“ A SEA Tecnologia e o PSL-DF têm o prazer de convidá-los a participar do I Workshop de Desenvolvimento de Software com Ferramentas Open Source.
O evento ocorrerá no dia 30 de setembro das 09 às 12:30h no Auditório do Ed. Central Park, em Brasília (DF), localizado no SCN Q.01 Bloco E. O objetivo do encontro é permitir com que desenvolvedores possam trocar informações sobre ferramentas open source para execução de seus trabalhos, aprenderem melhores práticas de utilização das ferramentas e sanarem dúvidas sobre controle de versões, controle de erros e de IDEs. A entrada é franca.
Programação
Horário: 09:00-10:00 Palestra: Gerência de Mudanças com Software Livre Palestrante: Renato Willi Resumo: Será conceituada a disciplina de gerência de mudanças, apresentadas algumas ferramentas de Software Livre que podem dar suporte à disciplina, suas vantagens e utilização prática da ferramenta Bugzilla para tal fim.
Horário: 10:15-11:15 Palestra: Liberdade para o desenvolvimento de software Palestrante: Alexandre Gomes Resumo: Um dos grandes casos de sucesso da filosofia do software livre é o mercado de ambientes integrados para o desenvolvimento de software (IDEs). De um cenário integralmente proprietário, a comunidade desenvolvedora assistiu de camarote nos últimos anos uma completa reviravolta deste universo. Sobre os domínios dos consagrados VisualAge e JBuilder prevaleceu a colaboratividade de Netbeans e Eclipse. Caos no mundo ou inversão de valores? Esta palestra apresentará o que tem acontecido no mercado, por onde têm andado os fabricantes de IDEs e quais rumos têm tomado.
Horário: 11:30-12:30 Palestra: Controlando Desenvolvimento de Sistemas com Subversion Palestrante: Adriano dos Santos Vieira Resumo: O controle de mudanças de sistemas, documentos, parâmetros e outros remete a técnicas de gestão de processos contemplados por normas como o COBIT ou ITIL, por exemplo. Especificamente para o desenvolvimento de sistemas, hoje abordado pelo conceito SCM (Software Configuration Management), há ferramentas que podem controlar a evolução dos mesmos através de versões ou revisões. A ferramenta opensource Subversion abrange o conceito de revisões e contem diversos recursos (ex: marcas-branch/tag, lock, acesso http/https/ssh etc) para controlar de arquivos txt a binários. A palestra objetiva apresentar essa poderosa ferramenta para ser implantada e usada no processo (dia-a-dia) de desenvolvimento de software.”