Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Kurumin Linux: haverá uma próxima versão?

Carlos Morimoto divulgou estar considerando interromper ou mudar o foco do Kurumin Linux. Tanto o Kurumin quanto seu criador, Carlos Morimoto, foram destaque nos resultados da pesquisa anual dos Favoritos da Comunidade Linux brasileira nos anos recentes (veja 2006 e 2005.


“Existe a possibilidade de o Kurumin terminar ou modificar seu foco. Carlos Morimoto declarou recentemente: "...É um cenário bem diferente do que tínhamos em 2003, quando comecei a trabalhar no Kurumin, quando as distribuições eram muito mais problemáticas e difíceis de usar e o Linux era usado por bem menos pessoas. Devido a tudo isso, é bem provável que o projeto seja encerrado, ou tenha seu escopo reduzido, passando a ser uma distribuição mais especializada, com um conjunto menor de recursos."

Assim resolvi escrever sobre o assunto e colocar minhas impressões sobre os reais motivos que podem levar a encerrar o desenvolvimento de uma das distribuições que mais divulgou o Linux no Brasil nos últimos anos.”


Enviado por Max Raven (maxΘmaxraven·info) - referência (guiadohardware.net)..

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Luiz Felipe
è uma Pena: è uma Pena que tal distribuição pare .....
Um trabalho fantastico, que merece total elogios.
Usei kurumin desde a versão 1.4, até hoje tenho a versão 7.0 nos meus cds de trabalho....
Iniciei em Linux por ele e muita coisa que sei hoje devo ao Kurumin Linux do Carlos Morimoto...
é uma Pena . . .
Comentário de hlegius
Realmente triste...: .. pelo menos para mim, o começo de tudo foi com Kurumin, ainda em 2003 quando ela era uma das distros mais amigáveis e fáceis ao novos usuários. Creio que se o desenvolvimento fosse feito e acompanhado por mais de uma pessoa, o Kurumin possa ser continuado, afinal, em termos de distro, é uma das melhores (se não a melhor) distribuição Linux que o Brasil "exporta" e consome.

Espero que sejam apenas rumores.
--
User Linux: #403858 - ArchLinux
http://www.hlegius.pro.br

Comentário de Chuchu
Já vai tarde!: Já vai tarde!
Comentário de Flavio_Moreira
Acompanhei todo esforço do: Acompanhei todo esforço do Morimoto desde o início e partindo do princípio de que o Kurumin seria apenas um suporte para o material técnico (e-books), até que o pequeno índio foi bem demais.

Caiu no gosto do povo por qualidades próprias nunca antes vistas. Quer usar um "proxy", clica-aqui! Quer compartilhar a conexão, clica-aqui! Quer "entrar" na rede windows, clica aqui! Além do que o teclado ABNT-2 já funcionava de primeira; entre outras centenas de exemplos - das mais simples as mais complicadas que se tornaram simples como instalar o LTSP.

Hoje em dia sou um usuário Ubuntu, não que o Kurumin não me atenderia no meu uso diário - editar textos, navegar, ler e responder e-mails. Mas a evolução das máquinas e programas, exige uma atenção muito grande que só é possível também com uma grande base de usuários e desenvolvedores, e algum (muito) dinheiro ajuda também. E como o Morimoto afirma, já são fáceis de instalar e usar no Desktop. Enfim, o Ubuntu hoje faz o que o Kurumin sempre fez desde o início: você liga e funciona ... mesmo sem saber o que é kernel, shell, etc.

Não encararia o "fim do projeto", caso isso ocorra, como uma "derrota". O Kurumin cumpriu bravamente seu papel de introduzir o Linux para o "povão". Há que se ter muito orgulho disso. É o "ciclo da vida" (Rei Leão - Disney, para não ter que citar Nietzsche). Comparo a um atleta que deixa o esporte quando é campeão, depois de conquistar todas os títulos e medalhas e decide abandonar a carreira competitiva no auge. Saber tirar o time de campo, na hora correta, é sinal de maturidade e discernimento. Melhor sair com honra do que amargar uma decadência (no caso seria o abandono).


Só tenho a agredecer ao Morimoto pela oportunidade de aprender com o Kurumin e que ele se dedique a novos projetos com o mesmo empenho em que se dedicou ao pequeno índio, como eu testemunho em ter acompanhado desde a versão "0.0".
Comentário de timm
Nossa.: (Quer ver moderarem negativamente?)

Eu realmente tenho medo que isso aconteça. Comecei no Kurumin 2.12, no inicio de 2004, e aprendi muita coisa com ele. Sempre gostei do didatismo do Morimoto (e, consequentemente, do Kurumin Linux), que ensina o usuário iniciante a usar Linux em diálogos altamente explicativos e arquivos de texto extremamente bem comentados (jamais esquecerei onde aprendi a configurar o Lilo :).

