Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

IDG Now! - Google se compromete com quebra de sigilo no Orkut em reunião na Câmara

“Após uma reunião na terça-feira (23/05) com a Comissão dos Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados, o Google concordou em fornecer informações à Polícia Federal e tirar do ar comunidades ligadas ao crime organizado no Orkut em até 24h. De acordo com fontes que estiveram presentes à reunião, foi solicitada a quebra de sigilo de mais de 10 comunidades com informações ligadas a facções criminosas, apologia a assassinato do presidente da República, instruções para fabricação de bombas e ataques à Câmara dos Deputados. (...)

Na última semana, o Ministério Público Federal em São Paulo teceu críticas severas à falta de colaboração do Google com a justiça brasileira e entrou com ações civis contra a empresa pelo descumprimento de ordens judiciais de quebra de sigilo de comunidades ligadas a racismo e pedofilia no Orkut.

Por meio de sua assesoria de imprensa, o Google divulgou o seguinte comunicado: “O Orkut não é conivente com nenhuma das comunidades que advogam a violência e são uma ameaça aos Direitos Humanos – estas atitudes violam os nossos termos de serviço. Assim que recebermos a identificação das comunidades por parte do escritório do Dep.Greenhalgh, a informação será revista e retirada caso ameace ou traga dano imediato aos indivíduos ou viole nossos termos de conduta”. A deaclaração é atribuida a Nicole Wong, responsável pelo Departamento Jurídico do Google.
” Veja o texto completo em IDG Now! - Google se compromete com quebra de sigilo no Orkut em reunião na Câmara.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de giganttee
Pros que vão resmungar: Pros que vão resmungar sobre a "quebra de sigilo" vai um dito popular: "Quem não deve não teme". =)
Comentário de The Darkness
O único dado lamentável: O único dado lamentável nesse episódio é o tempo que se levou para chegar a uma solução e os caminhos tortuosos que foram seguidos antes.
Se houvesse sido feito um contato inicial pelos meios oficiais o problema já poderia estar resolvido e muito desgaste teria sido evitado.

Censura na Internet é algo abominável, mas liberdade incondicional também o é.

[ The Darkness ]
[ Jorge Bastos ]
Usuário Linux 407232
É Usuário de Linux? Apareça !!!
Comentário de IGNUMATICKS
Pense duas vezes...: ...antes de dizer essa besteira. É uma frase muito pomposa mas totalmente errada no contexto geral da privacidade. É com essa frase malandra que a administração Bush está bisbilhotando a vida particular de toda uma nação. Vai dizer essa besteira pra EFF e ver se cola.
Comentário de Fábio Emilio Costa
Boa atitude...: O Google se compromete dessa forma com os usuários que andam na linha, mostrando que "liberdade de expressão" não pode ser usada como desculpa para xenofobia, racismo, homofobia ou pedofilia.

A liberdade é um bem precioso e o maior poder que recebemos. E como diria o tio de um famoso super-herói: "grandes poderes trazem grandes responsabilidades."

Meu blog
Seja livre - Use Software Livre;
Seja criativo - Adote Creative Commons
Comentário de .;.;.
Que coisa idiota.: Que coisa idiota.
Comentário de .;.;
[..]mas liberdade: [..]mas liberdade incondicional também o é.
Por que?
Comentário de Felipe Raposo
Tio de um super-herói: Foi o tio Ben, do Homem-Aranha.
Felipe Raposo
Comentário de Carlos Roberto
Por causa da: Por causa da libertinagem.

_________________
Quer se livrar do provedor do speedy e velox?

http://members.fortunecity.com/carlosguitar/
Comentário de jluis
Google não se compromete: A Liberdade é um dos bens mais preciosos que existem. Ela não é total, nem irrestrita. O MPF esta certo. O Google também. E nada disso arranha a imagem dessa empresa. Iria denigrir se ela não prestasse as informações dos crimes. Dai, seria conivente com tal atitude. Aqueles que temem, devem. Os que não devem nada têm a temer. Além disso, somente alguns terão seus sigilos quebrados.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004