Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Hardlock para Software Livre?


“Saiu no site Baguete uma notícia no mínimo curiosa, sobre o lançamento no Brasil de um Hardware Key (o Sentinel, da SafeNet) para plataformas Linux. Segundo o texto, "a solução protege aplicativos baseados em software livre (...) contra a pirataria". Essa frase me parece um oxímoro.”


Enviado por Alexsander (alexsander·rosaΘgmail·com) - referência.

Dá uma primeira impressão de ser oxímoro mesmo, mas vale sublinhar que a referência é a aplicativos baseados em software livre, e não a aplicativos livres - a oposição é apenas aparente, e não um reforço da idéia. Aliás, muito pelo contrário.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de rednaxel
O texto ficou confuso: O título da matéria é "Solução da Safenet protege software livre de pirataria". No texto aparece a palavra "baseado", mas num determinado momento o representante da SafeNet diz: "A comunidade de software livre pode agora proteger suas aplicações contra o uso desautorizado".

Eu mesmo desenvolvo aplicações proprietárias que rodam em Linux. Esse produto até me seria útil, mas não vejo utilidade para quem desenvolve software livre - até porque se o software é livre, pode ser livremente distribuído sem a necessidade de um hardlock... ou não?
Comentário de Elias G. Amaral da Silva
Que desrespeito!: "A comunidade de software livre pode agora proteger suas aplicações contra o uso desautorizado".

Hein? O que a comunidade de software livre prega é a não-necessidade de autorização para o uso. Isto é a liberdade número 0.

C-A-N-A-L-H-A-S!!
Comentário de Elias G. Amaral da Silva
Se tiver, deixa de ser: Se tem hardlock, deixa de ser software livre, já que viola a liberdade no. 0 ("Liberdade de se usar para qualquer fim"), e possivelmente as outras 3.

Mas um mesmo software pode ser distribuido tanto em forma de software livre quanto proprietário.
Comentário de CPolegatoJr
Hahahahahaha! A melhor do ano!!!: Essa foi a melhor do ano!!! Hahahahahaha

Não que seja fácil ou simples, mas monitoro a porta em que está o "HardLock" e vejo/gravo todas as "respostas" que são dadas para cada "pergunta", faço um software que responde pela porta na qual deveria estar o "HardLock" e "voilà", cadê a segurança?

--
Atenciosamente

Claudio Polegato Junior

Eng. Autônomo - Rib. Preto e Região
Ms. Física Aplic. Medicina e Biologia - USP
Eng. Computacional e Eletrônico - USP
http://cpolegatojr.no-ip.org

Um peregrino de problemas; Um pergaminho de soluções!

Comentário de Wendel
23-bits: Eu nunca vi softwares de 23 bits, e vocês ? :-)
Agora, nada contra disponibilizar o troço pra Linux, mas daí a dizer que vai ser útil pra comunidade de Software Livre parece excesso de cheiramento de gatinhos (Desciclopédia TM)
Comentário de popolony2k
Se fosse simples assim....: ....pois vamos acreditar que esse Hardlock funcione como os demais, então ele deve trabalhar com chaves geradas onde o tempo é um fator relevante e como cada chamada é feita em um tempo diferente, teremos chaves diferentes.....só nisso, a sua metodologia para "quebrar" o sistema vai para o espaço.

Quanto ao hardlock específicamente, considere a situação hipotética abaixo:

Você acabou de alugar um espaço em um ISP para colocar seu servidor de aplicações, cujo banco de dados está presente e com dados importantes de seus clientes na web.

Por mais que o ISP tenha sua segurança física, você colocou um sistema de segurança nesse hardlock e o mesmo só funciona com a presença do mesmo na máquina.

Agora considere que você utilizou o hardlock com informações pré-gravadas por você, como data de expiração de seu produto podendo ter sua expiração atualizada, com isso evitando o uso indevido após a data de expiração do contrato do serviço, ou até mesmo para evitar que utilizem seu serviço no caso de roubo de seu servidor.

Considere também que nessa informação pré-gravada no hardlock exista uma chave de criptografia utilizada para que todos os dados de seu banco de dados sejam criptografados com base na mesma e caso a data de expiração do serviço não seja atualizada por você futuramente, o sistema pára de funcionar e a apaga do hardlock, dificultando assim que terceiros utilizem indevidamente os dados presentes na máquina !!!

..... bla bla bla bla bla ......

Ou seja, existe muito uso para esse hardlock sim e o mesmo é bem vindo...só resta a empresa fabricante fazer o marketing correto.......e essa consultoria dei "de grátis" para ela !!


Leidson - Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org - Java Universal Messenger
FreeBSD/OpenBSD user
Politics is showbiz for ugly people !
Minhas Charges

http://blog.planetagol.com.br/category/blog-do-leidson/charges/
Comentário de Leonardo Peixoto
Chave de criptografia: Com certeza ele quis se referir ao tamanho da chave criptográfica.
Mas que a redação ficou no mínimo esquisita, lá isso ficou :-)
É o que acontece quando jornalistas leigos em informática tentam cobrir as notícias de TI sem buscar uma consultoria ... Dá até pra imaginar cena: o repórter com um caderninho (ou um palm, já que le é "especialista" em TI) fazendo a entrevista: "Como ? 23 bits ? Sei, entendi... Linux ? Ah, aquele tal de Software Livre, não é mesmo ? Beleza, peguei tudo !". E assim nascem pérolas como essa:

"A solução protege aplicativos baseados em software livre de 23-bit contra a pirataria, através de modelos de licenças flexíveis."