Ao contrário do Ubuntu, distribuição predileta dessa nova geração, em que as dúvidas são postadas por idiotas em fóruns para outros usuários idiotas, que colam receitas de bolo e que o usuário copia e cola no terminal - sem sequer imaginar o que aquilo está fazendo de verdade - pra depois ainda sair alardeando aos quatro ventos que "Ubuntu comanda", que nenhuma outra distribuição presta, e que otários são os usuários que compilam seus pacotes e editam seus arquivos no vi, etc.

Conheço pessoas que começaram no Kurumin Linux, assim como eu, e que felizmente não são dessa maneira. Ou até melhor, acredito que quase todos que tenham começado no Kurumin não sejam assim. E me entristece a possível morte do Kurumin.

Morimoto, você leu isso?

----------------

Linux User #405251
http://timmerman.wordpress.com
Comentário de timm
Ahh sim, o meu outro: Ahh sim, o meu outro comentário, que acabei de fazer, é pra usuários como este.

----------------

Linux User #405251
http://timmerman.wordpress.com
Comentário de Metatron
Encruzilhada: Para ir além do que já foi feito é preciso saber programar; que mais poderia ser feito usando apenas bash+kommander ?
Não pensem que tenho alguma coisa contra o Kurumin, mas me parece que chegaram num beco sem saída. Peguem como exemplo a distro Slackware, o instalador é praticamente o mesmo de 10 anos atrás, os princípios são os mesmos, e a distro continua viva; mas não há inovação cosmética pesada, para isso só programando, o que não parece ser o caso também da equipe subjacente ao Slackware.
E aviso que sou usuário Slackware.

"De profundis clamo ad te Domine"
Comentário de runway
Bom! a Debian BR é uma: Bom! a Debian BR é uma opção considerável para substituí-lo.

Viste meu site
Comentário de akihito
Como boa parte das pesoas: Como boa parte das pesoas que comentaram aqui, eu também comecei com o Kurumin, na verdade antes, tentei o Red Hat, Mandriva (quando era Mandrake), Conectiva e outros. Mas o único que soube me entender foi o Kurmin (rsrsrs), era muito simples e bem documentado, foi com ele que realmente aprendi a usar Linux, com o tempo acabei o abandonando, e comecei a usar o Debian, por que eu gostava de customizar a distribuição e assim como o Ubuntu o Kurumin já vem com tudo pronto e com muita coisa que realmente não preciso, mas isso para um usuário desktop não faz muita diferença.
O Kurumin foi um divisor de águas para mim, antes dele tinha até pensando em abandonar o linux, me sinto um pouco cupado pelo que esta acontecendo com ele hoje, afinal suguei tudo que podia dele e da comunidade que o cerca e depois os abandonei, e acho que isso que aconteceu com boa parte dos usuários.
No mais só posso agradecer a ele e ao Mirimoto, pessoa que realmente tem que ser prestigiado, pelo seu trabalho e pela sua boa vontade em querer ajudar ao próximo.
Comentário de Vagner
Ubuntu quem poderá vence-lo ?:
O Ubuntu pode se dizer ofuscou o brilho de muitas distribuições, principalmente as mantidas por poucos desenvolvedores ou que não tem um capital financeiro como o Ubuntu tem. Mesmo a midia ( revistas, sites , blogs ) que falem do mundo linux mesmo que de passagem, colocam o ubuntu em evidencia, é um "marketing" bem agressivo (observe desde o lançamento do ubuntu 7.10 mesmo quantas noticias no br-linux o ubuntu tem e outras distribuições tem ) isso ninguém tem condições de competir.
Tecnicamente o Ubuntu tem seu méritos, mas para mim ele tem ( com ou sem esta intenção ) seguido a lição da Microsoft para popularizar seus produtos, pois indiferente o produto tecnicamente ser bom ou talvez não o cenário faz com que a midia especializada ou não para leigos ou não quando toque no assunto Linux atrele o nome Ubuntu.
E acredito que o Morimoto esteja sentindo este fator que o impulsiona a mudar seus planos para o Kurumin.



Comentário de timm
Outro dos usuários a quem: Outro dos usuários a quem me referi no meu post aqui nesse tópico. E, ainda que eu fosse desenvolvedor de alguma distribuição, que diferença faria pra mim o Ubuntu estar tão na mídia e ser a distribuição Linux mais usada atualmente?

Pra mim ela continua sendo instável, até onde testei. Apesar de ter dado uma boa melhorada no 7.10, ainda é incomparável a outras distribuições que conheço - e que também não é o caso do Debian. E, coinscidência ou não, (outro comentário pessoal), o sistema mais utilizado no mundo ainda é o Microsoft Windows, e ele não é um primor de estabilidade.

