O Google, que já liberou mais de 1 milhão de linhas de código, promove anualmente o Summer of Code e patrocina eventos da comunidade Linux, encontrou mais uma forma interessante de participar da comunidade: licenciou suas patentes relacionadas ao Linux para a
Open Inventions Network, organização criada em 2005 que trata de centralizar patentes das empresas participantes e oferecê-las sem custo para uso de organizações que se comprometam a não usar suas próprias patentes contra o Linux e uma série de aplicativos, incluindo Apache, Eclipse, Evolution, Fedora Directory Server, Firefox, GIMP, GNOME, KDE, Mono, Mozilla, MySQL, Nautilus, OpenLDAP, OpenOffice.org, Open-Xchange, Perl, PostgreSQL, Python, Samba, SELinux, Sendmail e Thunderbird.
A OIN já inclui empresas como IBM, Novell, Philips, Red Hat, Sony e Oracle. Além de disponibilizar suas patentes, as organizações participantes usam o peso de seu portfólio como contra-ameaça a qualquer organização que esteja considerando realizar ataques de patentes contra o Linux.
“O Blog do Google anunciou hoje que está aderindo à Open Invention Network, fundação que registra patentes e as disponibiliza à comunidade Open Source.”
Enviado por juca (jucazeroΘgmail·com) -
referência (googleblog.blogspot.com).