Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Guia para a implantação de clusters será apresentado para Comunidade no IV CONISLI


“O Guia de Estruturação e Administração do Ambiente de Cluster será apresentado pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento durante o IV Congresso Internacional de Software Livre, em São Paulo. O documento, em sua versão beta, contém referências para a utilização de "Cluster e Grids" em aplicações da Administração Pública Brasileira.

O documento apresenta uma política de utilização desses ambientes e traz ainda orientações técnicas e gerenciais para auxiliar a adoção destas tecnologias pelos órgãos do Governo. As tecnologias apresentadas são baseadas em padrões abertos e softwares livres. Na SLTI foi implantado um ambiente de cluster com 32 servidores e 64 processadores onde se encontra em operação, por exemplo, o portal de inclusão digital do governo federal.

O Guia de Estruturação e Administração do Ambiente de Cluster pode ser acessado aqui, onde também podem ser obtidas mais informações sobre o documento.

As tecnologias baseadas em clusters e grids e as aplicações de software livre vão permitir ao Governo diminuir a dependência de fornecedores proprietários e melhorar a eficiência dos sistemas governamentais com soluções de menor custo e mais eficazes. As arquiteturas de grids e clusters já têm sido utilizadas por muitas universidades brasileiras para a solução de diferentes problemas computacionais.

O grid é uma arquitetura de computação distribuída para o compartilhamento de recursos computacionais que possibilita aproveitar capacidades ociosas dos computadores de um órgão ou empresa. Já o cluster é um sistema que compreende dois ou mais computadores ou sistemas trabalhando em conjunto para executar aplicações ou tarefas cujas máquinas não teriam capacidade para realizá-las individualmente.”


Enviado por Equipe do Guia de Cluster (guialivreΘplanejamento·gov·br) - referência.

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004