----------------

Linux User #405251
http://timmerman.wordpress.com
Comentário de Wallacy
Dou total apoio ao Carlos: Dou total apoio ao Carlos Morimoto, o Kurumin é uma ótima distribuição, mais realmente o cenário atual o mudou muito, e acredito que mudar um pouco o foco do projeto só trará benefícios!
Acho que se muitos tivessem essa visão que ele tem, não teríamos uma discrepância tão grande de distribuições como temos hoje.

------
Para aquele que controla o próprio pensamento, todo o resto se torna simples jogo de crianças...
Gandhi.
Comentário de hardware
Advogado do Diabo...: Fazendo papel de advogado do diabo, hoje realmente talvez nao haja muito mais espaco para o Kurumin quando temos opções muito boas como Ubuntu e Mandriva para o usuário leigo. Acho que o foco do Kurumin deveria se voltar para o aprendizado e se tornar uma opção apenas autodidata de se aprender Linux, com ferramentas para este fim - aprender Linux.
Comentário de hardware
tambem parou: o desenvolvimento do Debian BR CDD tambem esta parado e nao faz muito sentido quando se tem o Ubuntu que é baseado em Debain e voltado para o usuario leigo.
Comentário de Cláudio Martinelli
parado???: O desenvolvimento do Debian-BR-CDD não está parado, pelo contrário, ja foi lançadas duas versões de testes, esta sendo baseado em Debian Lenny. Se você antes de postar comentário como esse deveria pelo menos ver a lista do projeto.

Quanto a substituir o Kurumin, o BR-CDD, nunca teve o foco do Kurumin, ele não é live-cd, não dispõe de icones mágicos (ao meu ver, graças a Deus), usa Gnome como interface gráfica e nesta próxima versão terá também o KDE.

Quanto a comparar com o Ubuntu, que é um exelente projeto, mas o foco do Debian-BR-CDD é ofercer um Debian customizado para os brasileiros, e Ubuntu apesar de se basear em Debian não é um Debian pois tem seus próprios pacotes e segue a cada dia um caminho diferente do Debian, sem contar que são focos distintos, o Ubuntu tem um clico de diferente de desenvolvimento do BR-CDD.

Atualmente várias prefeituras, governos estatuais, ministérios, forças armadas e muitas empresas usam o Debian-BR-CDD em seus desktops, com contar claro os milhares de usuários espalhados pelo país.

Sendo assim o Debian-BR-CDD vai continuando sendo desenvolvido à maneira Debian, quando ele ficar bom ele estará pronto, sem prazos, sem exigências, simplesmente assim, está bom, está pronto.

Comentário de George Kihoma
Kurumin, o início...: Na verdade o primeiro linux em que botei as mãos foi o Knoppix logo que o Morimoto noticiou a distro no guiadohardware. Ainda não existia o kurumin. Lembro que comprei o CD do Knoppix no guiadohardware (meu acesso era discado até o ano passado) e fiquei extasiado. Depois o Morimoto liberou a primeira versão do Kurumin (acho que ainda tenho lá em casa) e daí foi só correr para o abraço. Realmente um marco na usabilidade do linux. Ao contrário dos instaladores tradicionais do Debian ou do slack, instalar o kurumin sempre foi coisa de criança (se bem que o melhor instalador que eu já vi era do do falecido TechLinux). Mas também nunca instalei o Mandrake. O negócio é o seguinte. O kurumin me deixava fuçar tudo com uma facilidade incrível, além de ter o fórum e o próprio Morimoto sempre lá, prontos a melhorar o sistema. Lembro do meu entusiasmo da primeira vez que vi o Clica-Aki, o painel de controle do Kuruma.
Hoje estou no Etch, mas confesso que muitas vezes penso em voltar ao kuruma. Muito fácil de instalar (- de 10 minutos), e moleza de configurar. E como eu adoro testar coisas no sistema (ao invés de usar máquinas virtuais) vira e meche eu preciso re-instalar tudo. Com o Kokar a tarefa fica facilitada.
Ainda é uma das distros mais amigáveis, em termos de usabilidade. Não considero o Ubuntu tão amigável assim. Mesmo porque o kuruma é feito tendo em conta a realidade brasileira, não de conhecimentos específicos como de cultura e mesmo de hardware utilizado (o Morimoto sempre se preocupou com as placas-mãe PcChips que vendem como água aqui) e os famosos win/soft-modem (a galera do acesso discado agradece). O Ubuntu é feito para o mundo e por isso mesmo não pdoeria se ater a esses detalhes.
Espero que a distro não acabe, nem mude o foco. Ainda existe uma legião de usuários windows que necessitam de um Morpheus para lhes oferecer a liberdade.
Mas acho que o Morimoto talvez não tenha mais o entusiasmo de antes , o que é normal. Penso que poderia desenvolver outra distro, com finalidades mais específicas ala L.A.S (http://www.localareasecurity.com/) ou http://www.linuxfromscratch.org/livecd/ mas esses já são projetos existentes. Talves uma MOKBD, sigla que acabei de criar para Mother OF all Knoppix Based Distros. Ou seja uma distro que oferece todo o suporte para os usuários criarem um remaster personalizado do Knoppix.
Comentário de Sandro P
É uma triste: É uma triste notícia...

