Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

HTMLManager: você pode colaborar


“Você lembra daquela conta no servidor da sua faculdade ou da sua empresa, que tinha um tamanho modesto e rodava Apache - e nada mais que o Apache? Você deve ter pensado "puxa, se tivesse ao menos PHP eu poderia rodar um bom CMS. Até SSI iria bem!".

Então, "seus problemas acabaram": o HTMLManager é um software criado para que você possa manter um site complexo (com diversos menus, notícias e ainda uns módulos diferentes) simplesmente com a combinação Python + shell.

O funcionamento é bem simples. Quem já lidou com SSI e makefiles se sentirá em casa (para quem nunca viu isso, aí pode ser mais complicado). Basta um template bonito e alguns "#slots" e você já pode ter (e manter) um site tão simples ou tão complexo quando você queira.

Porém, o que o projeto precisa nesse momento é de colaboração, principalmente na documentação. Só pretendo lançar o release 1.0 quando tudo estiver bem documentado. Gostaria que alguém ("alguéms" seria ainda melhor) encarasse o desafio de entender o funcionamento do programa e escrevesse um tutorial, por exemplo, para iniciantes.

Também gostaria de integrar o HTMLManager ao txt2tags, o que seria muito útil. Outros módulos, como um calendário, gerador de formulários ou um apresentador de notícias baseado em leitura de caixa de e-mail seriam muito bem vindos. Na verdade, qualquer colaboração que contribua com a melhoria do projeto é bem vinda! (No README.txt do pacote você encontra o meu e-mail. Eu respondo qualquer pergunta com muito prazer).”


Enviado por Cléber Zavadniak (clebermanΘgmail·com) - referência.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de emersonmello
Esse aí cai na mesma: Esse aí cai na mesma categoria do Apache Forrest?

http://forrest.apache.org/

Forrest's focus on low "startup cost" makes it ideal for rapid development of small sites, where time and budget constraints do not allow time-wasting HTML experiments.
......
This separation of concerns makes Forrest excellent to publish project documentation (notably software projects), intranets, and home pages, and anything else you can think of.
Comentário de cesar
Interessante.: Interessante.

Vou dar uma olhada.
Meu site é todo txt2tags e makefiles :D

--
Cesar Gimenes http://crg.eti.br
Linux user #76132
Comentário de Cléber Zavadniak
Como ele funciona: Na verdade, o HTMLManager funciona, basicamente, assim, só para esclarecer:

- Você cria um template bacana, que nada mais é que uma página HTML normal. Isso se você não quiser usar nenhum dos 4 que já vem no pacote...

- Você escolhe partes dessa página para colocar "slots", que são bem parecidos com SSI (""). Mas só se resolver fazer o próprio template, claro.

- Agora, para cada página que você quer no site, você cria um arquivo .model, que indica como e com que você quer preencher os slots do template. Esse arquivo é bem parecido com um Makefile, e você indica que módulo quer usar, por exemplo, para cada parte. É possível usar vários módulos num mesmo slot, por exemplo.

- Depois de tudo pronto, feito o conteúdo e tudo o mais, você executa o comando "SiteRefresh", e pronto! Seu site é atualizado instantaneamente.

Basicamente, eu precisava disso porque meu site tinha um menu lateral e muitas páginas. Se eu quisesse adicionar outra página, teria que alterar todo o menu, ou fazer umas gambiarras com JavaScript. Como eu queria um site que fosse bem visualizado no lynx e outros do mesmo tipo, preferi deixar JS de lado.

Os módulos que vêm por padrão no pacote são:

include - simplesmente inclui um arquivo.
string - inclui a string que você quiser (você indica ela direto no arquivo .model). Esse módulo expande variáveis.
lister - você cria qualquer tipo de lista, como thumbnails com links, ou algo do gênero.
tagger - é quase um txt2tags...
date - insere timestamps conforme o formato solicitado. Muito útil para os "Last update:".
rquote - imprime frases randômicas baseadas num arquivo texto parecido com aqueles do fortune.
pop3 - lê uma caixa de emeiou pop3. Esse aqui precisa de algumas melhorias.
coder - colore código fonte.

Há também outras facilidades como variáveis internas, modelo default, etc.
O www.cleber.cjb.net é mantido com HTMLManager (ou seja: funciona, e funciona bem).
Comentário de Cléber Zavadniak
Não mesmo!: Vixe, acabei de instalar o "apache forrest" aqui e testar. Credo! É bem do estilo apache, mesmo, cheio de boiolice (hehe, sem ofenças)! O HTMLManager é muito, muito, mas muito mais sossegado de usar. (E eu com medo de ele ser muito complexo. Ha! Me enganei!)

O forrest é legal porque tem um servidorzinho junto, mas não é a necessidade do público-alvo do HTMLManager. Quem puxa o HMTLManager já tem o apache rodando no sistema. O camarada só quer uma ferramenta para facilitar as coisas dentro do seu public_html...

No geral a idéia é justamente a mesma, mas o forrest aborda o problema como alguém que programa em Java (blé!), eu abordo o problema como alguém que programa em Python. =)

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004