Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Governo de Angola escolhe a Mandriva

A Mandriva e a Comissão Nacional de TI de Angola assinaram um contrato pelo qual a empresa levará seu conhecimento e experiência a Angola, fornecendo soluções tecnológicas, treinamento e consultoria. A Mandriva treinará o primeiro núcleo de especialistas em código aberto no país, apoiará a CNTI nas suas adoções iniciais de sistemas livres e vai prover tecnologia e produtos, além de garantir sua manutenção.

Uma equipe de profissionais brasileiros da Mandriva já está lá, encarregada do treinamento de 50 engenheiros locais.

Saiba mais (linuxtoday.com). A Mandriva é anunciante do BR-Linux.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Marcelo Ulianov
É impressão minha ou as: É impressão minha ou as notícias referentes à Mandriva passam batido por aqui ? Me parece que entre os brasileiros a distro não pegou, e tem gente que sente saudades dos tempos de Conectiva e Mandrake. Eu usei pouco tempo o Mandrake, nunca a Conectiva, mas achava que com a união, o Mandriva iria "dominar" no Brasil, o que afinal de contas, acabou ficando com as Debian-like... É só impressão minha ?
Comentário de Manoel Pinho
Mandriva Conectiva: O curioso nessa notícia é que graças à presença de brasileiros (e trabalhando no Brasil) na empresa a Mandriva ganhou esse contrato. Muita gente ficou doída depois da compra da empresa pela Mandrake pois uma empresa brasileira estava sendo adquirida por uma empresa estrangeira, mas também esquecem que graças a isso ainda existe um centro de desenvolvimento da empresa em Curitiba. E não é apenas um escritório de vendas como de outras empresas. Parece ser mais fácil contar com governos estrangeiros para fazer negócios com software livre do que com o nosso...

A Conectiva foi muito importante para a popularidade do linux no Brasil e criou muitas coisas legais que acabaram sendo usadas nas outras distribuições, como muitas traduções para pt_BR, o apt e synaptic adaptado para rpm, os temas Crystal (o Everaldo trabalhava para a Conectiva na época), etc. Foi também quem começou a criar cursos de linux em várias cidades do país e outras coisas. Aqui no Brasil a filial brasileira da empresa ainda se entitula "Mandriva Conectiva" para reforçar a manutenção da marca Conectiva no país.

Quem nunca usou o Mandriva Linux deveria deixar de lado alguns preconceitos infundados e pelo menos tentar conhecer e usar a distribuição. Destaca-se especialmente em desktops pela facilidade de uso e instalação e, segundo alguns, supera os *buntu neste quesito (uma das distribuições mais populares lá fora, o PCLinuxOS é baseada fortemente no Mandriva). Infelizmente muita gente ainda pensa que é uma "distribuição não gratuita" ou para novatos no linux apenas. Para maiores informações, dúvidas, etc convido a conhecer nossa comunidade de usuários.

Eu sou bastante radical com software livre mas ao mesmo tempo ainda acredito que se possa ganhar dinheiro honestamente, mesmo que não muito, com software livre e práticas de mercado saudáveis. Uso várias distribuições linux, comunitárias e comerciais, e acho que há espaço e aplicações para todas.
Comentário de Brasileiro
Infelizmente o brasileiro: Infelizmente o brasileiro tem a cultura de não apoiar nada nacional, desde indústria automotiva, até distribuição Linux. Só se salva o futebol, que também só é bem lembrado quando ganha.
Comentário de Marcelo Ulianov
Manoel, esse Mandriva One é: Manoel, esse Mandriva One é " confiável" ? Tem todos os recursos dos " outros" ? Aliás, que bagunça essa linha de produtos da Mandriva, hein ?
Comentário de bode
Super confiável: Olá Marcelo,
Não tem bagunça. Se você for ler direitinho quais são os produtos e qual a suas finalidade vai ver que:

- Existe o Mandriva ONE Spring, um live CD que pode vir com o Desktop KDE ou Gnome. Com isso, garantem que vai sobrar espaço no CD para lotar com programas realmente úteis. Cada versão (KDE ou Gnome) vem compilado para processadores de 32 bits ou 64 bits. Sendo que a versão 32 bits roda na maioria dos PCs e faz mais sentido baixar esta versão por se tratar de um Live CD. Apenas questão de otimização de espaço. O Mandriva ONE vem muito bem servido de programas e pode-se fazer praticamente tudo apenas como Live CD. Depois de instalado no HD, você ainda pode adicionar repositórios de programas através do site Easy URPMI e você passa a ter a disposição TODOS os programas disponíveis da versão em DVD para download e instalação 100% automatizada.

