Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Helio Castro responde: como empresas e desenvolvedores de Software Livre têm retorno financeiro

Esta é uma pergunta comum, especialmente quando ocorre aproximação do meio acadêmico ou governamental com objetivo de estudar o mercado ou a comunidade de software livre. A questão voltou a surgir na semana passada na lista Linuxchix-BR, e Helio Castro (desenvolvedor do KDE e funcionário da Mandriva Conectiva) preparou uma resposta com vários exemplos mostrando formas como desenvolvedores reais obtêm este retorno. A pergunta era: “Como uma empresa de Software Livre tem retorno financeiro, já que ninguém vive de filosofia?

Segue a resposta de Helio Castro, que não procura esgotar o assunto, mas ilustra através de alguns exemplos práticos:


Essa eu respondo com gosto. De filosofia só vive filósofo que dá aula :-) E alguns que estão tirando dinheirinho suado nosso pra falar bobagem por aí...

Agora, se você parar e olhar com cuidado, tem várias categorias de pessoas responsáveis que ganham de modos diferentes.

Começando de baixo, o desenvolvedor que usualmente faz um software nas horas vagas e não é seu ganha pão diário, não ganha monetariamente, mas indiretamente ele recebe no todo. A exemplo, eu faço uma pequena parte do KDE, mas uso ele inteiro. Eu me beneficiei pelo fato de ter tido o tempo de outras pessoas pra melhorar minha vida.

Agora já partindo pro segundo plano, os desenvolvedors de aplicações que já fornecem suporte. Se você fez um software muito bom, e uma empresa usa muito ele, quem seria a pessoa mais adequada a dar este suporte ? O próprio desenvolvedor, é claro. Tão somente isso é real, que posso deixar como exemplo o George Staikos, desenvolvedor do KDE que tem sua empresa própria no Canadá e vive viajando para a França para trabalhar no suporte e melhoria do software de análise matemática que ele fez pro KDE, chamado KST, isso para o laboratório da INRIA ( acelerador de partículas ). Com tudo pago, e a empresa dele está crescendo esse ano já. Detalhe, o software tá ali pra quem quiser usar.

Um terceiro plano seria o exemplo do pessoal do gstreamer, que desenvolveram uma ferramenta pro objetivo real deles. O gstreamer é um media framework, e eles continuam desenvolvendo ativamente porque a empresa deles tem novas necessidades. O negócio deles é fazer streaming a distância, para conferências, empresas, etc. O software é só a ferramenta.

E tem o meu caso, e da Mandriva. A gente faz um produto de graça, desenvolve pra alguns projetos open source e é pago pra isso. No meu caso é o salário normal, como funcionário, no caso da empresa por usar todos esses recursos como ferramenta, consultoria, treinamento, projetos pra outras empresas ou até na venda de produtos (embora seja a fatia bem menor do todo).

O que se valoriza hoje não é o programa, e sim a pessoa que está atrás dele e que merece o real crédito. Software é commodity. Mais ou menos como a piada (séria) do cara do martelo. 1 real pelo prego e pela martelada, 100000 por saber onde bater :-)



Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de nemesis
perfeito!: excelente ponto-de-vista de quem está por dentro...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004