“Me parece que não é bem novidade. Mas achei interessante a confirmação, embora feita por pessoas que não fazem parte da empresa. Segue o texto: O Google está desenvolvendo um celular que terá sistema operacional com código-fonte aberto, baseado em Linux. O projeto, que vinha sendo mantido em sigilo absoluto, foi revelado por executivos próximos à empresa ao jornal americano The New York Times.
A idéia, segundo essas mesmas fontes, não é, no entanto, rivalizar com o iPhone, da Apple. Ela não deve também ser a fabricante do telefone. A estratégia da companhia é criar o software e, depois, tentar persuadir os fabricantes de celulares e handhelds a usá-lo como uma alternativa ao Windows Mobile da Microsoft e outros sistemas operacionais existentes atualmente.
Ao contrário da Microsoft, o Google não irá cobrar dos fabricantes do telefone a taxa licenciamento para o software. E vez disso, o custo dos aparelhos poderá ser subsidiado, em parte, por anúncios. O ponto essencial é que a estratégia do Google é capitanear a criação de um concorrente de software aberto ao Windows Mobile, disse um executivo da indústria, que pediu anonimato à reportagem do jornal americano. O Google irá colocar o celular no mundo do código-fonte aberto e levará a economia para fora do negócio do Windows Mobile.
A expectativa do Google é que os telefones baseados em Linux estejam disponíveis no ano que vem. (...) Ao ser perguntado sobre projeto, o CEO do Google, Eric E. Schmidt, disse que o mercado de telefonia móvel é a área a maior de oportunidade de crescimento para a empresa, embora não tenham oferecido detalhes sobre o projeto.”
O melhor sistema operacional do mundo é aquele que lhe agrada usar e não o que todos usam...