“"A chegada do Google ao mundo dos celulares foi anunciada na segunda-feira 5 e provocou uma reação semelhante ao lançamento do iPhone alguns meses atrás. A causa de tanto frisson não é o tão esperado gPhone, mas um sistema operacional aberto para telefones celulares chamado Android.
A mudança que a empresa criou desde a sua entrada na internet faz parte desse fascínio. O usuário comum espera uma experiência descomplicada ao utilizar os serviços do Google, a começar pelo sistema de busca. A frustração que muitos sentem ao usar um celular explica a expectativa sobre o que os mesmos engenheiros podem fazer com a experiência de utilizar o telefone móvel com o Android. (...) O Android, por ser um sistema operacional de uso livre, pode ser utilizado por qualquer companhia. Assim os desenvolvedores têm mais liberdade para criar programas que rodem em vários aparelhos da mesma maneira, com a mesma experiência para todos os usuários. Um kit para desenvolvimento de software para a plataforma vai ser lançado no dia 12 de novembro e deve facilitar muito o trabalho de quem quiser criar programas para ele.
(...) O fato é que poucas companhias querem gastar o dinheiro necessário para desenvolver um sistema operacional proprietário, como fazem a Apple, para o iPhone, ou a RIM, com o Blackberry. Seria bem mais fácil seguir a rota delineada pelo Linux no mundo dos computadores, e é isso o que o Android promete.”