Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

CRN.com: A GPL 3 é um terremoto que irá abalar o software livre?


“Esse é o questionamento lançado pela CRN.com. Segundo eles, a GPLv3 possui tantos pontos polêmicos que pode vir a causar rupturas no meio do Software Livre.”


Enviado por Fábio Emilio Costa - referência.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Ricardo Carvalho
O grande problema das: O grande problema das análises da GPL3 é que ninguém consegue escrever uma que seja neutra, ou o autor fala bem da GPL2, ou defende a GPL3 ou ainda fala que a 'GPL?' é uma bosta e o dominío público/(ou outra licença) é o que há. Outra coisa que se esquece é que provavelmente a GPL3 final deverá ser compatível com GPL2, além do que é provavel que seja compatível com outras licenças como a Common Public License, a Apache Public License e a licença do Eclipse. Onde está a divisão nisso? Aumentar a quantidade de licenças compatíveis, mesmo quando outros usuários da versão anterior da licença não querer mudar para a nova (que é o direito dele como detentor do direito autoral do código), não é dividir até onde eu sei.
Comentário de lxoliva
compatibilidade com GPLv2: A GPLv3 não tem como ser compatível com a versão 2, pois impõe algumas restrições adicionais em relação a ela, e essas restrições são adicionais são justamente a motivação para fechar buracos em que a v2 permite desrespeito às liberdades que a GPL sempre pretendeu defender. Então não faz sentido se não for assim, e daí a importância de se permitir relicenciamento sob novas versões da GPL, justamente para permitir a correção desses bugs. Senão fica que nem um sistema que tem furos de segurança em que ninguém pode instalar um patch.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004