Neste link você conhece mais detalhes sobre os principais programas existentes no Mandriva ONE. http://www.mandriva.com/en/community/mandrivaone

- Existe também o Mandriva Free Spring 2007 - É o DVD com vários Desktops e vários outros programas voltados para servidores, edição de imagens, vários clientes de emails, navegadores, ou seja... vem com mais opções de programas por se tratar de um DVD. Também otimizado para máquinas de 32 ou 64 bits. Ainda não vi real vantagem em qualquer linux de 64 bits, por isso prefiro baixar sempre a versão 32 bits pelo fato dos programas serem mais compatíveis e serem lançados primeiro.

Você baixa o Mandriva Free Spring 2007 no link abaixo:
http://www.mandriva.com/en/download/free


- E por fim existe a versão em caixinha. Sendo que existem três tipo de caixinha: a Discovery, a PowerPack (mais famosa das versões pagas) e a PowerPack+ (voltada por servidores). Basicamente o que difere uma da outra é o tipo de acesso ao clube, que oferece algumas vantagens como suporte, downloads de programas mais novos antes de todo mundo, etc... e o foco de cada caixinha.
Mais detalhes abaixo:
http://www.mandriva.com/en/linux/spring/choose_your_distribution

A Mandriva oferece treinamento em Linux no Brasil. Além disto, existe uma comunidade muito ativa sempre se movimentando no sentido de sanar dúvidas do pessoal. Comunidade esta que é recomendada pela própria Mandriva e que não custa nada...
Visite www.mandrivabrasil.org e acesse o forum!

Confesso que por várias vezes tentei entrar na moda dos *buntu da vida. Ainda mais pela facilidade de receber em casa um Live CD das mãos de um milionário que já foi pro espaço depois de ter levantado US$ 575 milhões com a venda de uma empresa de criptografia... Sobra dinheiro pra enviar CDs! Bem que junto podia vir um DVD virgem.

Uma vez que conheci todas as vantagens de uma distribuição redonda como é o Mandriva, ficou impossível manter outros Linux no meu HD por mais de 1 semana... As outras que me perdoem, mas Mandriva é fundamental! :-)
Comentário de Valerio
Minha primeira distro foi o: Minha primeira distro foi o conectiva, uma que vinha com um "livro" de manual. :)

Depois usei Red Hat, Storm Linux, Suse 6.3, e Mandrake.
Gostei muito do mandrake, apesar das "estrelinhas". ;)
Passei a usar Red Hat e Fedora, por causa o gnome.
E nunca usei o Mandriva...
Como estou começando a usar mais o KDE, por eu estar começando a programar com Qt, estou mudando pra uma distro mais "centrada" no KDE.

E pelo que vi do Mandriva é uma excelente distro, só estou esperando o lançamento da versão 2008 pra começar a usar.

E também estranho não ter pego no Brasil...



Comentário de Roger de Almeida
Há anos que uso o Mandrake: Há anos que uso o Mandrake agora Mandriva. Isso não quer dizer que sou exclusivo, mas é a distro que melhor me atendeu, tanto como desktop ou como servidor.

No entanto, o principal problema da Mandriva são os pacotes com versões defasadas: kernel, navegador firefox, KDE, GNOME, repositório contrib e por ai vai.


Roger()
Linux User# 350389

Comentário de laurocesar
Concordo com quase tudo que você falou...: Menos quando você criticou o "*buntu da vida" como você chamou as distribuições (K)(X)Ubuntu... hehe

Pareceu um pouco de despeito... Concordo que o Mandriva não fica nada a dever a nenhuma outra distro, ou melhor, fica sim, toda distro fica a dever alguma coisa para as outras, nenhuma é perfeita e atende 100% das pessoas e suas pereferência e necessidades específicas. Eu por exemplo me adptei melhor ao Ubuntu, não porque tem, como você disse um milionário que realizou uma viagem espacial e envia cd's pelo correio. Aliás, felizmente possuo banda larga e smpre baixo as distros que me interesso pela internet, inclusive o Mandriva 2007, que achei ótimo e só deixei de usar porque não consegui após vários dias instalar o Eclipse através dos repositórios do mesmo, recebendo sempre mesnages de pacotes quebrados. No Ubuntu às vezes passo por pequenos percalços também, mas por já estar mais adaptado e por ter maior facilidade de ajuda em fóruns e tutoriais vou usando ele....


PS: Instalei o Arch Linux e estou apanhando um pouquinho com ele, mas neste caso é diferente, a intenção é aprender como o sistema funciona mais a fundo e não apenas usá-lo como é o principal diferencial de Ubuntu, Mandriva, Suse e Cia...

Um abraço e Ubuntu pra vc! ;)

=======================================================

LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE!
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004