Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Google desenvolvendo software para celulares baseado em Linux?


“Me parece que não é bem novidade. Mas achei interessante a confirmação, embora feita por pessoas que não fazem parte da empresa. Segue o texto: O Google está desenvolvendo um celular que terá sistema operacional com código-fonte aberto, baseado em Linux. O projeto, que vinha sendo mantido em sigilo absoluto, foi revelado por executivos próximos à empresa ao jornal americano The New York Times.

A idéia, segundo essas mesmas fontes, não é, no entanto, rivalizar com o iPhone, da Apple. Ela não deve também ser a fabricante do telefone. A estratégia da companhia é criar o software e, depois, tentar persuadir os fabricantes de celulares e handhelds a usá-lo como uma alternativa ao Windows Mobile da Microsoft e outros sistemas operacionais existentes atualmente.

Ao contrário da Microsoft, o Google não irá cobrar dos fabricantes do telefone a taxa licenciamento para o software. E vez disso, o custo dos aparelhos poderá ser subsidiado, em parte, por anúncios. “O ponto essencial é que a estratégia do Google é capitanear a criação de um concorrente de software aberto ao Windows Mobile”, disse um executivo da indústria, que pediu anonimato à reportagem do jornal americano. “O Google irá colocar o celular no mundo do código-fonte aberto e levará a economia para fora do negócio do Windows Mobile.”

A expectativa do Google é que os telefones baseados em Linux estejam disponíveis no ano que vem. (...) Ao ser perguntado sobre projeto, o CEO do Google, Eric E. Schmidt, disse que o mercado de telefonia móvel é a área a maior de oportunidade de crescimento para a empresa, embora não tenham oferecido detalhes sobre o projeto.”


Enviado por Ricardo Rabelo Mota (ricardorrmΘibest·com·br) - referência (tiinside.com.br).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de cwars
A Google vai dominar o: A Google vai dominar o mundo... Melhor que a M$...

O melhor sistema operacional do mundo é aquele que lhe agrada usar e não o que todos usam...
Comentário de Diego
Amém!: Amém!
Comentário de wagnerluis1982
OpenMoko: E o projeto OpenMoko?

Porque o Google não se junta a eles para usar o que já foi feito? Seria melhor que criar do zero, acredito.
Comentário de trakinas
Talvez exista uma colaboração de ambos: Como não foi divulgado nenhum detalhe talvez exista uma colaboração entre a Google e o projeto OpenMoko.

Grande abraço
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004