Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Harmony - Projeto de Java SE open source da Fundação Apache lança primeiro marco

O projeto Apache Harmony lançou seu primeiro build estável, 5.0 M1. Segundo os desenvolvedores, o Apache Harmony 5.0 M1 "representa nosso melhor build até o momento, e nós encorajamos os usuários para que façam o download e testem o runtime ou o kit de desenvolvimento, e relatem suas experiências na lista do Harmony".

Saiba mais (osnews.com).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Peter Parker
Muito bom!: Acho que isso irá beneficiar muito a Sun, já que o projeto Harmony oferece a Sun os códigos que a Sun não pode liberar como GPL pelo fato de infringirem licenças já acordadas com outras empresas.

Aliás, se esse projeto tiver a qualidade usual da Apache, será que no futuro isso tornará obsoleta a VM da Sun? Tenho dúvidas, afinal a implementação da Sun acaba sendo sempre a referência de implementação, por motivos óbvios. Mas talvez no futuro, com o JDK GPL, talvez isso tire essa "obrigação" da Sun, e talvez o Harmony se torne a implementação de referência, assim como acontece hoje com o Apache Tomcat.

--
Rael - http://www.raelcunha.com
Comentário de Copernico Vespucio
Concorrentes: Na verdade, as duas implementações são concorrentes. E não só no quesito licenciamento

O projeto Apache Harmony, tocado principalmente pelo pessoal da IBM, inclusive apressou o OpenJDK. Já estava claro para os técnicos da Sun que isso já poderia e deveria acontecer cedo ou tarde, mas como esse é um processo que custa dinheiro, foi necessário algo que pudesse convencer o pessoal que "assina os cheques" da urgência.

A idéia do projeto Harmony também nasceu inclusive aqui nas terras tupiniquins, vc. sabia? O projeto Javali, dou SouJava, há tempos militava lá fora por uma outra implementação das especificações. O projeto Apache foi o candidato mais apto pq eles já tinham acesso ao TCK, o Kit de testes automatizados oficial, que permite homologar uma implementação da JSE.

Eu faço parte da lista do Harmony e tenho acompanhado o projeto desde o início. Me parece que seu objetivo não é ser uma implementação "comum" do JSE. Algumas novidades interessantes estão sendo implementadas na VM (e código tem sido doado de várias fontes da indústria).

O Harmony promete ser um osso "duro de roer" para o OpenJDK.

E quem ganha com isso, no fim das contas, é o usuário.

É uma batalha com regras claras e limpas: ambas as implementações devem estar sempre de acordo com as especificações do JCP.

O pessoal por trás do OpenJDK (em sua maioria, os mesmos profissionais pagos pela Sun e pela indústria que sempre trabalharam em seu código) é também extremamente competente, mas muito conservador. A concorrência deve intensificar a pesquisa e incentivar avanços mais "arrojados" na VM. Para cada trunfo que o Harmony puxar da manga, o OpenJDK deve responder à altura.

A adoção deles deve depender, no fim das coisas, de nós mesmos, como comunidade. Com qual dos dois projetos desejamos colaborar e a qual deles dar mais apoio? O veterano OpenJDK/GPL ou o novo Harmony/ASL?


Comentário de Peter Parker
IBM: Legais suas colocações, Copernico.
Eu tinha lido sobre o Harmony ter sido "criado" no Brasil.
Não sabia que a IBM tinha contribuição forte assim no projeto. Acho que isso é bom, em parte pq as implementações do JDK da IBM sempre foram muito velozes (embora posteriores a da Sun, por razões óbvias).

O que eu não gosto muito em relação a IBM e Java é que algumas vezes as atitudes da mesma parecem querer só "bagunçar" a plataforma, tentando tomar parte do Java para si.

Por exemplo: todas as extensões proprietárias que a IBM coloca no WebSphere. Outro exemplo: o próprio SWT. No início a IBM reclamava do AWT (que era muito preso a plataforma), e ajudou a Sun a especificar/implementar a primeira versão do Swing. Depois que o Swing decolou, a IBM volta atrás, e faz sua "versão própria e evoluída" do AWT, o SWT.

Que o Harmony será ótimo para a concorrência, não tenho dúvidas! :)

--
Rael - http://www.raelcunha.com
Comentário de nemesis
só podia ser coisa de: só podia ser coisa de brazuca! :P

--
;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Copernico Vespucio
pois é... IBM: Ok, agora entrando no mundo secreto das "fofocas corporativas"...

