“
O Centro GeNESS, laboratório do Departamento de Informática e Estatística da UFSC, promove na próxima quinta-feira (20) uma reunião de apresentação do projeto One Laptop Per Child (OLPC Um laptop por criança) para estudantes e professores da Universidade. O objetivo é criar um grupo de trabalho para estudar na UFSC a iniciativa capitaneada pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), além de desenvolver softwares livres para o laptop de US$ 100.
A idéia do grupo surgiu após o estudante de Sistemas da Informação da UFSC Helber Maciel Guerra receber do MIT um kit-protótipo do projeto e procurar o GeNESS para solicitar apoio no estudo. Desta forma, na próxima quinta-feira os estudantes e professores terão a oportunidade de conhecer mais sobre o OLPC. O projeto está sendo estudado em vários países e pretende criar uma alternativa de hardware com software que permita oferecer computadores portáteis como ferramenta de apoio à educação de crianças.
Na apresentação, o professor José Eduardo De Lucca, coordenador-geral do GeNESS, e o estudante Helber Maciel Guerra irão falar sobre as características de hardware e software do projeto OLPC e as estratégias e preocupações no desenvolvimento da ferramenta. Para que o projeto se torne efetivamente viável, há uma série de desafios tecnológicos que deverão ser superados. Hardware, design, software, logística, pedagogia são somente algumas delas, explica o professor. Em seguida, os presentes participarão de um debate sobre o projeto.
Para De Lucca, além do ponto de vista tecnológico, o projeto é desafiador principalmente pelo aspecto social. A possibilidade de ver as crianças carentes de países como o Brasil, ou da África e Ásia, com acesso à informação e os recursos da informática equivalentes ao das crianças de países mais ricos é um desafio mobilizador, aponta o professor. Alguns questionamentos devem ser aprofundados também nos encontros do grupo, como a viabilidade do projeto para todos os países. A reação cultural regional é ainda uma incógnita. Mas se não estivermos acompanhando de perto, de que outra forma poderíamos debater isso?, questiona De Lucca.
Para o projeto, o grupo terá à disposição o Laboratório de Software Livre do Centro GeNESS, localizado no Centro Tecnológico da UFSC. O GeNESS apóia na UFSC diversas iniciativas ligadas a disseminação e consolidação no uso e desenvolvimento de software livre. No laboratório, estudantes e professores poderão debater, estudar e aprender sobre o assunto, bem como desenvolver projetos livres, explica o professor. Na UFSC, o projeto deverá contar também com o apoio do Programa de Educação Tutorial (PET) da Computação.
A reunião desta quinta, 20 de julho, será nesse mesmo laboratório, a partir das 18h30. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no site do GeNESS (http://www.geness.ufsc.br), no telefone (48) 3331-7552 ou no e-mail contato@geness.ufsc.br. A página do projeto OLPC é http://laptop.org (em inglês). ” A nota foi enviada por Simone Ferreira Rabuske (simoneΘitres·com·br).
O sucesso, que certamente será alcançado, vai permitir oportunidades para o primeiro milhão de kuruminzinhos, pobres, carentes e marginalizados que pululam as sendas mais humildes deste nosso rincão. Certamente, também, muitos deles deixarão de ser futuros pivetes, soldados, olheiros, embaladores, traficantes, ladrões, enfim, criminosos de toda e qualquer espécie, em razão da oportunidade que lhes será oferecida de aprender, evoluir e poder optar por caminhos mais dignos.
Isto graças a vocês, engajados nesse ideal libertário, fraterno e solidário. Isto fará vocês crescerem como pessoas e como profissionais, muito mais do que possam imaginar.
Desejo-lhes os louros do sucesso, os trevos da boa-sorte e a glória dos vencedores.
-Ignorância e Fanatismo
tornam o homem escravo.
-------Profano---------