“O Guia de Estruturação e Administração do Ambiente de Cluster será apresentado pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento durante o IV Congresso Internacional de Software Livre, em São Paulo. O documento, em sua versão beta, contém referências para a utilização de "Cluster e Grids" em aplicações da Administração Pública Brasileira.
O documento apresenta uma política de utilização desses ambientes e traz ainda orientações técnicas e gerenciais para auxiliar a adoção destas tecnologias pelos órgãos do Governo. As tecnologias apresentadas são baseadas em padrões abertos e softwares livres. Na SLTI foi implantado um ambiente de cluster com 32 servidores e 64 processadores onde se encontra em operação, por exemplo, o portal de inclusão digital do governo federal.
O Guia de Estruturação e Administração do Ambiente de Cluster pode ser acessado aqui, onde também podem ser obtidas mais informações sobre o documento.
As tecnologias baseadas em clusters e grids e as aplicações de software livre vão permitir ao Governo diminuir a dependência de fornecedores proprietários e melhorar a eficiência dos sistemas governamentais com soluções de menor custo e mais eficazes. As arquiteturas de grids e clusters já têm sido utilizadas por muitas universidades brasileiras para a solução de diferentes problemas computacionais.
O grid é uma arquitetura de computação distribuída para o compartilhamento de recursos computacionais que possibilita aproveitar capacidades ociosas dos computadores de um órgão ou empresa. Já o cluster é um sistema que compreende dois ou mais computadores ou sistemas trabalhando em conjunto para executar aplicações ou tarefas cujas máquinas não teriam capacidade para realizá-las individualmente.”