“O HackerTeen, projeto educacional que capacita jovens para trabalhar com segurança de computadores, ficou entre os 30 finalistas do ICT for the Empowerment of Youth 2006, promovido pela Development Gateway Foundation, que avalia e premia iniciativas que melhoram as condições da juventude.
O prêmio é direcionado a projetos que capacitam jovens para o mercado de trabalho em Tecnologia da Informação de países em desenvolvimento. A premiação avalia projetos que usam tecnologias de informação e de comunicação para melhorar, social e economomicamente, a vida desses jovens.
A pesquisadora sênior da Universidade de Harvard, Kerry Herman, conheceu o HackerTeen em uma visita ao Brasil, em 2005, para realizar estudos sobre o progresso dos softwares de código aberto e como eles podem beneficiar países em desenvolvimento estimulando o empreendedorismo e a inclusão digital. Para a pesquisadora, "o HackerTeen é uma ação inovadora, um projeto único no mundo, e que reúne todo o conteúdo necessário para ser um projeto economicamente viável e de sucesso mundial.
Uma pré-seleção em outubro eliminou 220 inscritos, entre projetos de ONGs e iniciativas privadas de todo o mundo, deixando o HackerTeen entre os 30 candidatos finais. O vencedor foi anunciado em dezembro de 2006, durante o Telecom World 2006 Youth Forum, na cidade de Hong Kong, na China. O projeto ganhador, desenvolvido pela ONG sul-africana Mindset Network, recebeu 100 mil dólares para que amplie a área de atuação de seu projeto. O Development Gateway Foundation destaca em seu site as histórias de todos os finalistas, entre eles o HackerTeen.
O ICT for the Empowerment of Youth está em sua terceira edição. Nos anos anteriores, as iniciativas ganhadoras foram de projetos localizados na Índia e em Bangladesh. Saiba mais sobre o prêmio em: http://www.developmentgateway.org/award”
é uma honra saber que ele esta sendo reconhecido mundialmente
valedw!!