Porém, se eu estivesse no lugar do Morimoto já teria abandonado o projeto há mais tempo. Recebe muitas críticas injustas de uma comunidade que deveria ser mais agradecida à distribuição que é uma das precursoras do software livre no Brasil.

Milhares de pessoas conheceram e usam Linux devido ao Kurumin.

Às vezes vejo no Orkut um bando de "pirralhos" criticando o sistema e, visivelmente, nem o conhecem direito. Essas pessoas não entederam o que é software livre.

Espero que o Morimoto desista da idéia e dê continuidade ao Kuruma...


Comentário de JCarlos
Fim do Kurumin: Pegou pesado chamar os usuários do Ubuntu de idiotas né?
pega leve ai, questão de preferência se o cara quer editar os .conf dele no gedit ou no vi.

voce nao começou no Kurumin, então, eu comecei no slack e não te chamei de idiota por isso.

respeito ao semelhante...
Comentário de Rodrigo
Inspiração: Eu nunca usei o kurumin, mas comecei a usar Linux ao saber que o kurumin oferecia boa usabilidade. Fiquei com vontade de usar, e tempos depois, criei coragem e instalei um linux (ubuntu).
Comentário de Terramel
chuchu, você está....: ...defecando pela boca!

Talvez seja porque tem merda na cabeça ;D
Comentário de timm
Houve comentários aqui: Houve comentários aqui nesse tópico que provaram o que eu disse.

----------------

Linux User #405251
http://timmerman.wordpress.com
Comentário de Elias Amaral
Eu aprendi muita coisa com o: Eu aprendi muita coisa com o kurumin, e sempre foi minha carta na manga quando tudo mais falhava, até para reparar windows ele serve. Além disso, tenho boas lembranças do kuruma na época que eu usava um windows com muito spyware e registro muito cheio, eu não conseguia sequer ver vídeo nenhum numa velocidade aceitável. Dae eu ia pro kurumin, e via sem problemas, mesmo rodando do do CD. E isso com 128mb de ram. Ele usava KDE2, muito legal.. acabou sendo meu centro multimidia por um tempo.

Agora é torcer para ele decidir o melhor rumo para o projeto. Talvez reduzir o escopo, talvez acabar e deixar que seu papel seja cumprido por outras distros. Se ele redefinisse a estrutura do kurumin como sendo baseado no Ubuntu, eu acharia uma escolha particularmente feliz -- e poderia até ser ajudado por grupos que já estão fazendo coisas parecidas, como os do Automatix e do EasyUbuntu. Mas eu acho que o ciclo do kurumin como "única opção para o usuário leigo" está chegando ao fim, e que as distros atuais já estão usáveis o suficiente pra não ser necessário uma distro focada somente na facilidade.

Algo que eu acharia interessante, se o kurumin acabar, é quem contribui com o kurumin (se é que existe alguem) se dedicar à localização de alguma outra distro.

Mas bom, eu também já critiquei bastante: nas primeiras versões, ele usava um knoppix, junto com scripts de instalação de 'icones magicos', junto com repositorios debian testing o.O claro que é adequado quando se tem poucos recursos para o desenvolvimento, mas isso é uma combinação um pouco explosiva. Instalar coisas pelo apt-get nessas condições é um pouco arriscado..

Acho injusto condenar ele por ter uma infra-estrutura feita de scripts. Os ícones mágicos são tanta gambiarra quanto os instaladores de flash-nonfree que são scripts que baixam a última versão do site, ou os scripts auto-descompactadores que se instalam em /opt. A infra-estrutura de boot e configuração de quase todas as distros é quase toda feita via scripts, só a parte realmente baixo nível é escrita em C. O pppoeconf, por exemplo, é um shell script.

