Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Gumstix: Linux pré-instalado em um computador do tamanho de uma embalagem de Halls

Que tal levar 2 servidores web no bolso da sua camisa?


“A Gumstix, que já produz há algum tempo placas-mãe altamente integradas e outros componentes típicos de produtos embarcados, lançou agora um computador completo, aproximadamente do tamanho de uma embalagem de Halls, para o qual eu não tenho nenhuma demanda mas gostaria de possuir uns 5 ou 6 - ainda mais que custa relativamente barato: US$ 185, aproximadamente (com desconto para compras em grandes volumes).



O Netstix 200xm-cf mede 3,5 x 10cm, e pode ser usado como servidor web, servidor de impressão, servidor VoIP e em inúmeras aplicações de monitoramento e segurança, além da óbvia aplicabilidade como plataforma para protótipos e modelos de desenvolvimento de projetos embarcados. Mas ele tem os recursos básicos de um computador comum, o que instiga a criatividade de muitos usuários.

O processador é um PXA255 de 200MHz, e ele vem acompanhado de 64MB de RAM e 16MB de memória flash, ethernet 10/100 e um slot para inserção de Compact Flash. O brinquedo vem pré-instalado com Linux 2.6.17, Busybox, uClibc, boa, sshd, wget e outras ferramentas, ocupando 3MB dos 16MB de flash disponíveis - e deixando muito espaço livre para as suas experiências. Será que algum dia será possível comprar isso barato aqui no Brasil?”


Enviado por Tatiana T - referência.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Emerson Alexandre do Nascimento
Eu quero: Eu quero um desses.
Quem estiver afim de importar, me fala.
Comentário de Aridnei O do Carmo
Acesso ao hardware: Meu trabalho final de graduação foi baseado em um estudo sobre implementação do Linux nesse tipo de hardware. Preparar o Linux para esse tipo de hardware não é muito dificil. A maior dificuldade é o acesso a esse tipo de hardware a custo que possa viabilizar um projeto.
A grande pergunta realmente é: Será que algum dia será possível comprar isso barato aqui no Brasil?
Comentário de evandrofisico
Duas placas de rede: Se fizessem desse tamanho, com esse consumo de energia mas só que com 2 interfaces de rede eu comprava umas duas dúzias, imagine um firewall transparente que é quase um cabo de rede!
Comentário de Heitor Moraes
Para ser perfeito, precisa um pouco mais...:
# Uma interface de rede em cada ponta;
# 64MB de flash;
# Power over Ethernet;

Mas pode até tirar essa porta pro compact flash

____________________________________________________________

O problema com a Wikipedia é que ela só funciona na prática"
- Desconhecido
Comentário de henrique
Só não tenho certeza do: Só não tenho certeza do POE mas se vcs olharem na loja dos cara tem opçao de 2 intefaces de rede, e a questão do flash, com os 16mb tu monta a base do sistema e pode ainda utilizar um cartão CF ou SD para ter capacidade "ilimitada"

O troço é muito legal, pena mesmo é os impostos de importação.

Tem vários acessórios inclusive para robótica!

acho que o link legal para referência seria este:
www.gumstix.com

e ainda tem este

www.gumstix.org


Henrique.
Comentário de Mateus Leme
Alguém tem ideia de quanto: Alguém tem ideia de quanto custa para importar isso?
Comentário de bruno sp
só estou pensando o que eu: só estou pensando o que eu faria com 2 servidores web no bolso. mas para outras coisas deve servir :)
Comentário de jnascimento
Imaginem um cluster: Imaginem só fazer um cluster com estes mini computadores.


Comentário de Alexandre Nunes
Já importei: Olha só, importei um starter kit deles ... o kit em si saiu +/- 240 dólares se lembro bem, com frete e impostos saiu quase 600 dolares... é dose.
Comentário de Daniel Stolf
Essa é clássica: hahahaha fazia tempo que eu não ouvia essa, ela é clássica
Comentário de henrique
já tem: vejam os links que eu mandei antes... realmente o imposo no brasil MATA qualquer pessoa que pense em desenvolver algo!

Henrique.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004