“A Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento disponibilizou o Avaliador e Simulador para a Acessibilidade de Sítios (ASES). O público-alvo são desenvolvedores de portais e sítios públicos.
O software está disponível livremente na versão em português e será comercializado pela Acessibilidade Brasil nas versões traduzidas para outras línguas. O programa utiliza as plataformas windows e linux e será distribuído sob a licença LGPL (Lesser General Public License).
O ASES contempla funcionalidades para a avaliação e desenvolvimento de sítios e portais acessíveis a pessoas cegas, com baixa visão e problemas de motricidade. Para o atendimento de internautas cegos, por exemplo, oferece recursos como a utilização de descritores de imagens. Esse é um software para avaliar, simular e corrigir a acessibilidade de páginas, sítios e portais e é resultado de uma parceria entre a SLTI e a OSCIP Acessibilidade Brasil. O software está disponível para download no portal do Serpro (www.serpro.gov.br). No Brasil, a construção de sítios acessíveis é uma exigência do Decreto 5.296/2004 que torna obrigatória a acessibilidade nos portais e sítios eletrônicos da administração pública.”