[ e ninguém, absolutamente ninguém, faria programas numa linguagem de baixo nível que faça o que os ícones mágicos do kurumin faz. isso viola alguma lei importante do universo ]
Comentário de MaxRaven
Tbm é meu As da manga: O kuruma sempre foi meu trunfo, se alguem baixa aqui em casa pedindo para eu dar uma olhada na maquina é sempre o kurumin que levo, já me salvou a pele algumas vezes, inclusive uma época que estava sem pc, levava ele comigo a casa de amigos e parentes e fazia meu acesso a internet com ele, tem um primo que até hoje quer entender que programa era aquele que eu usava hahaha.
Como já disse aqui no Br-Linux e tbm no meu post, o kurumin mostrou o linux para muita gente, minha mãe só se deu bem com ele, até hoje ela usa, falei para ela hoje a tarde e ficou muito triste, no inicio ela achou que era conversa minha, que eu queria por o slackware novamente e estava arrumando uma desculpa, mas não era.
O Ubuntu ela não gostou, kubuntu e xubuntu idem, acho que vou mostrar o mandriva para ela caso não tenha uma versão 8 junto com o debian.

http://www.maxraven.info
Comentário de Guilherme Yan
ÓRFÃOS: Vai deixar muitos órfãos.
Uso vários computadores e um deles ainda uso o Kurumin.
Vou ser um destes órfãos.
:-(

Guilherme Yan
Comentário de milton ferreira da silva
Também acho uma pena.: Também acho uma pena. Quando surgiu o Kurumin eu já usava linux. Comecei no Tech Linux, tentei o Conectiva 8 sem sucesso, passei para o Mandrake 8. Se não fosse o Kurumim, seu forum e os artigos do Morimonto, eu não saberia o que sei hoje do linux. Tenho usado mais o Ubuntu, mais ainda tenho o Kurumin 7 instalado nas minhas máquinas em outra partição.
Mesmo com alguma mudança, vida longa ao Kurumin. Concordo com o comentário acima que diz que o Ubuntu não é tão amigável assim. Tenho praticamente todos os cds. Lembro-me com certa nostaugia os lançamento quase mensais. Era uma luta para melhorar o sistema, eliminar os bugs e criar novas facilidades para os usuários. Sem Kurumin o Linux não seria o que é hoje no Brasil.
Comentário de ceti
Vai gostar: Do Mandriva ela vai gostar, com certeza...
Bem, como já disseram várias pessoas aqui, a verdade é que o Kurumim já cumpriu seu papel. Tem que sair agora mesmo, enquanto está por cima.

long live rock!
Comentário de tux
Comecei na linha de comando: Comecei na linha de comando com conectiva 7.0, e desktop com kurumin.
Hj tenho debian na linha de comando e Ubuntu no desktop.
Cá entre nós, é a evolução natural. Amanhã será um novo dia...

Daqui há uns 4 anos teremos 4 distribuições dominantes. Será q hj já nao temos?. Não sei pq a galera se esforça em concorrer em tentar "inovar"/copiar as q dominam e dominarão. Talvez por estudo e aprendizagem, nada mais justo!.

bjos
Comentário de flamer
Nova geração?: O usuário do Ubuntu é o que se considera "nova geração" no se refere ao Linux? Caramba. E eu que já achava o Kurumin uma coisa nova demais... Ai que saudade do meu RedHat 4.0
Comentário de bebeto_maya
Kurumin, minha visão...: Está é a minha opinião.

O kurumin era uma distro que continha defeitos e BUGs diversos nos scripts dos ícones mágicos, Apegada excessivamente a gambiarras e a POGs, que acabavam funcionando, a estética também não era um ponto forte seu, embora isso fosse menos importante que a funcionalidade. Os menus eram sujos.Outro problema era a falta de suporte empresarial.

Contudo O kurumin era fácil, leve, bem customizado para o hadware e desenvolvido com um foco no usuário final brasileiro, aquele que gosta de mp3, wmv, mpg, DVD, etc. Outro grande trunfo, era o suporte a winmodens, confesso que quando comecei a usá-lo, foi por causa desse tal suporte.

A proposta de resolver questões que as outras distros simplesmete iognoravam, também era atraente, como instalar servidores, configurar WIne, drivers nvidia, ati, intalar hardware exótico etc...Embora na prática fosse algo um tanto desastroso, visto existirem distros mais robustas para serem usadas como servidor...

Enfim, a boa documentação, a facilidade de uso, a adaptação ao usuário final, provam inequivocamente, que muito mais que um sistema robusto, o usuário quer um sistema agradável que faça as coisas que ele gosta.

O Kurumin faz falta porque como distro brasileira, pode conter codecs e softwares que as distros internacionais não podem e portanto acaba sendo uma opção acessível ao usuário final.
________________________________
Arte com Linux e Software Livre:
http://inteligencianatural.sites.uol.com.br
Comentário de sem@email.org
Algumas vezes voltar as: Algumas vezes voltar as origens eh a melhor soluçao.

O Kurumim bem que poderia voltar a ter menos de 200 megas e se tornar uma Recovery Distro em portugues.

