de lançá-los para uma só plataforma ou debater-se com o Java, as empresas vão lançar "appliances" para serem usadas com o VMWare?

O VMWare acaba sendo uma excelente "casca" multi-plataforma e introduz um elemento bastante interessante: as appliances têm que rodar sobre um sistema operacional. O sistema operacional faz parte da appliance. Oras, não se pode distribuir Windows. As alternativas óbvias seriam Linux e BSD. Se a appliance for bem configurada, os usuários de Windows ainda terão toda a facilidade a que estão habituados: basta abrir o VMWare, selecionar a máquina virtual e usar o programa.

Então, se essa moda pegasse, as empresas estariam na verdade desenvolvendo aplicativos para Linux e BSD. Usuários de Windows sempre poderiam rodar estes aplicativos como appliance do VMWare. Usuários de Unix também, mas provavelmente haveria versões nativas, sem a casca do VMWare. Os papéis se inverteriam. O ambiente Unix dominaria a Terra.

As empresas só precisam _querer_ dar este passo.

Ou não.
Comentário de vmedina
Realmente, legitima os drivers e atacam o Stallman.: Mas depois quando você critíca esse tipo de coisa, você é somente um seguidor cego.

O lance é que, quando eu entrei neste barco, o SL era todo voltado a liberdade, havia a preocupação com a filosofia. Hoje em dia, todo mundo chama de fanático quem diz que devemos ligar mais para a filosofia da coisa do que com as funcionalidades.

Vide o caso da Novell, dúzias de tolos e um criador de distro (sem relevância de uma Suse) criticando a decisão que serve para fazer pressão pela liberação de drivers livres.

As coisas andam muito trocadas, desconfie sempre de quem ataca a filosofia.

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de cochise
O caminho mais complicado: O problema é gerar um prn? Ora, adicione uma inpressora prn ao CUPS, ao lado da PS e da PDF.
Estamo em uma gigantesca masturbação mental em busca do caminho mais difícil.
Se fizermos um a inpressora .prnresolvemos o problema de todas as impressoras que só funcionam em windows.
Agora vamos pensar na proposta do Ian. Dá trabalho pra *****. e nela prdemos apenas o kernel. ficamos com interfaces matadoras como KDE e perdemos a segurança e estabilidade do Kernel.
Não rola cara.
Comentário de Manoel Pinho
hplip: A HP fornece sim drivers livres (e BSD ainda por cima !) para linux. Veja a licença

http://hplip.sourceforge.net/license.html

In general, all source code is covered by the GNU General Public License (GPL) with the following exceptions:

The backend is covered by a MIT license.

The printer driver "HPIJS" uses a BSD license.

------------------------------
Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
http://mandrivabrasil.org

Comentário de hamacker
A microsoft já tentou e: A microsoft já tentou e desistiu disso. A idéia dela era implementar virtualização nas aplicaçoes isoladamente assim um aplicativo nao interferiria no outro.
Mas não foi para frente, mais um fracasso para o Vista [Cega].
Comentário de Copernico Vespucio
surdez seletiva: Qual foi a parte do:

"Em outra frente, nós fazemos campanha para que essas máquinas não tomem conta do mercado, apresentando alternativas."

Vc. não entendeu?

Insistir no isolamento e na discórdia em troca de um ideal nefelibata é burrice. Caso se resolva apelar para a "tática do mal" ou "tática do inimigo" (incompatibilizar um recurso técnico a uma tecnologia da qual não se "gosta") contra a DRM, vai acontecer o seguinte:

Um desinger de jogos 3D está montando sua empresa. Ele até já usou o Blender, mas decide trabalhar sobre o excelente Maya 7 (ainda não existe essa versão... :P). Ele está pronto para desembolsar feliz e contente a "fortuna" pedida (realmente, o soft vale o preço. A WETA abusou dele no Lord of The Rings).

Atenção: esse é só um exemplo! A mim, o Blender serve bem.

No entanto a empresa é extremamente protecionista com seu software, que lhe custa milhões em desenvolvimento a cada nova versão. "Para rodar nosso soft", dizem eles, "vc. aó pode rodá-lo sobre uma máquina DRM. Quer esperar até que um soft livre chegue ao nível do nosso? Divirta-se."

"Bom", pensa nosso designer. "Não quero usar um Wintel caro e ineficiente para rodar meu Maya". "Tem como rodar em Linux, pra cortar custos e ser mais eficiente?"

A resposta é não, pq agora o Linux é licenciado com uma cláusula anti-DRM... Nosso designer vai abandonar o seu ganha-pão com o Maya por causa disso? Não. Ele vai resignado encomendar seus micros Wintel DRM.

Com o tempo, muitos usuários vão abandonar a idéia de usar Linux por causa de suas restrições (ironia, né? Um SO libertário sendo abandonado por suas restrições...). Aí o Linux (e todos os outros sistemas alternativos, por tabela) volta a ser coisa dos nerds e dos "filósofos", coisa que estamos tendo tanto trabalho para evitar.

Sinceramente, eu estou mais interessado em promover o Linux do que a GPL anti-DRM de Stallman, sinto muito. O Linus também. Programadores se preocupam com o que funciona, e com o que pode deixar de funcionar.

Para o RMS, "dane-se o Linux, viva a GPL". Eu digo "Vida longa ao Linux e a GPLv2 serve".

Agora, o que te preocupa (um futuro onde todas as máquinas vendidas sejam DRM e o usuário seja obrigado a lidar com isso), temos meios de evitar acontecer sem usar políticas anti-DRM na GPL. O que não significa que não iremos adotar uma política anti-DRM em todas as outras frentes.

A mais óbvia e é a campanha de conscientização do usuário. É ele que deve evitar comprar máquinas com DRM, se isso não acrescenta nada para ele (e realmente não acrescenta, para 98% da população e cerca de 50% das empresas).

Mas e se todas as máquinas Intel|AMD do futuro forem DRM (duvid-e-o-dó, mas vai que acontece)?

Hardware Livre!

Existem hoje um grande número de projetos de processadores abertos. Empresas interessadas no modelo Free e Open já liberaram vários deles à comunidade. E assim como existem empresas que trabalham sobre o software livre, haverão inumeráveis montadoras dispostas a fornecer hardware livre, não DRM (quantas? Depende da demanda). Com isso obviamente sempre existirá soft não-DRM como uma alternativa.

A liberdade é preferível a submissão! Essa é uma idéia tão poderosa que já conquistou os usuários comuns e a maioria das grandes empresas modernas.

A idéia vencedora é não fechar a porta do Linux ao DRM e sim apresentar a alternativa mais atraente. Não permitir que a política DRM mate o sistema, e sim usá-lo como arma para matar a DRM, pela alternativa e não pela obrigação.

Quando o mundo se der conta que a DRM é cara, difícil de gerir e imoral em muitas ocasiões (sendo, portanto, impopular), ela morrerá ou será reduzida a seus nichos.

[]s
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004