A IBM sempre teve o controle da plataforma Java como objetivo, desde que a Sun saiu do controle sobre a mesma transferindo-o para o JCP (questão estratégica: é preferível ser um senador rico do que um imperador pobre).

Enquanto o ataque da M$ sobre o Java fora destrutivo e inepto, a IBM é polida, política e repleta de adeptos.

Cada um dos grandes membros do JCP tem sua agenda. A Oracle ocupa sua cadeira lá para criar e auxiliar a criação de padrões que beneficiem seus produtos.

Por várias vezes a IBM peitou a Sun e os outros membros quando o processo JCP foi conservador em aprovar padrões que permitiriam "atender melhor a seus clientes". O SWT foi um deles. Como não pode aprová-lo por lá, promoveu o mesmo como um projeto paralelo. Foi assistindo a essa história nos meios de comunicação que eu vi a Fundação Eclipse crescer e aparecer.

A IBM foi a principal "incentivadora" da abertura do Java Hotspot da Sun. Foram eles que começaram o barulho todo, Stalmman, por exemplo, só foi um dos que seguiram a correnteza.

Foi explicitamente por causa disso que o processo de abertura o produto demorou mais do que devia: era necessária uma estratégia para impedir que a IBM se aproveitasse do filão. Os outros motivos foram políticos e financeiros, que já conhecemos.

Em uma reviravolta, acabou que a Sun "trapaçeou" a IBM justamente liberando o Java deles sob licença GPL!!! Essa última não pode acrescentar uma gota do Sun Java Hotspot em sua VM proprietária, a menos que a libere também sob a GPL! Também não dá pra fazer o mesmo com uma JVM com licença Apache.

Pois é. Essa é a parte feia. Ela não é mais "feia" do que várias outras histórias e disputas dentro e fora do mercado.

Ao menos, esses gladiadores não estão interessados em reduzir o mercado a um menor denominador comum no qual só eles imperem, como ocorre com a "Gigante de Redmond".

Agora a parte positiva, para consumidores e desenvolvedores:

A IBM é a criadora e principal financiadora do projeto Apache, que brindou o mundo livre com inúmeros produtos que fizeram sua história. Embora seja o laboratório público do qual sai a maioria dos produtos proprietários da IBM, o serviço que eles prestam aos desenvolvedores é inegável.

Quando se escreve aplicações em Java, é quase impossível resistir à tentação de usar alguma biblioteca do projeto Jakarta.

A competição entre a Sun e a IBM é o duelo mais produtivo que assistimos em muito tempo.

A pressão do SWT fez com que surgissem aperfeiçoamentos no Swing como nunca antes. Onde antes só se falava de Java no servidor, o desktop é cidadão de primeira classe nas duas últimas versões da plataforma e deve continuar assim.

O Netbeans estava meio esquecido. Com a pressão do Eclipse, levantou-se em pouco tempo como uma potência capaz de concorrer em pé de igualdade (no presente momento, eu diria até de superioridade) com ele.

Sim, a IBM é um animal feroz. Mas ela ajuda a concretizar a filosofia de livre concorrência e implementação que o Java prega.

Com Harmony e OpenJDK no cenário, fica mais fácil para as pessoas escolher o código mais conveniente para, por exemplo, criar uma JVM para novas plataformas (dica: uma VM GPL pode pegar código do Harmony. Uma VM proprietária não pode fazer o mesmo com o OpenJDK).

Que a concorrência continue, eu pretendo testar meus projetos nas duas implementações. Agora mais que "escreva uma vez e rode em qualquer lugar", o grande lance é "escreva uma vez e rode em qualquer JVM".
Comentário de Copernico Vespucio
Claro... ]:-]>: Afinal, de acordo com o ranking de projetos no Java ONE de 2005 e 2006, somos o segundo país com os melhores javeiros do mundo!

O idéia do projeto de tradução comunitária da documentação de Java para outras línguas que não a inglesa começou inicialmente por aqui também (ver http://doc.java.sun.com/DocWeb/index.html).
Comentário de popolony2k
Eu mesmo irei....: ...testar o PlanetaMessenger.org com o SDK e a JRE da Apache.

Ótima alternativa.

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/NetBSD/Linux - My dream team

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004