Recovery distros sao poucas (essencialmente sao Live Cds com ferramentas para recuperaçao de sistemas). Nao precisam ter a ultima versao de qualquer software. Na verdade estabilidade eh o foco. Nao precisam ter um desktop cheio.

Alias, manter tudo em 50 mega para caber num CDR card parece uma boa ideia. CDR cards sao excelentes para dar como brinde/propaganda de sua empresa.

"small is beautiful".

Comentário de jlcarneiro
Novo foco: Será realmente uma pena se o Kurumin for descontinuado. Foi a primeira distribuição que usei e tem um gostinho de "Brasil-sil-sil"! ;-)

No início, reclamava um pouco de sua aparência amadora, mas isso tem melhorado muito. Uso o Ubuntu, mas usamos sempre a versão mais recente do Kurumin no trabalho: para baixar imagens de máquinas com W2K e WXP e para corrigir problemas diversos. Outro dia, inclusive, fiz uma imagem de um HD para análise forense!

Concordo com aqueles que dizem que pior seria Morimoto não ter tempo para contribuir com seus artigos. Distribuição, para exemplos ele sempre pode usar outra (Debian-based, de preferência, hehehe...). A não ser que o Kurumin voltasse a ter menos de 200MB e passasse a ser voltado para aprendizado. :-)

-----
jlcarneiro.com - Porque, agora, todo mundo é "pontocom"!
Comentário de Critico
Esperavam outra coisa com software livre?: O software livre é assim. Trabalho mais trabalho e nenhum salario. Ainda falam em ganhar com suporte. Que idiotice!!!
Comentário de Samuel
Por um KURUMIN 8.0: Estava tão ansioso por um Kurumin 8.0, usando KDE 4, quem sabe com um Painel Clica-Aki atualizado...

O Carlos Morimoto é, sem dúvida, um herói brasileiro em termos de expandir o uso do Linux. Esse é objetivo inegável que o Kurumin sempre cumpriu com maestria.

Coisas como o Painel Clica-Aki e as forma didática das instruções contidas em todos os scripts usados na distro são tudo que sempre procurei em distribuições Linux. Sempre me perguntava: Pq ninguém nunca pensou nisso??? O Morimoto pensou. PARABÉNS e OBRIGADO a ele por isso. Quase tudo que sei sobre Linux aprendi USANDO o Kurumin, que, além de dar caminhos fáceis, não deixa de ensinar os caminhos em linha de comando, dando sempre autonomia ao usuário para, um dia, começar a andar sozinho.

É A DISTRIBUIÇÃO MAIS DIDÁTICA JÁ CRIADA.

Não condenarei sua descontinuação. Mas, será que se o Morimoto buscasse parcerias, mais colaboradores e desse um prazo maior entre a versão 7.0r3 e a 8.0... não daria para lançar uma super versão 8.0, com KDE 4? Essa é minha súplica, pois não vejo nenhum outro sistema Linux com os méritos do Kurumin somado ao fato de que é um Linux que podemos chamar de NOSSO, pois é VERDE E AMARELO.

POR UM KURUMIN 8.0!!!
Comentário de Laterna Verde
Critico: Crítico você deve ser mais um que ganha dinheiro instalando WinXP pirata.
Comentário de cwars
Como um professor da: Como um professor da faculdade uma vez me disse:

"O Linux é somente um kernel, o sistema operacional é quando você junta vários programas ao redor do kernel"

No caso tanto faz a Distro, será que mesmo ela sendo um sistema próprio tem que ser compátivel com outras Distros, vide Suse, Rad Hat, Debian, Ubuntu e outros?

Para mim a verdade é que o GNU/Linux antes era uma Distro Unix-Like, mas evoluiu para ser um sistema próprio, o mesmo ocorre com cada Distro GNU/Linux.

Será importante se ela é do jeito que é desde de o passado?

O importante é preservar sim suas raízes, mas de que vale eu valorizar um grupo isolado de usuários? Assim fazem diversas Distros, são seus focos, Debian (administradores de rede), Slackware (soluções de problemas de forma avançada), Kurumin (aprendizado), Ubuntu (facilidade), Suse (tudo gráfico). Cada Distro segue seu foco, seu caminho da melhor maneira que se deve seguir agradando seu público.

Assim todos são obrigados a serem SlackUsers?

Eu já usei Slackware, é um bom sistema, atende seu foco, mas o Ubuntu também é um bom sistema e atende seu foco, por que critica-lo?

Se seu investimento é em marketing isso é ótimo, mostra a prova mais uma vez que é o marketing que tornar algo promissor, exemplo prático da M$.

