Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Knol: Google desenvolve sua própria base de conhecimento aberta

O modelo é bem diferente do da Wikipédia, e pode ser um complemento interessante. Segundo o IDG Now, "O projeto, em fase beta fechado (somente para convidados), permite que os usuários criem páginas com suas fotos e entradas (artigos), com temas como insônia. As entradas são chamadas de “knols” para unidades de conhecimento, do inglês “unit of knowledge”. (...) Segundo o Google, qualquer um pode escrever sobre um tópico. A repetição de entradas com o mesmo assunto é benéfica. O Google fornecerá o espaço para hospedagem, bem como ferramentas de edição.



Os usuários podem escolher se o Google poderá exibir anúncios nos knols. Uma porção substancial do lucro gerado será repassado aos responsáveis pelo knol. Em contraste com a Wikipedia, os artigos no Knol só podem ser editados por seu autor, mas os usuários poderão avaliar as entradas, que serão interpretadas pelo sistema de busca do Google na apresentação de resultados."

Saiba mais (idgnow.uol.com.br).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Morvan
Interessantíssimo!: Pelo exarado, o modelo se contrapõe ao da Wikipedia, onde há - penso - uma certa anomia, o que não se pode confundir com democracia. Inclusive teria sido esta a razão de um certo descrédito da WP, chegando-se ao cúmulo de professores de instituições de ensino estadunidenses proibirem-na, conforme se pôde ler recentemente; caminhamos, inequivocamente, para a verdadeira democratização do conhecimento e oxalá bem breve tenhamos a "WEB Semântica" como uma realidade imersiva.

[ ]; :-) ,

Morvan - Usuário Linux #433640
Comentário de Paranóico
Interessantíssimo! - a DEMOcratização do "conhecimento": "caminhamos, inequivocamente, para a verdadeira democratização do conhecimento e oxalá bem breve tenhamos a "WEB Semântica" como uma realidade imersiva."

Democratização do conhecimento? Porque, por causa dessa tal "Googlepedia"? Como assim? Isso vai significar mais spam (AdSense), mais mentiras, ignorância e engano (vide Wikipedia) sem falar que trata-se de mais um passo rumo à dominação mundial desse cada vez maior e verdadeiro monstro de informações sobre a vida dos usuários na qual a Google se tornou. A "democratização" a qual vc se refere só se for da estupidez!

É "Interessantíssimo!" como o brasileiro em geral (com raríssimas excessões) idolatra essa Google ao ponto de chegar a achar que eles são algum tipo de deus. Que ridículo! *Se fosse da M$ tava todo mundo falando "empresa do demo", "o Bill agora quer monopolizar a informação", "maldita M$" (ou alguma coisa do gênero), sem falar que é uma amostra cada vez maior do Big Brother sobre nossa vidas. Se vocês não se importam com isso tudo bem, mas EU me importo (e tenho certeza que muita gente se importa também). Como o Stallman diria "a liberdade deve estar presente em todos os aspectos da nossa vida e não se resumir apenas ao software"; mas de novo muita gente por aqui não dá valor a isso, apenas se importam e "gostam" do nosso movimento porque o software é "di grátis".

*Nota: eu também ODEIO a M$, mas estou falando assim simplesmente por causa da adoração cega que as pessoas têm a essa tal "Google" ao ponto de achar que eles são a melhor coisa que surgiu desde a invenção da WEB
Comentário de ceti
Fagner!: Como diz aquela antiqüíssima música do...Fagner:

Calma, violência!!
Violência, caaaaalma!!

long live rock!
Comentário de cppware
!: Acho, sinceramente que a designação "paranóico" é POUCO para se referir a você. Calma, rapaz!

Fique longe dos efeitos 3D, dos celulares e dos códigos de barras também... são coisas do demo!

=====================================
Gustavo L. de Oliveira Santos
Comentário de tiaggs
Ja tentei: Me libertar do Google mas o buscadores que tem por ai são muito ruizinhos não acharam nem algumas paginas populares, o unico que chega perto eh a do yahoo mas visitar aquela pagina poluida para fazer uma busca eh muito chato...
Comentário de Tocho
Concordo com você!: Concordo com você!

Tenho visto isso a um bom tempo já, diria que 98% idolatram o google, com certeza o google é uma ótima empresa, mas tem uma visão dominadora tanto quando a microsoft, e a maioria não encherga isso.

Acho que existe muita hipocrisia por ai....muita mesmo...

flws
Comentário de cenoura
capitalismo?: A grande diferença que vejo entre a política do "vamos dominar o mundo" do Google e da Microsoft é que o Google, até agora, tem jogado limpo enquanto a Microsoft impõe certas coisas para os usuários. Se o Google está onde está foi por escolha dos usuários e não por obrigação. Não gosta da busca dele? Pode usar a do concorrente sem problemas ... não gosta do Windows/MS Office/etc? É, estamos tentando mudar isso com o software livre mas ainda não conquistamos a maioria das pessoas.

Gustavo Picoloto
http://cenoura.homelinux.com
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004