Impagável :-)))

Comentário de Ezequiel
A matéria é que está mal: A matéria é que está mal escrita.
O hardlock é para aplicações proprietária (não livre) que rodam em plataforma (32 bits) livre (GNU-Linux).
Acredito que esta é uma solução muito boa para que quer distribuir (vender) um programa desenvolvido para GNU-Linux e não quer arriscar com a pirataria.

Comentário de vmedina
Hmmmm TiVO?: Não seria a mesma coisa do TiVO?

Eu não sou um especialista mas, IMHO, isso parece ser a mesma coisa. Pega um SL, modifica e distribuí livremente, mas o bichinho só roda com uma "chave" dessas.

Perfeito para "interoperar" com sistemas proprietários, ou para empresas monopolistas usarem a comunidade para seus propósitos nefastos.

Para quê GPL v3??

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de
Não: Não, não é nem mesmo parecido. Esse hardlock é pra "proteger" softwares proprietários que rodam em plataforma livre. A GPL não tem envolvimento com esse tipo de situação.
Comentário de popolony2k
Você na sua cruzada pró-GPLv3......: ....as vezes apela ! kkkkkkkkkkk


Leidson - Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org - Java Universal Messenger
FreeBSD/OpenBSD user
Politics is showbiz for ugly people !
Minhas Charges

http://blog.planetagol.com.br/category/blog-do-leidson/charges/
Comentário de Gustavo Roberto Rodrigues Gonçalves
Significado de Oxímoro .: Olá Pessoal,

Ao ler o texto me deparei com uma palavra que não é comum a maioria, a palavra oxímoro.

Resolvi então pesquisar e colocar aqui para vocês do que se trata:

O oxímoro é um caso grave de antítese, talvez a etimologia da palavra possa nos ajudar: do grego morós – "tolo, louco, doido, sem bom senso", com oksús – "agudo, sutil, fino", dando: oksúmoron – "engenhosa aliança de palavras contraditórias". Essa figura consiste "na fusão, em um só enunciado, de duas idéias que se excluem mutuamente", mas continuam tendo um efeito de reforço, de atenuação ou, também, de ironia. Por exemplo:

em clichês: "ilustre desconhecido";
em Garrett: "covarde valentia";
em Cecília Meireles: "inocente culpa".

Comentário de edmafer
SL Tem que ser gratuito?: Software Livre tem que ser gratuito?

É a sua proteção para que não rodem sua aplicação de forma indevida.

Claro, como é SL e o usuário tem o fonte na mão, facilmente ele estaria quebrando esta chave. Mas isto é outra situação.

Edson Marco Ferrari Junior
Comentário de cesar
buzzwords: Eu até conseguir imaginar usos para o produto (para softwares proprietários rodando sob Linux por exemplo) mas o texto é um festival de buzzwords.



--
Cesar Gimenes
Linux user #76132
Comentário de CPolegatoJr
Exato!: Claramente existem muitas aplicações, não somente para proteger softwares proprietários, mas sim também proteger dados. Porém, quanto à proteger dados, um chaveiro USB provavelmente serviria, aliás, acho que teria o mesmo efeito desse "HardLock", ou estou errado? A diferença basicamente seria um com padrão fechado e outro com padrão aberto ou não, isto é, totalmente flexível.

No começo eu enfatizei "Não que seja fácil ou simples", porém é possível "monitorar e substituir por software". O que no fundo achei engraçado é que existem soluções livres tal como apresentei acima e que dependem "unicamente" da criatividade do desenvolvedor de softwares. Acho que nào me expressei muito bem! ;)


--
Atenciosamente

Claudio Polegato Junior

Eng. Autônomo - Rib. Preto e Região
Ms. Física Aplic. Medicina e Biologia - USP
Eng. Computacional e Eletrônico - USP
http://cpolegatojr.no-ip.org

Um peregrino de problemas; Um pergaminho de soluções!

Comentário de popolony2k
Um chaveiro USB serviria....: ...exceto pelo fato de que ele não é capaz de interagir com seu sistema dinamicamente, ou seja, gerando chaves de acesso a medida que vc requisita algo para ele.

O maximo que você poderia fazer é gravar um formato próprio, ao invés e FAT e ler os dados nesse seu próprio formato.

Leidson - Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org - Java Universal Messenger
FreeBSD/OpenBSD user
Politics is showbiz for ugly people !
Minhas Charges

http://blog.planetagol.com.br/category/blog-do-leidson/charges/
Comentário de Andrey
Hardlock: Sem querer entrar no assunto da segurança oferecida pelo produto: Acho que você pode ter um software totalmente livre que usa o referido dispositivo para controlar acesso a um determinado tipo de conteúdo.

Esses dispositivos possuem sistema de criptografia embutido. Você pode utilizá-lo para decriptografar um fluxo de informações qualquer (cotações de bolsas de valores, vídeo, sinal de TV, etc). Dessa forma, você viabiliza a venda de conteúdo.

Claro, muitos vão pensar que a mesma coisa pode ser feita via autenticação de login/senha, mas devemos ter em mente que nem todo serviço é bidirecional. Já trabalhei com transmissão de cotações por FM que eram tratadas por um demulador FM.
Comentário de CWagner
Legal!!!!: Legal!!!!

Vou poder fazer software livre, distribuir "de grátis" e cobrar uma fortuna pelo hardlock :P

Brincadeira. >:P
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA

Assista e divulge: documentário sobre os poderes da Rede Globo, produzido pela Channel 4, de Londres (Obrigado,jm)
http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2003/08/260618.shtml
Comentário de Elias G. Amaral da Silva
Não, não tem: Mas se é software livre, não existe "forma indevida" de rodar: softwares livres têm a liberdade numero zero, que é a de rodar o programa pra qualquer fim. E isso não tem nada a ver com preço.

De qualquer forma, só faz sentido dizer se um software é livre ou não se ele está sendo distribuído.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004