Acredito que a melhor forma de crescer é crescendo sua p?opria consciência, ver de forma que está além do apenas "eu", pense, será de critica as atitudes? Vejo criticas, mas poucas são as soluções, isso é justo?

Todos parecem (mesmo sendo uma comunidade) terem herdado ódio de algo por defenderem alguma coisa, será isso ético? Eu critico a M$ por suas jogadas desleais, mas a Canonical também é desleal?

O Kurumin cumpriu seu papel (mas muitos criticaram), pois Morimoto sabe bem o que está fazendo, isso é errado? Saber o que está fazendo?

O melhor sistema operacional do mundo é aquele que lhe agrada usar e não o que todos usam...
Comentário de ecmotta
Se Morimoto resolver: Se Morimoto resolver descontinuar o Kurumin, merece apoio porque hoje existem várias distribuições que atendem ao iniciante em Linux, embora nenhuma tenha atingido o grau de facilidade de uso e o suporte (fóruns, tutoriais, livros eletrônico e impressos etc.) de que é dotado o Kurumin. Acho que uma idéia interessante seria a criação de uma comunidade Linux brasileira voltada para a remasterização do Ubuntu (criar o BrUbuntu ou algo parecido), dando-lhe um visual bem verde-e-amarelo e inserindo nele suporte a softmodems, o BrOffice.org; quem sabe até mesmo disponibilizar um DVD com os programas mais comuns e um conjunto de ícones mágicos para instalá-los, porque quem não tem banda larga sofre para instalar o Ubuntu... Acredito que o Kurumin vai ficar na história como a distribuição que mais atraiu usuários para o Linux no Brasil. Mérito de Carlos Morimoto e todos os que contribuíram para tanto sucesso. Mas, se for hora de mudança para facilitar ainda mais o avanço do Linux, que ela aconteça rapidamente e sem pesares. A Morimoto e todos os que contribuíram para o Kurumin, minhas eternas homenagens e gratidão.
Comentário de ecmotta
Se Morimoto resolver: Se Morimoto resolver descontinuar o Kurumin, merece apoio porque hoje existem várias distribuições que atendem ao iniciante em Linux, embora nenhuma tenha atingido o grau de facilidade de uso e o suporte (fóruns, tutoriais, livros eletrônico e impressos etc.) de que é dotado o Kurumin. Acho que uma idéia interessante seria a criação de uma comunidade Linux brasileira voltada para a remasterização do Ubuntu (criar o BrUbuntu ou algo parecido), dando-lhe um visual bem verde-e-amarelo e inserindo nele suporte a softmodems, o BrOffice.org; quem sabe até mesmo disponibilizar um DVD com os programas mais comuns e um conjunto de ícones mágicos para instalá-los, porque quem não tem banda larga sofre para instalar o Ubuntu... Acredito que o Kurumin vai ficar na história como a distribuição que mais atraiu usuários para o Linux no Brasil. Mérito de Carlos Morimoto e todos os que contribuíram para tanto sucesso. Mas, se for hora de mudança para facilitar ainda mais o avanço do Linux, que ela aconteça rapidamente e sem pesares. A Morimoto e todos os que contribuíram para o Kurumin, minhas eternas homenagens e gratidão.
Comentário de terramel
CALA A BOCA CRÍTICO, QUE: CALA A BOCA CRÍTICO, QUE VOCÊ ESTÁ DEFECANDO PELA BOCA! Não entende a beleza em aprender e fazer um trabalho que realmente o dignifique? Nós que usamos Software Livre podemos dizer que o trabalho dignifica o ser humano, pois fazemos aquilo que nos dá prazer. E daí se tem trabalho e mais trabalho? Se continuamos fazendo é porque gostamos. Nenhum salário? Fecha a boca porque já tá começando a feder aqui... Vai falar isso pro Marcelo Tosatti, pra Sulamita Garcia, pro Alfredo Kojima e também para o próprio Morimoto. Mesmo os que não ganhem um centavo com SL com certeza conseguiram muitas oportunidades graças às contribuições que fizeram ao SL... Alguns começam a usar, depois começam a ler sites, mais tarde comentam nos sites, abrem um blog, dão palestras, escrevem softwares, traduzem etc. Não importam a ordem ou quais dessas opções escolhem. O que importa é que mesmo que não façam dinheiro com isso, acabam ganhando notoriedade. Ficam com um bom nome, ganham oportunidades e continuam fazendo aquilo que amam ;) Software Livre é ISSO! Já você meu amigo... vai criar porquinho na ilha... OINC! Vai fazer dentinho! Fica ai defecando pela boca, morrendo de inveja, fazendo suas trollices sem o mínimo de bom humor e sem o mínimo de argumentação... Fica inventando que é professor de faculdade (coisa que ninguém acredita... claro, existem professores picaretas, mas assim já é demais. Se você fosse realmente um professor de alguma coisa, seria mais do que uma ofensa à inteligência... mais do que um tapa na cara... seria mesmo é uma surra de pau mole... claro, não sei o que é isso, mas você deve saber ;D)... Fica vindo, se humilhando, mendigando comentários (coisa que apenas Terrinha que é muito bonzinho dá)... Resumindo... Fica provando que nasceu sem massa cinzenta na cabeça, mas sim com bolo fecal...

