Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Horário de verão 2007/2008: Como configurar automaticamente

Escreve o Leonardo Fontenelle:

"Se você usa GNU/Linux, BSD (inclusive Mac OS X), ou outro sistema operacional da família UNIX, fique atento às atualizações do banco de dados de fusos horários e horários de verão. Também chamado de zoneinfo ou tz, esse é o banco de dados responsável por informar quando o computador deve ajustar o relógio para o horário de verão. A última versão do banco de dados data de 20 de agosto deste ano, mas recentemente foi enviada uma atualização dos horários de verão para Brasil, Egito, Gaza, Irã e Venezuela. O horário de verão começará em breve no Brasil, então precisamos ficar atentos para atualizar o pacote assim que a nova versão for lançada!

Você pode usar o crontab para agendar uma tentativa diária de atualizar as informações de horário de verão. O comando varia de acordo com a distribuição ou sistema operacional; no GNU/Linux Gentoo é emerge --update timezone-data, mas no Debian, por exemplo, é apt-get --target-release testing tzdata. Usuários Debian, Kurumin, Ubuntu etc. precisam evitar a versão estável (etch), pois dificilmente ela será atualizada a tempo (você pode conferir no portal de pacotes to Debian)."

Veja mais detalhes no link abaixo.

Saiba mais (leonardof.org).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Chaos
E outros Linux?: Para Debian isso funciona perfeito.
Para Redhat alguma idéia? Não sei se eles liberam o pacote antes. Acho melhor fazer o arquivo .zic e deixar no cron para rodar.

Vocês sabem me dizer se rodando um ntpdate já resolve o problema ou precisaria ainda mudar o fuso?
Comentário de oesleiribas
Debian: "Usuários Debian, Kurumin, Ubuntu etc. precisam evitar a versão estável (etch), pois dificilmente ela será atualizada a tempo (você pode conferir no portal de pacotes to Debian)"

Usuários do debian e derivados devem usar o tz-brasil que é um pacote que mantem a tabela de timezone do sistema atualizado, se você não tem instalado basta executar:
apt-get install tz-brasil.

Esse pacote de tempos em tempos verificar se existe uma nova tabela de fuso horário.

At+
Oéslei.
Comentário de algorges
Centos e Redhat: Para quem usa o Centos use

yum update tzdata

Para quem usa o Redhat Enterprise

up2date --update tzdata
Comentário de leo.fontenelle
tz-brasil: Sim, está certo, eu tinha esquecido!
Comentário de leo.fontenelle
Informações oficiais atualizadas: O pacote timezone-data a que me referi foi atualizado! A versão 2007h já traz as informações sobre o horário de verão brasileiro 2007/2008, de forma que basta atualizar o pacote e garantir que o arquivo /etc/localtime seja um link simbólico para o local correto ou que seja uma cópia do arquivo mais atualizado.
Comentário de Thiago F Pappacena
Aos que acharem este link: Aos que acharem este link pelo Google (como eu):
o pacote do Gentoo que possui a atualização para o horário de verão Brasileiro (sys-libs/timezone-data-2007h) está mascarado como unstable. Editem o arquivo /etc/portage/package.keywords (ou crie um novo, caso ele não exista) e adicionem a seguinte linha:
sys-libs/timezone-data ~x86

(substituindo, obviamente, o ~x86 pela caracterização de "unstable" da arquitetura do seu sistema)
Comentário de Lee Richard
Gentoo: Gentoo

echo "sys-libs/timezone-data ~x86" >> /etc/portage/package.keywords

emerge --sync
emerge -uv timezone-data

rm /etc/localtime
ln -s /usr/share/zoneinfo/Brazil/East /etc/localtime
(East para GO, DF, ES, RJ, SP, PR,SC, RS)
Comentário de Ricardo Lino Olonca
Horário de verão: Não sabia da existência deste pacote. Muito legal. Ajudou muito.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004