Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Google patrocina o projeto LinuxBIOS


“Continuando a sua série recente de doações para projetos de código aberto, foi divulgado hoje que o Google está patrocinando o projeto LinuxBIOS, e os recursos do patrocínio já foram empregados na criação de um sistema de testes reais de cada nova versão da LinuxBIOS com o conjunto de placas-mãe suportadas pelo projeto - na versão 1 da LinuxBIOS, são 65 placas-mãe de 31 fornecedores, e na versão 2 são outras 56 placas-mãe de 27 fornecedores.

O projeto LinuxBIOS substitui as BIOS 'commodity' proprietárias (Award, AMI, etc.) que vêm na maioria dos PCs correntes. E esta substituição ocorre com algumas vantagens interessantes, para quem usa estes PCS em datacenters e roda Linux neles - especialmente em clusters.”


Enviado por Julio Pacheco - referência.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de leonardo_lopes
Ainda não foi a vez da: Ainda não foi a vez da minha placa :(

"Be realistic, ask for the impossible."
Leonardo Lopes Pereira
Comentário de acassis
Que tal começar agora?: Leonardo,
você não precisa esperar que sua placa seja suportada para começar a testar o LinuxBIOS, pode usar o QEMU.

Eu escrevi um tutorial explicando como fazer isso:
http://www.linuxbios.org/QEMU_Build_Tutorial

Realmente são poucas placas suportadas pelo LinuxBIOS, mas isso não é culpa dos desenvolvedores, mas sim das fabricantes de chips que não liberam o datasheet.

Um abraço,

Alan
Comentário de mano
Seu PC um dia será livre!: Juntando o LinuxBIOS + projeto OpenCores - hardware livre (http://www.opencores.org/) + sistemas operacionais livres + aplicativos livres, quem sabe um dia os computadores realmente não serão livres e acessíveis a todos?
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004