Com certeza é um técnico picareta que fica formatando máquina com Ruindows dos miguxos que usam M$N e pegam vírus de algum coleguinha que finge que é mulher e manda algo como foto_pelada.jpg.exe e cobra uns cinquentinha pra botar um ruindão XP pirata.. Provavelmente tenha toda essa raiva do Linux porque teme que ele domine o mundo e não venham mais PCs com vírus pra você brincar de formatar....

Beijos,
do Terinha ;*****

http://terramel.wordpress.com
Comentário de timm
CALA A BOCA CRÍTICO, QUE: CALA A BOCA CRÍTICO, QUE VOCÊ ESTÁ DEFECANDO PELA BOCA! Não entende a beleza em aprender e fazer um trabalho que realmente o dignifique? Nós que usamos Software Livre...

Parei de ler aqui, ao ver quem realmente está defecando pela boca.

----------------

Linux User #405251
http://timmerman.wordpress.com
Comentário de timm
CALA A BOCA CRÍTICO, QUE: Repetido

----------------

Linux User #405251
http://timmerman.wordpress.com
Comentário de carioca
fim do kurumin? migração para o ubuntu.: Concordo plenamente com o colega usuário do ubuntu. Adoro o ubuntu e será a minha proxima distro se o kurumin parar. É uma notícia muito triste para o mundo linuxers. O kurumin é tão excelente quanto o ubuntu, principlamente na versão 7.0. Que tristeza!
Comentário de thotypous
Live Cd: Concordo.

As pessoas que conheço que ainda utilizam o Kurumin o fazem apenas como livecd. Não sei como estão as últimas versões do Kurumin, mas as últimas que experimentei estavam meio instáveis para serem instaladas no HD, e já há algum tempo vinha apoiando o uso do Kurumin apenas como Live CD.

A idéia de voltar a caber em um mini-cd e ter ferramentas de recuperação é muito boa. Seria útil ter também um desktop básico, como o Kurumin sempre teve, para uso em emergências.
Comentário de Guilherme Paula
Respondendo o comentário: Respondendo o comentário acima:
Já existe uma comunidade brasileira do Ubuntu[1]. Sobre a criação do BrUbuntu, por enquanto não temos interesse em criar uma customização do Ubuntu. Além de ser muito complicado manter uma distribuição seguindo os padrões de qualidade, não temos pessoas com tempo suficiente para isso.
Sobre os winmodens, a próxima versão do Ubuntu, a Hardy Heron (8.04 LTS) terá suporte[2]. Sobre a questão dos DVD's, você mesmo pode criar. Basta usar a ferramenta AptOnCD[3] que ele irar criar um CD com os pacotes .deb que podem ser instalados sem estar conectado à internet.

[1] http://www.ubuntu-br.org/
[2] https://launchpad.net/ubuntu/+spec/winmodem-support
[3] http://aptoncd.sourceforge.net/
Comentário de tiaggs
??????: Alguem me ensina a lingua dos trolls? :)
Comentário de isdiru
Genio: Não entendo como os genios que entendem profundamente de sistemas operacionais,seja ele qual for,são funcionarios dos 'idiotas' que copiam e colam?Para que serve um genio(99%) em sistemas operacionais,redes etc ?EX:colocar a video conferencia para funcionar e sair da sala,ai entram os 'idiotas' e resolvem os problemas da empresa,inclusive se devem ou não dar aumento ao genio.Estranho não?
Não vai demorar e os intelectualoides vão exigir que para entrar numa aeronave devemos entender profundamente de JATOS.
Computador é igual geladeira,maquina de lavar,aparelho de som etc usamos para nossas necessidades,ou sera que tenho que entender de geladeira para usa-la?
Eu sou um dos 'idiotas'(na sua opinião) do copiar e colar e minha Distro é o Ubuntu.


Comentário de Aline Ferreira Abreu
Kurumin: É realmente triste pensar que o Kurumin pode acabar.
E quanto aos usuários do ubunto, depois que ví o tópico sobre o Kurumin no fórum oficial, concordo plenamente com o Lucas Timm.
Aquilo é coisa de troll.
Aquele fórum me enojou e se houvesse possibilidade de um dia eu usar o Ubuntu, essa possibilidade morreu quando lí aquele tópico.

Aline
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004